quinta-feira, maio 2, 2024
21.8 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Evento nos EUA mostra como será o futuro do transporte público

O ThinkTransit 2019, em Tampa, na Flórida, Estados Unidos, reúne tendências e produtos inovadores para o setor.

Apontar caminhos para a melhoria do transporte de passageiros, usando a tecnologia para tornar a jornada do usuário mais eficiente, confortável e rápida. Esta é a missão dos participantes do ThinkTransit 2019, que ocorre na próxima semana em Tampa, nos Estados Unidos. Organizado pela Trapeze North America, uma das mais inovadoras companhias do setor, o evento reúne clientes e parceiros da empresa, que vão em busca de conhecer e debater o que há de mais avançado nas tecnologias aplicadas ao transporte de passageiros. Como parceira da Trapeze, a Empresa 1 (companhia brasileira recém-adquirida pelo grupo canadense Volaris) terá dois representantes no evento.

Desde soluções de ITS (Intelligent Transportation Systems), que monitoram em tempo real tudo o que acontece no sistema de ônibus de uma cidade, até maneiras criativas de trabalhar o transporte sob demanda (combinando o transporte público com outros modais de mobilidade urbana) através de interfaces ágeis para o usuário – a gama de iniciativas apresentadas no evento é enorme. O encontro é uma oportunidade de trazer para o país soluções de inovação que possam ser adaptadas ao cenário desafiador que as companhias de transporte urbano de passageiros enfrentam por aqui.

É o que diz o diretor comercial da Empresa 1, Romano Garcia. “A nossa missão é transformar o setor no Brasil, através da integração fácil de sistemas. Sabemos que cada vez mais o usuário está no centro de tudo. Costumo dizer que o poder hoje está com o passageiro. E é com este foco que vamos ao evento da nossa parceira (e um dos melhores encontros do setor no mundo), buscando soluções que possam ser integradas à nossa realidade e atraiam cada vez mais usuários para o transporte público no Brasil, contribuindo não só com nossos clientes, mas com o país”, diz Garcia. “A gama de tendências é enorme e envolve soluções de robótica, internet das coisas (IOT), aplicativos e soluções de arrecadação. Estaremos atentos para trazer o que há de mais inovador neste mercado”, completa o executivo.

A Empresa 1 também vai apresentar no evento o sistema de reconhecimento facial para segurança no transporte público todo desenvolvido no Brasil. É o que explica Marcionilio Sobrinho, diretor técnico da Empresa 1: “A nossa solução vai muito além do que as pessoas imaginam, quando se fala de reconhecimento facial. Não se trata só de identificar um usuário no ônibus e saber se ele está usando o próprio cartão para pagamento. É algo muito maior, que envolve big data (cruzamentos de dados armazenados em nuvem), estatística e inteligência e artificial, com o fim não só de prevenir fraudes, mas também de entregar serviços melhores e mais eficientes para o próprio usuário, baseado em seu comportamento e sua jornada”.

Com informações da assessoria de imprensa
Ideia Comunicação

 

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro