segunda-feira, novembro 25, 2024
22 C
Belo Horizonte

Dúvidas sobre o futuro impactam a escola de referência de futuristas

Singularity University enfrenta problemas que levam à saída de diretores e à previsão de corte de 60 empregos. Foto: divulgação
Singularity University enfrenta problemas que levam à saída de diretores e à previsão de corte de 60 empregos. Foto: divulgação

Carlos Teixeira *
Jornalista I Editor

“A Singularity University, instituto do Vale do Silício que oferece educação sobre o futurismo, está considerando seu futuro incerto”. Carregada de alguma ironia, a notícia foi divulgada pelo site de negócios Bloomberg, ao avaliar as informações que cercam a saída do diretor-executivo da instituição do cargo e a perspectivas de cortes de equipe em breve.

A Singularity é uma escola de referência para grande parte da comunidade que atualmente dirige atenções para os impactos das transformações tecnológicas sobre o futuro. No Brasil, a organização vem se expandindo com acordos realizados com instituições de ensino superior de negócios ou especialistas que passaram por cursos realizados na sede da empresa, nos Estados Unidos.

Transição

Segundo a notícia publicada, as mudanças foram descritas em um email que a Bloomberg acessou, enviado ao corpo docente por Erik Anderson, presidente executivo. Eles marcam um  declínio prolongado para a empresa, que nos últimos anos perdeu uma concessão anual do Google e enfrentou alegações de agressão sexual, peculato e discriminação.

Rob Nail, que dirigiu a Singularity nos últimos oito anos, está saindo para buscar novas oportunidades de carreira, escreveu Anderson no e-mail. A Singularity está conduzindo uma busca no CEO, disse um porta-voz. O anúncio de cortes de empregos foi feito de acordo com a legislação trabalhista dos EUA, que exige aviso de 60 dias para empresas com mais de 100 funcionários, disse o porta-voz.

A instituição se recusou a especificar quantos empregos seriam afetados, mas uma pessoa familiarizada com o assunto elevou o total para cerca de 60. Essa pessoa disse que muitos desses trabalhadores foram informados das notícias enquanto participavam de uma cúpula da Singularity em Atenas, encerrada na terça-feira.

A Singularity — singularidade, em português –, que leva o nome da noção de que um dia os humanos se fundirão com as máquinas, foi criada em 2009, a partir de uma palestra do TED, feita pelo futurista Ray Kurzweil. O grupo opera com fins lucrativos, mas com um mandato de responsabilidade social. Muitos ex-alunos de seus programas dão crédito à organização por ensiná-los sobre conceitos de ponta e ajudá-los a pensar de forma mais abrangente.

Histórias desabonadoras

Outros, sem a notoriedade do outro grupo, reclamam que os programas são exagerados e culturalmente tóxicos. Uma ex-aluna alegou ter sido agredida em 2013 por um astronauta que lecionou na Singularity. Vários executivos foram acusados ​​de irregularidades financeiras, incluindo roubo e fraude. O Google encerrou o suporte a um programa importante na Singularity em 2017, embora uma gerente sênior de programas do Google, Jen Phillips, ainda apareça no site da Singularity como consultora. (O Google disse à Bloomberg no ano passado que ela havia deixado o conselho consultivo.)

Nos últimos anos, a Singularity expandiu suas iniciativas de conferência e educação executiva, incluindo um programa de uma semana de US $ 14.500 em seu campus em Mountain View, Califórnia. O principal programa de estudos de pós-graduação, uma vez gratuito para os alunos, agora é conhecido como Programa Global de Inicialização e custa US $ 30.000 por dois programas pessoais de três semanas, além de um ano em rede virtual.

No email enviado ao corpo docente, Anderson disse que a Singularity procuraria aumentar seu número de membros individuais e corporativos. Ele também transmitiu uma mensagem de Kurzweil e Peter Diamandis, outro fundador e diretor executivo. Os dois homens disseram que a necessidade de resolver “os maiores desafios da humanidade é mais importante do que nunca” e que “permanecem mais dedicados à Singularity do que nunca”.


Em resumo

Edições anteriores

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Futuro da odontologia: nova abordagem torna os enxertos ósseos melhores

Pesquisadores estão tendo sucesso em seus esforços para construir...

Eventos extremos: entidades criam sistema de monitoramento

Plataforma da Fiocruz e do Observatório do Clima mapeia...
Verified by MonsterInsights