Os cargos de gerência de Inteligência de Mercado e de Marketing Digital estarão em alta em 2016. Isto é o que mostra estudo da consultoria Michael Page, que reforça ainda que após dois anos seguidos com o cenário macroeconômico de incertezas, as companhias estão reavaliando o escopo de suas posições e reorganizando o planejamento estratégico para retomar o caminho do crescimento. Para se alinharem a este novo momento, os executivos devem estar prontos para absorverem novas funções e capazes de agregar valor e experiência ao negócio.
Devido ao crescimento ínfimo de PIB 2014/2015 e estímulos cada vez maiores por novos hábitos de consumo, as empresas têm demandado cada vez mais por profissionais sêniores e com um papel mais próximo à finanças criando e valorizando a área de Business Intelligence, avaliando não só as mudanças dos hábitos dos consumidores mas sim os impactos financeiros que estas informações obtidas na hora certa podem gerar nas empresas. Áreas como Inteligência de Mercado e Customer Insight são áreas que devem crescer em 2016. Segundo a Michael Page o salário de gerentes de Inteligência de Mercado variam entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.
Esse profissional tem perfil bastante analítico e com raciocínio lógico diferenciado deve estar sempre atualizado em relação a tendências, inovações e práticas do mercado. Entre as atribuições desta gerência estão atividades relacionadas à inteligência de mercado, envolvendo análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários, com o objetivo de definir políticas e processos e subsidiar informações as áreas de Marketing, Comunicação e Comercial na busca por oportunidades de crescimento e inovação.
Por conta da força do digital que cresce a cada dia, quem tiver profundos conhecimentos no ambiente virtual terá destaque. Por conhecer os processos e ferramentas para esse tipo de público, os cargos gerentes de Marketing Digital estarão em alta no próximo ano. Esses profissionais realizam gestão da estratégia digital, atuam com prospecção de leads e vendas, fazem análise de mercados e tendências além do suporte consultivo gerencial, identificando as novas oportunidades de produtos, serviços, informações e soluções através do digital.
Profissionais com conhecimento em usabilidade e experiência do usuário e compra de mídia online, conseguem garantir mais e melhores acessos ao site e assim, melhorar a taxa de conversão e vendas dos sites. Ter cursos técnicos e atuações com passagens sólidas nas empresas ajudam a tornar esse profissional um destaque nesse mercado. O salário, segundo a Michael Page, varia entre R$ 10 mil e R$ 14 mil.
Quer se aprofundar mais sobre a carreira de Inteligência de Mercado? Baixe o nosso guia grátis.