Comemorando o Dia Internacional do Estudante, conheça startups de edtehcs que desenvolvem projetos inovadores

person sitting in front of the laptop computer
pessoa sentada diante de um notebook - matéria sobre edtechs
Photo by Startup Stock Photos on Pexels.com

A data é destinada para lembrar as lutas e caminhos percorridos por estudantes de todo o mundo pelo desenvolvimento da educação. Diante deste cenário, um dos pilares mais importantes da sociedade conta com a tecnologia para que a evolução seja constante e inclusiva.

Com o desenvolvimento acelerado de startups, as edtechs são importantes personagens da atualidade para não apenas aprimorar os mecanismos de aprendizado, mas também democratizar o acesso à educação. De acordo com um mapeamento realizado pela Liga Ventures, pioneira na criação de mapas de startups em diferentes segmentos e principal ponte para fomentar geração de negócio entre startups e empresas no país, o Brasil apresenta, neste momento, 429 ativas, divididas em 23 categorias de aplicação e espalhadas por 67 cidades do Brasil.

Entre os nichos que se destacam pelo maior número de soluções estão: Educação Corporativa (10,02%); Capacitação Profissional (7,46%); Vestibular e Concursos (6,76%) e Formação Tecnológica (6,76%).

De acordo com o Mapeamento de Edtechs de 2020, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups)em parceria com o CieB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), 46,8% dos produtos ofertados nesta categoria são plataformas de ensino. O número é quase quatro vezes maior do que as plataformas de conteúdos (12,4%), o que revela uma demanda muito maior por experiências inovadoras de ensino.

Conheça algumas edtechs que estão mudando a forma de ensinar e proporcionando novas possibilidades de evoluir o aprendizado no Brasil:

Qconcursos

Criado em 2008 para facilitar a vida dos quem presta concursos no Brasil, o Qconcursos, maior edtech do país com mais de 19 milhões de estudantes cadastrados, criou uma plataforma com um ambiente completo e integrado de estudos, conectando teoria, prática, análise de desempenho e suporte. Além disso, o investimento em tecnologia de ponta, com a implementação de Inteligência Artificial, foi fundamental para otimizar a performance dos alunos e maximizar as chances de aprovação. Atualmente, tem em sua base mais de um milhão de questões para concursos e cerca de sete mil videoaulas, além de sugestões de estudos, como os simulados inteligentes, os quais utilizam Machine Learning para entregar para cada aluno exatamente o que ele precisa estudar. Recentemente lançou uma parceria com a Damásio, uma das maiores instituições de ensino na área do Direito do país, criando uma Assinatura Jurídica inédita. A parceria reúne a mais completa plataforma de preparo para concursos com a excelência em conteúdo jurídico, tudo em um único local.

Interceleri

EdTech acelerada pelo InovAtiva Brasil, a Inteceleri Tecnologia para Educação foi criada em 2014 por um grupo de pais e professores que enfrentavam muita dificuldade no ensino de matemática básica. Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que visam contribuir com o aumento da qualidade da educação básica no Brasil (IDEB), está no mercado há mais de 6 anos e é uma Google Partner for Education. Seu principal produto é o projeto Edutech Amazon: é um conjunto de soluções educacionais tecnológicas (Aplicativo Matematicando, Geometricando VR, Óculos MiritiBord VR, Laboratório Maker VR e implantação de Google for Education) presente em 5 estados com mais de 350 mil alunos impactados.

Sambatech

Eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina, a Sambatech tem como propósito levar o conhecimento a todos os cantos do país. A edtech desenvolve soluções de tecnologia para ajudar empresas, cursos livres, preparatórios e instituições de ensino, a fazer com que o seu conhecimento chegue à sua audiência – alunos e funcionários – com qualidade, escalabilidade, interatividade e segurança. Atualmente, cerca de 20 milhões de alunos/funcionários são impactados por conteúdos distribuídos digitalmente pela empresa no Brasil.

Outbound Sales

Fundada em 2021 pelos empreendedores Tatiana Pezoa e Horacio Poblete, a Outbound Sales é uma escola digital que transforma candidatos em profissionais de vendas outbound de alta performance. Atuando com educação corporativa, a empresa tem como objetivo contribuir com todo o ecossistema de startups e empresas de tecnologia inovadora do Brasil, indicando os melhores alunos treinados. A edtech oferece de forma gratuita e on-line, treinamentos técnicos e práticos a profissionais que estão em busca de emprego ou recolocação na área de vendas.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.