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O impacto da Internet das Coisas (IoT) nas profissões

Maior automação substitui a necessidade de força de trabalho em níveis inferiores e abre caminhos para cérebros mais inteligentes no topo da hierarquia. Foto: Pixabay
Maior automação substitui a necessidade de força de trabalho em níveis inferiores e abre caminhos para cérebros mais inteligentes no topo da hierarquia. Foto: Pixabay.

Somos todos, de uma maneira ou de outra, descendentes da era tecnológica. Dependemos de nossos empregos para nosso próprio sustento. Além disso, o medo de perder o emprego devido aos contínuos avanços na tecnologia prende muitas pessoas.

Com a evolução contínua no campo da Internet das Coisas (Internet of Things), onde mais dispositivos estão online todos os dias, as pessoas estão tendo que interagir menos fisicamente. Portanto, a necessidade de interferência humana está diminuindo em vários departamentos. Visto que, na mesma instância, os avanços estão criando mais posições de emprego em todo o mundo.

Hackers e Segurança Online
A menos que todos os aparelhos e dispositivos estejam conectados à uma rede VPN, o perigo de ter o trabalho, senhas e dados confidenciais roubados aumentou. Se um aparelho da rede estiver exposto, estando todos os aparelhos da IoT interligados, o hacker consegue acesso a todos os outros aparelhos; inclusive pode conseguir o controle de máquinas, podendo causar até uma fatalidade.

Máquinas IoT habilitadas para substituir as nossas tarefas
Sem dúvida, o principal objetivo por trás da rápida aplicação da IoT em nossas rotinas diárias é automatizar tarefas e procedimentos. Uma máquina simples pode executar as funções de vários trabalhadores; um drone voador pode escanear uma grande área em um período muito curto, o que pode levar dias para ser coberto por humanos. Sistemas de segurança abrangentes assumiram as tarefas de guardas que protegem várias instalações, e essa lista de casos em que as máquinas estão assumindo a carga de trabalho é interminável.

Os avanços na IoT geram novas oportunidades
Os avanços na ciência e na tecnologia deram origem ao mundo digital da internet. Basta ligar o seu dispositivo inteligente, conectá-lo à Internet e você poderá navegar por inúmeros trabalhos que você pode optar, inclusive, em casa. Profissionais de marketing, blogueiros, chefs, treinadores de estilo de vida e muitos outros estão usando essas novas oportunidades para ganhar uma vida decente para suas famílias.

Leia mais em Pensadores do Futuro.

Futuro do marketing: Cognizant projeta 21 profissões dos próximos anos

A Cognizant, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia e negócios, apresenta estudo que aponta as 21 profissões do futuro na área de marketing. A pesquisa faz parte de uma iniciativa da Cognizant, por meio do seu Centro para o Futuro do Trabalho, para identificar e analisar as principais tendências do mercado de trabalho e o impacto da tecnologia — principalmente da inteligência artificial (IA) — no futuro das profissões.

Para o presidente da Cognizant no Brasil, João Lúcio de Azevedo Filho, a área de marketing está incrivelmente complexa. “Um passo em falso pode destruir uma reputação construída por anos. Por isso, o profissional de marketing de sucesso precisa ser ágil e capaz de se adaptar a dinâmicas de consumo que podem mudar num piscar de olhos.”

Confira as 21 profissões do marketing no futuro em Estudos Prospectivos.

Conheça exemplos de setores que usam a realidade virtual
Muito além dos games: 7 setores que usam as realidades aumentada e virtual

A cada dia que passa, a convivência com gráficos em 3D e elementos virtuais inseridos no ambiente real se torna mais comum, especialmente para os nativos digitais. Os games em realidade virtual, por exemplo, estão na rotina de jovens desde muito cedo. Mas, além do entretenimento, os recursos de realidade virtual e aumentada estão ganhando terreno em diversos ramos da indústria e serviços e têm projeções de atingirem receitas globais de bilhões de dólares nos próximos anos.

Esse mercado está conquistando tanto campo que existem projeções de ganhos em torno de US$ 162 bilhões em 2020 – passando de US$ 5,2 bilhões em 2016, segundo pesquisa da consultoria IDC.

Leia mais em Estudos Prospectivos.

O impacto da indústria 4.0 no setor elétrico

Pelo menos sete em cada dez empresas brasileiras utilizam uma tecnologia digital, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A inovação integra produtos e processos que são testados primeiramente no mundo virtual para, enfim, serem empregados no mundo real. Naturalmente, há um impacto significativo nas fábricas e nos processos de produção, que precisam se adequar aos recursos de automatização.

A indústria 4.0 já é uma realidade em muitos setores da indústria brasileira, como o automobilístico e o aeronáutico. Os princípios que movem esta nova indústria 4.0 são o aumento massivo do monitoramento de processos industriais e a inserção do conceito de Internet das Coisas, ou IoT (do inglês, Internet of Things), que integra e interage por meio da computação sem fio entre diversas máquinas e sistemas computacionais, otimizando processos e reduzindo distâncias.

Outra revolução desta indústria inteligente é a conectividade eletrônica, que atua por meio de sensores e atuadores, além de instrumentos de medição. No âmbito da energia, essa revolução tem o papel de coletar e analisar grandes volumes de dados, o chamado Big Data, e de proporcionar maior eficiência operacional e energética. Por meio de tamanha eficiência, personalizar a iluminação em diferentes ambientes será cada vez mais comum, garantindo economia para o setor como um todo.

Leia mais em Artigos.

Drones trazem novas perspectivas aos projetos arquitetônicos

As tecnologias novas e em evolução tornam-se importantes aliadas da arquitetura moderna. Prova disso é o programa interno de drones da empresa canadense Perkins e Wil, que utiliza veículos aéreos não tripulados que auxiliam desde a compreensão das condições do site em tempo real até a análise das métricas de desempenho pós ocupação.

Os pilotos licenciados oferecem suporte em diversos aspectos: análise de locais aéreos, documentação das condições existentes do site, marketing, fotogrametria, vídeos, panoramas 360 e ambientes ambientais para visualizações de realidade virtual.

Leia mais em Setores.
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