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O fim da educação a distância

Estamos vivendo dias de experimentação e quebra de paradigmas. Estamos vendo nascer de fato uma nova educação.
Estamos vivendo dias de experimentação e quebra de paradigmas. Estamos vendo nascer de fato uma nova educação.

Renato Casagrande *

Tenho tido algumas certezas nesses últimos dias. Uma delas é que a expressão “educação a distância” está com os dias contados. Em breve ficará meio démodé nos referirmos a educação mediada por tecnologias como EAD ou “educação a distância”. Essa expressão carregada de demérito, de preconceito e de estigmas vai em breve para o lixo. Não falaremos mais em EAD, falaremos em educação em qualquer tempo, em qualquer hora e em qualquer lugar. Falaremos em educação e tecnologia. Falaremos de educação. Ponto.

Mas, não se trata apenas de mudança de nome. O título deste artigo eu fiz com um propósito, o de despertar sua curiosidade sobre o tema. É brincadeira, desculpe-me! Realmente queria chamar sua atenção para um fato que vai mudar drasticamente o processo de ensino e aprendizagem nas nossas instituições educacionais.

Estamos vivendo dias de experimentação e quebra de paradigmas. Estamos vendo nascer de fato uma nova educação. Sem estigmas, preconceitos ou resistência, estamos abraçando e fazendo as pazes com as novas tecnologias. Estamos, nós educadores, entendendo que podemos dar passos largos em direção a um futuro e com muito mais certeza de que conseguiremos chegar “com qualidade” a lugares que pelos métodos tradicionais nunca conseguiríamos.

A educação, principalmente no ensino médio e superior, não será mais a mesma após a triste pandemia que vivemos. Professores que até 15, 20 dias atrás não tinham a mínima noção e nem interesse em interagir com seus alunos por meio de tecnologias, se viram ameaçados na sua função. O computador que entrou pela porta dos fundos na escola, agora, em formato de smartphone, tablet ou notebook, em poucos dias tornou-se o maior aliado dos educadores.

Professores da educação básica e mesmo do ensino superior foram forçados rapidamente a se aliarem e usarem as tecnologias em suas aulas. E o que é mais surpreendente: estão gostando. Sim, e não são poucos os professores. Os mesmos que pestanejavam para as tecnologias agora me dizem que estão se divertindo e encontrando novos “sabores” em suas aulas. Até professora de pijama já vi dando aula. Também vejo muitos professores estufarem o peito para falar: “hoje somos todos digitais”. Os poucos professores que ainda não entenderam ou que ainda insistem em não entender ficarão à margem da estrada. O trem bala está passando.

Nada será como antes. Como o homework deve ganhar protagonismo nas empresas em geral, a educação mediada por tecnologias também entrará de vez nas escolas e nas universidades no período pós-isolamento. É uma nova relação. É uma nova história.

Associada às questões da resistência e da falta de hábito ou da própria competência em lidar com as novas tecnologias, na educação temos as questões econômicas que vão imperar de forma drástica no período pós-isolamento social. Viveremos anos de longas crises e cada “tostão” a ser gasto ou investido pelo governos, pais e alunos terá que ter um grande retorno. E aí a educação não presencial, híbrida ou mediada por novas tecnologias também contribuirá muito. A educação, quando produzida em escala, é muito mais barata. E a única ou a melhor forma de produzirmos em escala é com o auxílio das tecnologias. Ela alcança os alunos em qualquer lugar e em qualquer hora.

Por fim, não tem e não terá mais sentido jovens se deslocarem de um canto para outro e se amontoarem em salas de aulas com até 100 alunos (realidade em muitas Instituições de Ensino Superior, por exemplo) para assistirem suas aulas. Quando tudo voltar ao normal, o normal não vai ser a aula presencial. Isso não significa que as aulas serão todas não presenciais.

Estudos e pesquisas já nos mostram há tempos que o que funciona mesmo é o hibridismo. Ou seja, os alunos assistem às aulas e fazem atividades não presenciais, e também têm momentos presenciais com professores e colegas. Essa junção da presencialidade e não-presencialidade já tem dado bons resultados na educação superior, principalmente nas grandes instituições de ensino superior, e agora deve avançar a passos largos em todas as instituições de educação superior, de ensino médio e até do fundamental, principalmente dos anos finais.

Não é simples, nem fácil, mas é possível, eficiente e dá resultados. Temos muito a aprender sobre educação e tecnologia. Mas, temos muitos trabalhos científicos, muitas pesquisas, muitos estudos que agora serão mais valorizados e nos ajudarão a aperfeiçoar o processo que ainda é bem amador. Temos bastante a aperfeiçoar e muito a crescer, mais a largada foi dada. Os que não entenderem isso ficarão para trás. É um caminho sem volta.


  • Renato Casagrande é especialista em gestão educacional, palestrante, autor de livros e presidente do Instituto Casagrande.

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