quinta-feira, novembro 21, 2024
25.8 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 24 de maio de 2014

Assembleia Legislativa de São aulo aprova a criação de escolas cívico-militares. Nas Notas de Conjuntura, este e outros assuntos em destaque na semana

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

ACONTECIMENTOS & TENDÊNCIAS 

Em São Paulo, a Polícia Militar não é exatamente um paradigma de respeito à lei. Exemplos frequentam os notíciários. A instituição resiste em usar câmeras nos uniformes. Também “administra” uma justiça paralela, que condena à morte o cidadão preto e pobre, morador de favelas, ao acusar qualquer um deles de bandido, sem julgamento.

Pois é em São Paulo que o governador paulista Tarcísio de Freitas tem o projeto pedagógico básico de impor escolas gerenciadas por militares. O governo quer, segundo os manuais das escolas cívico-militares, reforçar as competências de matemática, leitura, escrita dar competências, definidas como as únicas necessárias para o mercado de trabalho.

Enfim, a polícia demonstra ausência absoluta de limites ao espancar estudantes, como aconteceu no dia em que a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, por 54 votos favoráveis e 21 contrários, projeto de lei que prevê a implementação das escolas cívico-militares na rede estadual e municipal de ensino.

E DAÍ

A militarização de escolas põe São Paulo na retaguarda do atraso, denunciam educadores. Policiais militares da reserva, condicionados a obedecer, tendem a eliminar a possibilidade de acesso ao espírito crítico e à inovação.

TENDÊNCIAS 

Sem oportunidades de acesso a conhecimento amplo, as novas gerações de alunos das escolas públicas estarão fadados a ser perdedores. Eles serão preparados para as funções de rotina que a digitalização, automação e robotização tendem a excluir do mercado nos próximos anos.

Darcy Ribeiro

Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político

A crise na educação brasileira é um projeto


Movimento dos atores

Extrema direita no mundo – Numa tentativa de fortalecer o movimento ultraconservador, a extrema direita europeia se une em um pacto contra a imigração e para rever as medidas contra as mudanças climáticas.

O partido alemão AfD é expulso de frente de extrema direita na Europa após dirigente dizer que membros da SS nazista ‘não eram todos criminosos’

  • Anitta perde mais de 200 mil seguidores por mostrar rotina em terreiro de Candomblé. “Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo que já não me serve”, escreveu cantora
  • Padre é denunciado no MPF por associar enchentes no RS à ‘macumba’

Comunidade sionista – Presidente da Confederação Israelense no Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, é denunciado por racismo após artigo intolerante publicado no site Uol. Ele disse que “o palestino é esmagadoramente violento, misógino, homofóbico e antidemocrático”. Boletins de ocorrência estão sendo registrados contra ele

Javier Milei – Presidente argentino suspende sites e redes sociais de rádio e TV públicas

Estados Unidos – O país movimenta suas forças com o objetivo de neutralizar a China. Nesta semana, a Generala Laura Richardson reforçou a pressão para que o Brasil se distancie do parceiro do Brics, com tradicionais frases de demonização do concorrente.


Fenômenos climáticos

Um documento assinado por 33 engenheiros e técnicos do Rio Grande do Sul afirma que sistema de defesa contra enchentes de Porto Alegre é “robusto, eficiente, e fácil e operar e manter”. Parte do problema vivido pelos moradores da capital foi causado por falhas de manutenção. O texto aponta para um déficit de 2.400 funcionários no Departamento Municipal de Águas e Esgostos (DMAE), esvaziado pela administração municipal.

Internautas resgataram um vídeo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no qual ele anuncia o edital de concessão administrativa do Cais Mauá, em Porto Alegre.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastiao Melo, confessou que foi um erro extinguir o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) da capital gaúcha. O jornalista Leandro Mori define a cidade como exemplo máximo da tentativa de construção de um “estado mínimo”, há anos.

Pesquisa revela que 31% dos brasileiros receberam notícias falsas sobre tragédia no RS Segundo os pesquisados, 35% revelaram que receberam as fake news de ‘conhecidos em grupos de WhatsApp’

  • Projeto concede anistia às produções rurais do Rio Grande do Sul, permitindo a suspensão do pagamento das parcelas de crédito de custeio até dezembro de 2024.
  • Bancada bolsonarista no Congresso barra avanço de projeto que institui educação climática
  • Paola Carosella, chefe de cozinha e empresária, ajudou a produzir mais de mil marmitas através da cozinha solidária do MTST em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
  • Se foram as pontes provisórias que o Exército fez sobre o rio Forqueta nas cidades de Arroio do Meio e Lajeado.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou o PL 5098/2019, do senador Jayme Campos, que amplia o uso dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. A nova lei permitirá financiar ações contra desmatamento, queimadas, incêndios florestais e desastres naturais.


Relatório Lancet Countdown Europe alerta que as temperaturas no continente sobem duas vezes mais rápido do que a média global, contribuindo para elevar o número de óbitos devido a ondas de calor. “A mudança climática não é um cenário futuro distante e teórico. Ela está aqui. E está matando”, diz


Ambiente social

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (23) proibir que mulheres vítimas de crimes sexuais sejam desqualificadas em audiências judiciais e investigações policiais. Pela decisão, a vida sexual pregressa da vítima não poderá ser utilizada como argumento para desqualificação moral por policiais, advogados e juízes durante depoimentos em delegacias, audiências e decisões judiciais em todo o país.

Os ministros também confirmaram que a tese de legitima defesa da honra pelo réu, acusado de crime sexual, não poderá utilizada para justificar a violência e pedir a absolvição.

Novos medicamentos no SUS — O Ministério da Saúde incorporou cinco novos medicamentos e procedimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pessoas com HIV, câncer de pulmão, asma e doença de Crohn. Segundo a pasta, a estimativa é de que, nos próximos cinco anos, mais de 14 mil pacientes possam receber cuidados com esses novos medicamentos e procedimentos.

  • Governo notifica 20 operadoras por rompimento unilateral de planos de saúde

Temperatura em queda — Opaís deve registrar temperaturas abaixo da média nos próximos dias. Segundo a Climatempo, uma nova e forte frente fria deve avançar pelo país a partir desta sexta-feira (24), trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e boa parte de Santa Catarina. Os ventos podem chegar até 100 km/h nessas regiões.

Dissonância cognitiva

Comissão de Família da Câmara aprova “moção de repúdio” contra Madonna, Anitta e Pabllo Vittar pelo show “The Celebration Tour in Rio”. Segundo os autores do texto, a cantora americana “utilizou-se de símbolos e elementos de ritos satânicos, em claro deboche à religião cristã, majoritária em todo o território nacional”.

  • Varejo de produtos para animais domésticos, a Cobasi de Porto Alegre guardou computadores no mezanino da loja e manteve animais no subsolo, onde morreram afogados.
  • Igreja Bola de Neve, de Balneário, em Santa Catarina, que tem uma prancha de surf no altar, é alvo de denúncias por abusos.

Ambiente econômico

O governo federal destinou mais R$ 1,8 bilhão à reconstrução do Rio Grande do Sul. A reação do “mercado” e seus representantes políticos é negativa. Os investidores da “Faria Lima”, centro financeiro da capital paulista, já está anunciando o apocalipse e cobrando austeridade fiscal.

  • Governo propõe limitar dividendos de distribuidoras de energia em pacote com regras mais duras
  • Enchentes no RS causam impacto bilionário ao setor de seguros
  • Mais de 200 mil veículos podem ter sido perdidos no RS


Ambiente político-jurídico

O TRE-RJ livrou o governador Cláudio Castro, seu vice, Thiago Pampolha, e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, da cassação de seus mandatos, porque, embora reconhecessem irregularidades gritantes cometidas pelos três, não consideraram as provas suficientes para alterar o resultado das eleições. Uma das juízas chegou a dizer que os 30 mil contratados irregularmente pelo Ceperj e pela UERJ eram um número pequeno diante da magnitude dos mais de dois milhões de votos de diferença que elegeram Cláudio Castro.

Condenação de bolsonaristas — Gayer, Zambelli, Flávio Bolsonaro, Roger Moreira e Bernardo Kuster condenados pelo TSE por associar Lula a satanismo com multa de R$30 mil.

  • Condenação de Zambelli
  • Moro absolvido no STF
  • Lava-jato – STF cancela sentenças

Perseguição ao MST – A Câmara aprovou na noite desta terça-feira, 21, um projeto de lei que impede invasores de propriedades rurais de receberem benefícios sociais do governo e se inscreverem em concursos públicos, entre outras punições. Partidos de esquerda tentaram obstruir a votação, mas não conseguiram.

Castração para estupradores — Por 17 a 3, CCJ do Senado aprova projeto que permite castração química para estupradores. O tratamento hormonal será feito de maneira voluntária para conter a libido. Como contrapartida, o preso terá a possibilidade de ir para liberdade condicional quando for comprovado pela equipe médica o resultado do tratamento.


Ambiente geopolítico

A corte internacional de justiça decidiu que Israel tem que parar o ataque a Rafah em Gaza. Caso Israel se recuse a parar os ataques a Rafah mesmo com a ordem da CIJ teoricamente ( observa que eu tô colocando o teoricamente) qualquer país pode fazer uma intervenção militar para obrigar Israel a cumprir a decisão.

Ao mesmo tempo que o Tribunal Internacional de Justiça ordenava esta tarde a suspensão imediata da ofensiva militar em Rafah e que se mantivesse a passagem aberta para entrada de ajuda humanitária, Telavive atacava Rafah, como mensagem clara à comunidade internacional.

O Tribunal Penal Internacional emite mandados de prisão contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, e os líderes do Hamas Yahya Sinwar, Mohammed Diab Ibrahim Al-Masri e Ismail Haniyeh.

E os políticos israelitas acusam o tribunal de antissemitismo e de apoio ao terrorismo.

  • Espanha, Irlanda e Noruega anunciam que vão reconhecer formalmente o Estado da Palestina.
  • Israel chama de volta seus embaixadores na Noruega e na Irlanda após os países europeus anunciarem o reconhecimento do Estado da Palestina.
  • Israel confirma morte de refém brasileiro sequestrado pelo Hamas. Michel Nisembaum, segundo os militares israelenses, foi morto em 7 de outubro, dia do massacre do Hamas na região

Caso você não saiba: o mandato de Zelensky como presidente expirou durante a semana. Ele cancelou as eleições e declarou a Lei Marcial. Agora ele é oficialmente um ditador.


Argentina em crise – Milhares de trabalhadores da construção são demitidos na Argentina em meio a corte de gastos por Milei.

  • Com acirramento da crise interna, policiais se juntam a manifestantes e protestam contra o presidente
  • A pobreza vem crescendo vertiginosamente na Argentina com o projeto de austeridade liberal do presidente de extrema-direita.

Ambiente tecnológico

A Uber anunciou nesta quinta-feira, dia 23, a chegada do Uber Health ao Brasil. A modalidade estará disponível apenas na versão da plataforma para a empresas, e, apesar do anúncio, a data exata do lançamento do serviço ainda não foi divulgada. O Uber Health é uma opção para facilitar o transporte de pacientes até consultas médicas. Além disso, a empresa também anunciou novidades como a possibilidade de agendar corridas feitas em carros elétricos e a parceria com a empresa Stuo, que aumentará a oferta de táxis no aplicativo.

  • Elon Musk assegura que nenhum de nós terá emprego no futuro
  • Open AI faz acordo com editora do “Wall Street Journal” para uso de conteúdo por IA

Contexto: indicadores essenciais 

A decepção com “dates” na vida moderna é um tema polêmico nas conversas do dia a dia, seja na vida real ou nas redes sociais.

De acordo com uma pesquisa de 2019 realizada pelo Pew Research Center, quase metade dos americanos com mais de 18 anos sente que ir a “dates” se tornou mais difícil na última década.

As razões citadas para isso incluem o uso crescente de tecnologia e plataformas de namoro, riscos físicos e emocionais, a ideia de o namoro se tornar mais impessoal, a natureza casual do namoro hoje e a mudança nas expectativas sociais, na moral ou nos papéis de gênero.

Os resultados da pesquisa sugerem que a maioria das pessoas está insatisfeita com suas vidas amorosas e têm dificuldade em encontrar parceiros.

Os downloads anuais do Tinder caíram mais de um terço em relação ao pico de 2014.

Outro aplicativo de namoro popular, o Bumble, afirma que seus usuários estão interessados em namoro com pouca pressão.

“Um em cada três usuários do Bumble nos EUA diz que está ‘namorando lentamente’ e indo em menos ‘dates’ para priorizar sua saúde mental quando se trata de namoro”, afirma o Bumble.

Mais de 95% da população diz ter consciência das mudanças climáticas

Pesquisa foi divulgada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples e 11,4 milhões não têm essa habilidade mínima. Em números proporcionais, o resultado indica taxa de alfabetização em 93%, em 2022 e, consequentemente, a taxa de analfabetismo foi 7% do contingente populacional.

Os dados são do “Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo”, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e 

Em 1993, 60% dos norte americanos entre 30-34 anos de idade já tinham filhos.

Em 2023, este número caiu para 27%.


Insights sobre o futuro

Desinteligência intelectual –


Fontes: Notas de Conjuntura

Observatório do Clima, BBC  Brasil, Revista Fórum, Forbes, Correio Sabiá, Brasil 247, GGN, ICL Notícias, Google Notícias, MSN, Al Jazeera, TVT, Poder 360,

Rudá Ricci

Venícius Betiol

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 3 de novembro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para expectativas sobre as...

Notas de Conjuntura: 18 de outubro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para eleições, prioridades de...

Notas de Conjuntura: 4 de outubro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para eleições, bets e...

Notas de Conjuntura: 27 de setembro de 2024

Subtítulo: lead curto sobre tema principal da semana Nas...

Notas de Conjuntura: 22 de setembro de 2024

A decadência da política tradicional, com violência e ausência...
Verified by MonsterInsights