sábado, novembro 23, 2024
19.7 C
Belo Horizonte

IA consegue identificar ervas daninhas

Uso de herbicidas é reduzido com utilização de drones.
Uso de herbicidas é reduzido com utilização de drones. Foto:Welcomia/Freepik

Já é possível o uso da Inteligência Artificial para identificar possíveis invasões de plantas daninhas em locais de cultivo de cana-de-açúcar. O modelo, que utiliza câmeras multiespectrais para mapear as plantações, é fruto de estudo vencedor do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, no tema Indústria 4.0, categoria Jovem Pesquisador.

A tecnologia incorpora drones equipados com câmeras multiespectrais que fazem o mapeamento das plantações com fotos de todo o campo e cada pixel das imagens é convertido em informações de cores e associado a uma latitude e longitude.

A utilização de drones permite uma redução de até 73% do uso de herbicidas, dependendo do índice de infestação. Outras vantagens do uso da tecnologia são a diminuição dos custos relacionados à produção e inúmeros benefícios à sociedade.

Desenvolvida no Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante o doutorado de Thiago Gentil Ramires, a tecnologia permite identificar com 97% de precisão a invasão de ervas daninhas nos cultivos. Facilmente adaptável a diferentes regiões, o modelo pode ser inserido em qualquer tipo de plantação.

A pesquisa contou com a participação de pesquisadores de diferentes instituições, como Ana Júlia Righetto (IAPAR-Londrina), Luiz Ricardo Nakamura (UFSC), Pedro Castanho (Raízen), Christel Faes (Uhasselt – Bélgica) e Taciana Savian (Esalq-USP). O estudo completo será publicado em um livro relativo ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.

Ao todo, cinco trabalhos serão premiados e outros seis receberão menção honrosa, em cerimônia agendada para 31 de outubro, em Brasília. Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia visa incentivar e reconhecer os estudos de pesquisadores que apresentem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Outra finalidade é promover o processo de integração dos países do bloco, com estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos.


  • Com informações da UTFPR.

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Como será o Consultório 2030?

Evento Talks Unimed reuniu especialistas em conversas sobre impactos...

Capacitação sobre financiamento climático mira em lacuna de até US$ 6 trilhões

Evento organizado por iCS, IFS e CASI discute financiamento...

IBGE identifica endereços existentes no Brasil

Os dados em grau máximo de detalhamento são fontes...
Verified by MonsterInsights