quinta-feira, março 28, 2024
23.6 C
Belo Horizonte

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens...

Notas de Conjuntura: 8 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para novos...

Dos motoristas às PMEs: soluções digitais aceleram o setor automotivo

ilustração sobre realidade aumentada. 
Dos motoristas às PMEs: soluções digitais aceleram o setor automotivocelular identificar pessoas e lugares em ambiente aberto. Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Listo e Zul+ buscam oferecer serviços eficientes para o segmento, com tecnologia em soluções digitais acessíveis e inteligentes

O setor automotivo presencia uma retomada nas vendas de veículos novos, assim como o mercado de seminovos vem surpreendendo desde 2020, mesmo com a crise devido a COVID-19. De acordo com a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em março, foram vendidos 177.109 novos carros de passeio e comerciais leves, acrescentados à frota nacional. Na comparação com março do ano passado, o aumento chega a 39%. Esse crescimento se deve a procura das pessoas por um meio de transporte individual e mais seguro em tempos de pandemia, mas também ao fato de empresas estarem impulsionando o mercado automotivo com soluções tecnológicas capazes de facilitar a vida do consumidor final, bem como das pequenas e médias empresas do setor.

Esse ecossistema tem se integrado de forma prática e assertiva. Seja por parte das concessionárias ou do consumidor final, essa cadeia se conecta por meio de tecnologia, em todas as pontas. Um exemplo disso é o Zul+, principal autotech da América Latina, que traz tudo que o motorista precisa na palma da mão, afinal, as pessoas usam cada vez mais o celular para realizar suas atividades. De acordo com pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em seis meses, a proporção de brasileiros que realizaram pagamentos ou compras pelo celular aumentou de 85% para 91%, entre aqueles que acessam a internet pelo smartphone.

E é por toda essa praticidade que os brasileiros procuram que o app busca oferecer de tudo. Com ele, é possível contratar um seguro para seu veículo, pagar estacionamentos de shoppings, multas, IPVA, licenciamentos, pagar combustível e receber alertas de manutenção e de rodízios. Tudo isso pode ser feito de qualquer lugar, com apenas alguns cliques. Além de tudo, ainda é possível adquirir uma tag de pedágio sem mensalidade e se programar para as viagens da melhor forma possível.

“O investimento tecnológico e a internet estão cada vez mais transformando a maneira com que enxergamos o setor automotivo e nos relacionamos com ele. Por isso, o desafio que nos move é oferecer tudo o que uma pessoa precisa em relação ao carro em um único lugar”, afirma André Brunetta, CEO do Zul+. A empresa também tem impulsionado o mercado com um novo recurso oferecido pelo app em que é possível saber o valor do carro para compra, venda e troca. Além disso, também é possível saber qual é a concessionária mais próxima, caso precise de algum serviço.

Nesse sentido, as pequenas empresas do setor, como concessionárias, mecânicos ou pequenas montadoras, também precisam de impulso para fazer a roda girar. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 43% das PMEs ainda fazem a gestão financeira em um caderno e 27% usam apenas uma planilha do Excel. Esses dados revelam que boa parte das empresas não passaram por um processo de digitalização, mas diante da nova realidade imposta pela pandemia, esses negócios precisaram rever seus processos para ganhar eficiência e continuar crescendo mesmo com a crise.

Autonomia financeira

Uma plataforma que tem contribuído para o crescimento das PMEs do setor automotivo é a Listo, fintech tem o propósito de promover a autonomia financeira dos pequenos e médios empresários, e busca descomplicar a gestão dos negócios por meio de soluções inovadoras de pagamento, crédito e gestão financeira. A tecnologia da empresa é proprietária, 100% baseada em nuvem. O carro-chefe da fintech é o produto Listo Fácil, uma plataforma de gestão com ferramentas simplificadas e totalmente integrada com a solução de vendas através de cartão e o recebimento no mesmo dia da transação, independente da quantidade de parcelas em que a venda for realizada.

“Para ajudar ainda mais os nossos clientes com o propósito de vender mais, ampliamos o prazo de parcelamento no cartão de 12 para 18 vezes e continuamos pagando tudo no D0, ou seja, o empreendedor recebe no mesmo dia que a transação foi feita”, afirma Olavo Cabral Netto, CEO da Listo. Outro produto da fintech é o CDC, que permite ao lojista oferecer crédito direto ao consumidor. Com essa solução, a empresa dá acesso para que todo lojista também possa vender através de crediário. Essa solução já está disponível para todo o comércio de veículos e atualmente permite o financiamento de carros e motos, novos e usados, em até 24 parcelas. Além disso, a empresa tem também o KGC, empréstimo voltado para capital de giro das pequenas e médias empresas.

A Listo foi fundada pensando em solucionar um gargalo das PMEs do setor automotivo, que costumam fazer sua gestão financeira manualmente. “Somos uma plataforma na qual o cliente tem autonomia para decidir como gerenciar as finanças, e oferece de forma integrada e gratuita serviços como simulador de preço, conciliação de pagamentos e gerenciador financeiro” explica Olavo. Segundo o executivo, esse serviço “sempre otimizou o dia a dia dos estabelecimentos comerciais, mas em tempos de crise, colaborou para que os comerciantes conseguissem manter seus negócios a todo vapor”, finaliza o CEO da Listo.

Sobre a Listo

A Listo é a fintech que tem o propósito de promover a autonomia financeira de pequenos e médios empreendedores. Fundada em 2014, a empresa foi lançada como uma plataforma all-in-one que oferece de forma integrada e gratuita serviços como simulador de preço, conciliação de pagamentos e gerenciador financeiro. A fintech possui mais de 100 mil clientes em todo o Brasil e atua nos mais variados segmentos como, automotivo, saúde, varejo e alimentação.

Sobre o Zul+

O Zul+ é uma AutoTech focada em ser a melhor companhia para quem tem um carro. Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas. Além da função de pagamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tags de pedágio (que permitem viajar sem pegar filas), acionamento de seguro e pagamento de estacionamento.

Edições anteriores

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram os principais...

Empregos ligados à matemática são mais resilientes em épocas de crise

Estudo sobre a força da matemática destaca que o...

Tendências na saúde: você vai ouvir vozes em seu consultório. E vai conversar com elas

Confira as tendências na saúde. A pandemia mostrou que...

Roteiros de viagem valorizam tendência do turismo do sono

Camas que incorporam alta tecnologia, spas regados a chás...