sábado, abril 19, 2025
23 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 22 de dezembro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para as iniciativas que formam um ambiente de adversidades futuras para o país

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

DESTAQUES DA SEMANA

Brasil

O pacote fiscal enviado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi aprovado em partes pelo Congresso Nacional. Com o objetivo de destravar as votações, o governo liberou R$ 8 bilhões para as emendas parlamentares para conseguir vencer as “resistências”. Porém, os parlamentares, mesmo vencendo a chantagem, executaram o “corte da política de cortes” nas propostas do governo, com ganhos e perdas para os “de sempre”.

Ou seja, supersalários são mantidos, assim como a limitação dos gastos com emendas parlamentares e outros benefícios para os que não precisam. Quem paga o pato é a maioria da população brasileira.

Com um efeito adicional: as medidas rejeitadas provavelmente vão virar mais um motivo para novos movimentos especulativos no futuro.

  • Congresso aprova reforma fiscal com prejuízos para trabalhadores e manutenção de privilégios
  • Arthur Lira deixa a presidência da Câmara dos Deputados após quatro anos de abusos
  • Deputados patriotas comemoram a alta do dólar em vídeo, e debocham do próprio país
  • Banco Central tem novo presidente: Gabriel Galípolo, no lugar do bolsonarista Roberto Campos Neto.
  • Especulações rondam o primeiro general de quatro estrelas preso no Brasil. Braga Netto vai delatar?

Mundo

  • Aumento das ameaças nucleares provoca aumento das vendas bunkers nos Estados Unidos e na Europ
  • Putin propõe “duelo” de mísseis com os EUA: “Estamos prontos”. Presidente russo dá demonstrações de confiança.
  • Trump faz ameaças internas e externas antes mesmo de tomar posse
  • A indústria automobilística da Alemanha, que lidera os gastos europeus em P&D, está enfrentando uma crise sem precedentes
  • Francês Dominique Pelicot pega pena máxima de 20 anos por drogar e recrutar, ao longo de duas décadas, homens para violentar a esposa, Gisele Pelicot

Militar norteamericana diz, dentro do Congresso dos EUA, que viu Israel queimar crianças palestinas e que enquanto o governo manda bilhões em armas para Israel, veteranos das forças armadas dos EUA cometem suicídio por passarem por traumas e problemas financeiros.

ACONTECIMENTOS & TENDÊNCIAS

A divulgação de resultados positivos da economia brasileira no encerramento do ano coincide com nova turbulência do sistema financeiro, com efeitos sobre o câmbio. Mais uma demonstração de força de quem manda de fato no Brasil: a turma das finanças.

A tempestade perfeita em formação favorece a criação de um ambiente de pessimismo no país. O mercado, formado por 90% de executivos e profissionais que rejeitam Lula, desejou e torce pelo “afastamento” do presidente, que voltou a ser internado em São Paulo por conta do machucado que teve na cabeça no dia 19 de outubro.

“É um ataque especulativo”, reconhece a jornalista Miriam Leitão. O comportamento do mercado financeiro durante a semana não surpreende. A cotação do dólar chegou a bater a marca de R$ 6,30. O mercado insinua que é efeito de questões internas e articula o fim antecipado do governo Lula. Esconde a existência de problemas decorrentes do cenário externo, que inclui guerras, o comportamento da economia dos Estados Unidos e as expectativas causadas pela posse de Donald Trump, no início de janeiro de 2025.

E daí

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, avalia, em entrevista para o site IHU Unisinos, que o governo é, sem dúvida, refém ”do mercado financeiro. O governo está sendo colocado contra a parede, cercado pelo sistema. Mais do que nunca, é evidente que não adianta tomar medidas que atendam as chantagens do sistema financeiro. Sempre haverá alguma nova reforma a fazer. Sem indefinições, o cassino das finanças não funcionaria.

TENDÊNCIAS

De olho nas eleições de 2026, o Brasil tende a viver tempos de acirramento do ambiente de disputas que, de acordo com Belluzzo, impõe projeções socioeconômicas para o próximo ano pouco animadoras.

“Não vai ser uma caminhada tranquila, não. Na forma como estão articuladas as relações de poder, a minha impressão é que será difícil o governo ultrapassar as resistência e convicções que estão incrustadas nos mercados.

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei que cria um novo mecanismo para controle fiscal no Brasil, com o objetivo de restringir a capacidade de gestão dos programas de governo. A proposta estabelece que, em caso de déficit nas contas públicas, o governo federal será obrigado a travar gastos discricionários, o que inclui investimentos.

O Brasil superou a Rússia, envolvida em guerra, e assumiu a segunda colocação entre os países com maior taxa de juros, superado apenas pela Turquia.


Movimento dos atores

Judiciário


O jornalista Vinicius Segalla revelou a realização de um jantar do empresário Luciano Hang com juízes e desembargadores de Santa Catarina, que são os que julgaram, julgam e julgarão os processos dele.

O Superior Tribunal Militar (STM) absolve oito militares condenados pela morte, em 2019, com mais de 200 tiros de fuzil, do músico Evaldo Rosa, no Rio, e do catador Luciano Macedo.

  • Imprensa

Imprensa corporativa brasileira enaltece feitos de Milei, contra evidências de explosão da miséria.

Direita

Musk endossa ultradireita alemã a dois meses da eleição. Bilionário do X/Twitter diz que “só a AfD pode salvar a Alemanha”. O partido é rotineiramente acusado de abrigar neonazistas.

Dissonâncias cognitivas

PF cumpre mandados de busca e apreensão em investigação sobre venda de sentenças no MT
Um dos alvos é um desembargador investigado no caso

Vereadores de Contagem aprovam reajuste de 44% no próprio salário em votação de 1 minuto e meio

Levantamento realizado na plataforma Human Climate Horizons (HCH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Climate Impact Lab, indica que 0,64% da população brasileira pode ser afetada por inundações até o fim do século.

Cerca de 40% das terras da Terra já estão degradadas

Indicadores

Pesquisa aponta que 34% confiam muito na Aeronáutica, Exército e Marinha, mesmo número registrado em setembro de 2023. Melhor patamar ocorreu em abril de 2019, no início do governo Bolsonaro, com 45%.

  • 24% desconfiam das forças armadas


Insights

As ceias de Natal no Brasil estão passando por transformações significativas, com consumidores buscando alternativas ao tradicional peru. Essa mudança é impulsionada por diversos fatores, incluindo a busca por variedade, economia e praticidade.

De acordo com um levantamento do CRM&Insights da BRF, 30% das ceias de Natal no Brasil agora incluem churrasco, indicando uma preferência crescente por carnes assadas na brasa. Além disso, a alta nos preços de itens tradicionais tem levado os consumidores a buscar opções mais acessíveis. Um frango comum pode custar até cinco vezes menos que um peru natalino, tornando-se uma alternativa popular para muitas famílias.

Empresas como a Seara estão atentas a essas tendências e têm diversificado suas linhas de produtos para atender às novas demandas dos consumidores, oferecendo cortes especiais, carnes suínas e pratos prontos que aliam sabor e conveniência. Essa adaptação reflete a capacidade do mercado de se reinventar, mantendo viva a tradição das celebrações natalinas, mas com um toque de inovação que atende às necessidades e preferências atuais dos brasileiros. (Radar do Mercado)


NOTAS DE CONJUNTURA: Fontes de Informações

VeículosMídiasEspecialistas
BBC Brasil
Revista Fórum
Brasil 247
TVT
ICL Notícias
Poder 360
Rádio França Internacional
Congresso em Foco
Google Notícias
MSN
Correio Sabiá
Observatório do Clima
GGN
Forbes
Al Jazeera

Em resumo


Descubra mais sobre Radar do futuro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 13 de abril de 2025

Nas Notas de Conjuntura, como a democracia perde poder...

Notas de Conjuntura: 6 de abril de 2025

Nas Notas de Conjuntura, tarifaço de Donald Trump coloca...

Notas de Conjuntura: 31 de março de 2025

Nas Notas de Conjuntura, destaque para os efeitos do...

Notas de Conjuntura: 23 de março de 2025

Nas Notas de Conjuntura, destaque para os efeitos do...

Notas de Conjuntura: 16 de março de 2025

Nas Notas de Conjuntura, destaque para os efeitos do...