domingo, novembro 24, 2024
17.5 C
Belo Horizonte

O futuro dos pequenos negócios pós-normalidade

Produtores da economia criativa devem se preparar para um novo cenário. Foto: Pixabay
Futurista Rosa Alegria avalia como produtores da economia criativa devem se preparar para um novo cenário no pós-coronavirus. Foto: Pixabay

Carlos Teixeira
Radar do Futuro

“O futuro dos pequenos negócios pós-normalidade” é o tema da palestra que a futurista Rosa Alegria, principal nome de estudos sobre o futuro no Brasil, realiza no próximo dia 6 de maio, como parte das atividades da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos. O evento 100% digital, promovido pelo Sebrae da Paraíba, reúne atividades, como palestras, oficinas e rodadas de negócios de vários segmentos, como artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual e cinema, design, música, teatro, circo, literatura, games, arquitetura, moda, museus, comunicação, publicidade, websites e startups.

A palestra de Rosa Alegria é essencial para o público desses setores, formados essencialmente por pequenos empreendedores impactados negativamente pela pandemia. “A pós-normalidade que não é um novo capítulo da normalidade, porque o mundo que está ficando para trás não era normal”, antecipa a futurista. De acordo com estudo do Sebrae, o setor de eventos, que envolve grande parte das atividades dos setores criativos, teve perdas de 98% desde o início da crise.

A proposta da apresentação tende a ir além das análises impregnadas de senso comum ao ressaltar uma maior percepção sobre o contexto das transformações, ao inserir desigualdade, violência, concentração de riqueza, xenofobia como variáveis que integraram uma vida planetária que chegou à sua exaustão. Nessa transição, diz Rosa, uma macrotransição, que é precedida por uma pausa civilizatória, interpretada pela Covid19, temos que identificar sinais de oportunidades para inovar e nos conectarmos com novos valores que sustentem a vida em comum e a Natureza.

Dois cientistas — o matemático Silvio Funtowicz e o cientista da filosofia Jerome Ravetz — pautam o conceito de pós-normalidade utilizado na apresentação. Este é um conceito de tempo que traduz uma transição nublada entre uma era e outra, momento no qual caem os níveis de compreensão e de confiança nos sistemas. Um espirito do tempo marcado por uma incerteza radical provocada por 3 fatores (chamados os 3 Cs): complexidade, caos e contradição.

Nessa Feira de Negócios Criativos promovida pelo SEBRAE, Rosa Alegria quer instigar os participantes a trazerem novo significado aos seus negócios e inseri-los nesse “zeitgeist”, a marca do que vem pela frente, de forma que estejam a serviço desse novo tempo que está nascendo. “Vou também valorizar o alto grau de incerteza porque é nele que, com coragem, criatividade e resiliência, podemos criar inovações disruptivas que gerem impacto positivo para o ser humano e para o mundo – e que torne a economia mais sustentável.

A pergunta a ser feita é “como prosperar nessa transição e como empreender na bifurcação de caminhos em que ainda temos escolhas entre o colapso generalizado e a renascença de uma cultura pautada por novos valores que tornem a vida na terra mais sustentável e construtiva?”

Serviço

Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos do Sebrae Paraíba

Palestra: Rosa Alegria

O futuro dos pequenos negócios pós-normalidade

  • Dia 6 de maio
  • 14h30

Em resumo

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Por que as buscas por “O Conto da Aia” estão crescendo

Pesquisas sobre livros distópicos, como "O Conto da Aia"...
Verified by MonsterInsights