É possível imaginar um novo sistema de produção de bens e serviços, que leve em conta as demandas da sociedade.
Moda circular: o conceito que vai revolucionar o futuro da moda
Até recentemente, a indústria da moda tinha sido baseada no modelo linear de ‘pegar, fazer e descartar’, tornando-a a segunda indústria mais poluente do planeta. Mas o impacto da moda linear como conhecemos atualmente pode estar com os dias contatos: quem chega como uma alternativa mais inteligente para a cadeia produtiva é a moda circular.
O que é moda circular?
Introduzido pela primeira vez em 2014, na Suécia, pelo então coordenador de sustentabilidade ambiental da H&M, Felix Ockborn, o termo moda circular é inspirado nos conceitos de ‘economia circular’ e ‘moda sustentável’.
Baseado no framework de economia circular da Fundação Ellen MacArthur, a definição de moda circular cunhada pela Dra. Anna Brismar, do site CircularFashion.com, é:
A moda circular pode ser definida como roupas, sapatos ou acessórios que são concebidos, selecionados, produzidos e fornecidos com a intenção de serem usados e circularem de forma responsável e eficaz na sociedade pelo maior tempo possível na sua forma mais valiosa e, daí em diante, retornarem seguramente para a biosfera quando não mais de uso.
Os 16 princípios da moda circular
O conceito de moda circular é composto por 16 princípios que compreendem o ciclo completo de vida de um produto, do design, seleção de materiais, transporte, armazenamento, marketing e vendas, até a fase de uso e descarte. São eles:
- Design com propósito
- Design com foco na longevidade
- Design levando em consideração a eficiência de recursos
- Design com foco na biodegrabilidade
- Design com foco na reciclabilidade
- Origem e produção locais
- Origem e produção sem toxicidade
- Origem e produção mais eficientes
- Origem e produção renováveis
- Origem e produção com boa ética
- Oferta de serviços que apoiem o ciclo de vida dos produtos
- Reuso, reciclagem e compostagem de todos os restos
- Colaboração abrangente entre todos os stakeholders da cadeia produtiva
- Uso, lavagem e conserto com cuidado
- Aluguel, empréstimo, trocas, segunda-mão ou redesign como alternativas mais sustentáveis ao invés de comprar algo novo
- Compras focadas em qualidade ao invés de quantidade
Enquanto os primeiros treze princípios são definidos com base na perspectiva dos produtores, os demais focam na perspectiva dos consumidores. O princípio 12 (Reuso, reciclagem e compostagem de todos os restos), no entanto, também é bastante relevante do ponto de vista dos consumidores.
Mas o que esses princípios significam na prática?
Em outras palavras, a moda circular defende que produtos de moda devem ser criados levando em conta alguns fatores como longevidade, eficiência de recursos, não-toxidade, biodegradabilidade, reciclabilidade e ética em mente. Da mesma maneira, eles devem ser originados e produzidos a partir de recursos locais, não-tóxicos, renováveis, biodegradáveis e recicláveis, assim como práticas eficientes, seguras e éticas.
Além disso, quando se trata do uso, os produtos devem ser utilizados pelo maior tempo possível, tomando cuidados para preservá-los, consertando, remodelando e compartilhando o mesmo item com outras pessoas (através de troca, empréstimo, aluguel etc.). Além do mais, os produtos devem ser redesenhados para dar vida nova aos materiais e componentes. Por último, os materiais e componentes devem ser reciclados e reusados na fabricação de novos produtos. Se estes artigos não servirem para reciclagem, o material biológico deve então ser usado na compostagem para se tornar nutrientes para plantas e outros organismos vivos do ecossistema.
De maneira geral, o ciclo de vida dos produtos não deve causar nenhum impacto ambiental ou sócio-econômico, mas ao invés disso, contribuir para um desenvolvimento positivo e bem-estar dos ecossistemas e sociedades.
Algumas estratégias-chave para permitir uma vida longa e maximizar a circular de produtos e materiais na sociedade são:
- Criar produtos que possam facilmente ser desmontados/remodelados a fim de facilitar o reparo, redesign, reuso e, eventualmente, a reciclagem dos materiais;
- Criar produtos que possuam estilo atemporal, usando materiais de alta qualidade e construção durável a fim de maximizar a durabilidade, longevidade e atratividade para vários usuários;
- Preferencialmente, criar produtos sob demanda (ex.: roupas sob-encomenda ou alfaiataria) a fim de maximizar a frequência de uso e a vida útil dos produtos (focando na durabilidade prolongada que produtos com tal apego emocional possuem);
- Criar produtos que busquem maximizar a eficiência de recursos, por exemplo, usando práticas efetivas de corte (para diminuir o desperdício), design modular, combinações limitadas de materiais e evitando detalhes supérfluos;
- Escolher materiais que sejam puros (não-tóxicos), de alta qualidade, orgânicos, reciclados ou biodegradáveis, que assim possam ser processados de maneira segura, usados, reusados e, eventualmente, reciclados ou compostados ao final da vida útil;
- Selecionar, produzir, transportar e distribuir primariamente com energia renovável, alta eficiência de recursos e produção mínima de lixo, a fim de minimizar os impactos ambientais e a extração de recursos virgens e fósseis;
- Consertar, reusar, recuperar e/ou reciclar todos os materiais ao longo da cadeia de suprimentos;
- Oferecer serviços aos consumidores que permitam conservar os produtos por mais tempo, como reparos, redesign, roupas de segunda-mão, empréstimo ou troca, a fim de estender a vida útil dos produtos ou materiais;
- Recuperar produtos indesejados através de esquemas de devolução, a fim de assegurar que estes produtos e seus materiais possam ser reusados e reciclados da melhor maneira possível dentro de um ponto de vista ético, sócio-econômico e ambiental.
Felizmente, muitas empresas já estão começando a incorporar os princípios da moda circular em suas suas coleções, como a própria H&M, que lançou coleções produzidas a partir de material orgânico, ao mesmo tempo em que implementouum esquema de retorno de peças em algumas de suas lojas.
Embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido, felizmente já sabemos por onde começar.
Quer saber mais sobre moda circular? Visite os sites Circular Fashion e também da Fundação Ellen MacArthur.
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Evelise Biviatello
Digital Marketer por profissão, empreendedora por paixão e autora por diversão, atualmente se divide entre Suécia e Dinamarca após ter morado na China e Brasil. É co-fundadora do Trocaria e carrega a missão de conscientizar e inspirar acerca de uma moda mais sustentável e colaborativa.
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