quinta-feira, novembro 21, 2024
23.2 C
Belo Horizonte

O risco de demências pode estar em declínio

Mas os especialistas não sabem exatamente porque

Redação
Radar do Futuro

O risco de desenvolvimento de casos de demência caiu 20% por década desde o final dos anos 1970, segundo um novo estudo publicado pelo New England Journal of Medicine. A informação foi classificada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) como uma descoberta que pode ser difícil de acreditar, diante do “tsunami de novos casos esperados para o futuro próximo”. 

Em 2025, a doença de Alzheimer vai tirar de cena 7,1 milhões de pessoas com mais de 65 anos. Elas perderão suas memórias, a capacidade de funcionar, suas próprias personalidades – um aumento de 40 por cento a partir de hoje. A Associação de Alzheimer previu que, em 2050, a doença vai custar US$ 1,1 trilhão de dólares.

A informação publicada pelo WEF reconhece que ambos os fatos merecem ser encarados com credulidade. Ou seja, o ritmo cai, mas os números são grandes. O envelhecimento da geração mais velha, os baby boomers, significa que casos de demência vão aumentar para um ponto mais alto – o grande número de pessoas idosas que vivem mais tempo significa que mesmo uma queda na incidência da doença não vai resolver esse problema, o que irá exigir enorme atenção da saúde e custo financeiro. 

Os novos dados sugerem fortemente que, ao longo das últimas décadas, o risco de desenvolver demência recuou para pessoas com pelo menos o ensino médio, elevando a esperança de que possa ser possível evitar um dos mais assustadores riscos do processo de envelhecimento. Os cientistas se perguntam se os dados podem ser melhorados. E tentam desvendar o mistério da vinculação entre incidência de casos e nível de estudos. 

 

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Por que as buscas por “O Conto da Aia” estão crescendo

Pesquisas sobre livros distópicos, como "O Conto da Aia"...
Verified by MonsterInsights