Inteligência artificial do Google: empresa apresenta inovações na pesquisa

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Evento global do Google apresentou como a Inteligência Artificial (IA) está sendo aplicada para aprimorar seus produtos

Entre as novidades apresentadas, estão recursos que usam IA para exibir resultados mais relevantes de diferentes maneiras, marcadores para identificar momentos importantes em vídeos e novas ferramentas para jornalistas.

O Google apresentou neste dia 15 de outubro, durante o evento global Search On, como a Inteligência Artificial (IA) está sendo aplicada para aprimorar seus produtos e como tem ajudado a empresa a ampliar a sua missão de organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos.

“Nos últimos 22 anos fizemos avanços gigantescos e essas inovações fizeram com que Busca do Google funcionasse cada vez melhor para as pessoas. Agora, com o progresso da inteligência artificial (IA), estamos dando saltos maiores do que os vistos na última década”, afirmou Prabhakar Raghavan, Vice-presidente Sênior da Busca & Assistente, Geo, Ads, Commerce, Payments & NBU, no texto divulgado no blog da companhia. A seguir um resumo das novidades apresentadas:

Usando IA para tornar a Busca ainda mais útil

O Google tem feito grandes investimentos em pesquisas sobre compreensão de linguagem e, no ano passado, mostrou como o sistema BERT tem ajudado a exibir resultados relevantes na Busca. Agora, ele passará a ser usado em todas as pesquisas feitas em inglês, ajudando a exibir resultados de qualidade ainda maior para as perguntas das pessoas.

Além disso, há outros avanços na classificação das respostas mais relevantes, graças aos recentes saltos em IA: novo algoritmo de grafia, que usa uma rede neural profunda, aprimorando consideravelmente a capacidade de identificar e decifrar erros de digitação; melhor classificação da relevância das páginas permitindo indexar não apenas páginas como também trechos individuais dentro delas; e a introdução de subtemas, que permitem que a Busca exiba conteúdos mais diversos quando uma pessoa faz uma busca ampla ou genérica. Entenda mais aqui.

Marcadores para identificar momentos mais importantes nos vídeos

Com a IA, é possível entender a semântica de um vídeo de forma aprofundada, identificando automaticamente os principais momentos, e dessa forma, marcar esses trechos importantes para que o usuário navegue por um vídeo como se passasse pelos capítulos de um livro. Por exemplo, a pessoa pode estar procurando uma etapa específica de uma receita culinária; ou pode querer assistir apenas à enterrada que decidiu um jogo de basquete num vídeo com os melhores momentos da partida. Essa novidade permite encontrar esse tipo de cena específica.

A tecnologia começou a ser testada este ano, e, até o final de 2020, a expectativa é de que 10% das buscas no Google estejam usando o novo recurso.

Mais dados e estatísticas para os resultados

O Data Commons Project também foi mencionado durante o evento. O banco de dados aberto, criado em 2018 em parceria com organizações internacionais, passará a deixar as informações e os dados levantados mais acessíveis e úteis por meio da Busca. Dessa forma, quando alguém fizer uma pergunta como “quantas pessoas estão empregadas na cidade de Chicago?”, o Google vai usar processamento de linguagem natural para mapear a busca e estabelecer uma correspondência com algum dos bilhões de pontos de dados existentes no Data Commons. Assim, a estatística será exposta em formato visual e fácil de entender.

Explorar a informação em 3D

Foram anunciados ainda novos recursos no Lens e na Realidade Aumentada (RA) da Busca. Essas ferramentas vão ajudar as pessoas a aprender, fazer compras e descobrir o mundo de um jeito diferente. Por exemplo, agora é possível usar o Lens para obter ajuda passo-a-passo em problemas de matemática, química, biologia e física.

Qual é a música, Google?

Por meio da IA, a Busca agora pode ajudar o usuário a descobrir o nome ou a letra daquela música que não sai da cabeça. Basta abrir o aplicativo do Google no seu dispositivo móvel, clicar no microfone e dizer “que música é essa?” ou clicar no botão “pesquisar uma música” e cantarolar a melodia por 10-15 segundos.

Esse recurso estará disponível em dispositivos Android e iOS, além de poder ser acessado, também, pelo Google Assistente. Além de descobrir a música, a experiência também vai trazer informações sobre a letra e o artista e outras versões da música, por exemplo.

Novos recursos para jornalistas

O Journalist Studio é o novo conjunto de ferramentas do Google para ajudar jornalistas a trabalhar com mais eficiência, segurança e criatividade, graças à tecnologia. Dentro desse conjunto de ferramentas existe o Pinpoint, que oferece aos jornalistas todas as vantagens da Busca do Google. O recurso ajuda repórteres a percorrer rapidamente centenas de milhares de documentos, identificando e organizando automaticamente as pessoas, organizações e locais citados com mais frequência. As inscrições para ter acesso ao Pinpoint começam esta semana.

Novidades no Google Maps

O acesso a informações atualizadas e confiáveis durante a pandemia é essencial nesse momento sem precedentes, e o Google apresentou uma série de melhorias feitas para ajudar as pessoas a navegar pelo mundo e realizar suas atividades de forma segura e eficiente. Algumas dessas melhorias são:

  • Atualizações em tempo real no Google Maps sobre a ocupação de locais mostra se determinado lugar está ou não cheio naquele momento, para que o usuário possa garantir o distanciamento social;
  • Novo recurso do Live View, no Google Maps, que ajuda a obter informações essenciais sobre uma loja ou restaurante antes mesmo de o usuário entrar no estabelecimento;
  • As informações sobre um dos lugares exibido na Busca e no Google Maps. As medidas de segurança relacionadas à COVID-19 adotadas pelo comércio vão ganhar destaque no perfil dos estabelecimentos. Assim, o usuário poderá saber, por exemplo, se um restaurante atende apenas mediante reservas ou se está aferindo a temperatura dos clientes que entram no estabelecimento.

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