quinta-feira, novembro 21, 2024
23.2 C
Belo Horizonte

Futuro da inovação na energia solar

O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS NEGÓCIOS, NO CONSUMO E NA ENERGIA SOLAR

*José Renato Colaferro

Nas duas últimas décadas o mundo passou por uma revolução tecnológica sem precedentes. Nós, por estarmos vivendo essa revolução, talvez não tenhamos entendido o quão significativa ela é.

A partir do momento em que o mundo se digitalizou e se interconectou, muitas portas se abriram para infinitas possibilidades no consumo, nos negócios e no ambiente, portas essas que ainda irão se concretizar.

Imagine só pensar em um mundo onde não pudéssemos nos conectar instantaneamente, em um mundo em que a informação não estivesse ao alcance de um smartphone.

Muito mais virá. Em poucos anos nossos carros farão grande parte do trabalho de dirigir por nós, os smartphones avaliarão como anda nossa saúde, os aparelhos eletrônicos de dentro da nossa casa estarão conectados entre si, observarão e aprenderão com nossos hábitos e serão todos controlados pelo nosso smartphone.
 

E é claro que a energia solar fotovoltaica não pode faltar nesse pacote. Existe algo mais inovador e disruptivo do que gerar sua própria energia? Colher a energia do sol de onde quer que você esteja? Mas, muita coisa vai avançar também na energia solar.

Possuiremos baterias conectadas nos nossos sistemas solares, os aparelhos eletrônicos de nossas casas consumirão energia no momento em que a estivermos gerando, o sistema fotovoltaico estará ao nosso controle e poderá fazer muito mais. Haverá updates de hardware e software em sistemas fotovoltaicos ao passo em que a tecnologia avançar.

Há gente séria que acredita que a transformação está apenas começando e que a mudança nos próximos anos será enorme e exponencial. No mundo de hoje já não existe uma separação clara entre quem usa ou não tecnologia. Todos nós somos impactados por tudo o que acontece no universo digital, invariavelmente. Saber utilizar essa onda de mudança para maximizar o nosso ganho com a inovação tecnológica é, portanto, uma decisão inteligente.

Hoje podemos comprar produtos aos quais não tínhamos acesso há poucos anos atrás e recebê-los em nossa casa alguns dias depois, aprender uma infinidade de coisas novas sem gastar quase nada, optar por gerar a energia que consumimos, entre outras infinitas possibilidades que estarão cada vez mais disponíveis.

Vale a pena o esforço de aprender um pouco sobre como esse novo universo de possibilidades funciona para podermos nos utilizar dele de forma mais natural e, quem sabe, se for seu caso, ganhar dinheiro com isso!

*José Renato Colaferro é sócio-diretor da Blue Sol Energia Solar, empresa pioneira no setor fotovoltaico, que se destaca pelo desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas, capacitação de empreendedores para o setor, franquia de energia solar e exposição de informações relevantes sobre o setor fotovoltaico.

 

jornalismo@scaramellapress.com.br” data-name=”Jornalismo | Scaramella Press” aria-hidden=”true”>

Jornalismo | Scaramella Press <jornalismo@scaramellapress.com.br

Em resumo

Edições anteriores

Para 45% dos CEOs globais, negócios não voltam à normalidade até 2022

Quase metade (45%) dos CEOs globais não enxergam um retorno dos negócios à normalidade até 2022 e apenas um terço deles (31%) esperam que o retorno ao curso normal ocorra em 2021.

Futuro do coworking: por que os espaços vão continuar crescendo

Carlos Teixeira Jornalista I Radar do Futuro Na segunda metade dos...

Políticas digitais devem favorecer pessoas, defende a ONU

As políticas industriais digitais devem impulsionar o desenvolvimento...

ONU critica rentismo por ganhos sem produção

Relatório da Conferência das Nações Unidas para Comércio...

Como os nossos pais

Junte os pais de uma turma de 10 jovens...
Verified by MonsterInsights