ilustracao montagem carrinho de supermercado do lado de uma tela de computador Foto: Pixabay
Foto: Pixabay.com

Com a chegada do Consumo 5.0, especialista da FindUP dá dicas para usar a tecnologia para aumentar as vendas e ter um modelo de negócio mais assertivo no futuro do varejo

Enquanto nas indústrias é possível ver o movimento da quarta revolução, em que tecnologias para automação e uso de dados ganham destaque, o mercado B2C — negócios direcionados para o consumidor — já está a um passo à frente, com o chamado Consumidor 5.0. Aqui, os clientes têm um perfil totalmente conectado e imerso em ambiente digital, pautando novos hábitos de consumo, que se tornaram ainda mais evidentes com a necessidade do distanciamento social.

Segundo o relatório da Conversion, 86% dos brasileiros com acesso a internet realizaram algum tipo de compra via e-commerce, sendo cerca de 40% de duas a cinco transações e 11% mais de dez. De acordo com Fábio Freire, CEO e cofundador da FindUP , startup de tecnologia do ramo de Field Service, a necessidade da transformação digital para se destacar ante concorrência deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para manter os negócios rodando.

Futuro do consumo: conexão

“Enquanto em outros tempos a internet e outras ferramentas de tecnologia eram meros adereços e formas de um consumidor pesquisar sobre determinado produto, hoje é cada vez mais nítido que o ambiente digital se tornou o caminho mais prático e assertivo para compra efetiva dos produtos desejados. Este novo consumidor busca praticidade, comodidade e, também um atendimento mais personalizado, principalmente diante do cenário atual que estamos vivenciando”, afirma Freire.

Os números confirmam isso. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – a Abcomm – junto à Compre & Confie, o e-commerce foi responsável por cerca de 70% do faturamento do setor varejista em 2020, número que deve crescer mais de 18% neste ano. A fim de auxiliar aqueles que ainda não sabem como implementar ferramentas tecnológicas, bem como seus benefícios para o modelo de negócios, o diretor executivo da FindUP elencou alguns motivos para investir de vez na tecnologia para impulsionar suas vendas. Confira!

O papel da Internet das Coisas pode ser sua melhor amiga quando o assunto é Omnichannel

Como o novo consumidor, mesmo antes da pandemia, buscava experiências diferenciadas durante a compra, a integração do ambiente físico com o digital pode ser o verdadeiro “pulo do gato” para atrair clientes. Graças à Internet das Coisas – ou IoT -, integrar tablets e outros dispositivos móveis dentro das lojas, permitindo a visualização e escolha dos produtos, bem como a própria compra deles. Além disso, também é possível controlar o fluxo de pessoas dentro das lojas, entendendo toda a jornada de consumo e também evitar aglomerações.

O e-commerce também auxilia na tomada de decisões estratégicas

Muito além de ser um importante braço para alavancar as vendas, disponibilizar uma loja virtual aos clientes também é uma estratégia muito interessante para entender o comportamento de consumo deles. Isso porque é possível extrair relatórios com dados que podem auxiliar em mecânicas de marketing, como desenvolvimento de novas campanhas, quais produtos despertam mais interesse, além de, em alguns casos, conseguir fazer recortes de acordo com região e faixa etária, por exemplo.

A tecnologia também pode auxiliar os times de vendas da sua empresa

Além de gerar insights e trazer comodidade e experiências diferenciadas à clientela, agregar o uso de plataformas para as vendas também tem sido algo muito promissor para o ramo varejista. Um bom exemplo disso são as plataformas de CRM (Customer Relatiosnhip Management), que trazem um painel para gestão e controle para os vendedores, auxiliando no contato do profissional com os clientes e estreitando a relação de maneira mais assertiva e fluida, em que o vendedor tem todo o histórico do cliente para um atendimento mais personalizado.

Sobre a FindUp

Criada em 2015, a FindUP é uma startup de tecnologia no setor de Field Service, baseada em economia compartilhada que possibilita o gerenciamento e a solicitação de serviços de T.I. A empresa conta com tecnologias como Geolocalização, Machine Learning e Big Data, para oferecer a melhor experiência no atendimento e facilitar o gerenciamento da área dentro das companhias. Por meio da sua plataforma, a FindUP oferece um atendimento especializado em tempo recorde de até 3h, com uma rede de profissionais de mais de 12 mil profissionais cadastrados e presentes em mais de 790 cidades distribuídas por todo o país.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.