quarta-feira, abril 9, 2025
19.7 C
Belo Horizonte

Dispositivo é capaz de ler a mente humana

Werable poderia enviar mensagens apenas com o pensamento. Foto: Pixabay.
Werable poderia enviar mensagens apenas com o pensamento. Foto: Pixabay.

Um dispositivo werable consegue entender o que uma pessoa pensa, sem a necessidade de verbalização de uma única palavra. O AlterEgo, como é denominado, possui sensores que captam impulsos elétricos, submetendo-os ao crivo da inteligência artificial (IA) e o robô decodifica os sinais, transformando-os em palavras.

O aparelho, que se apoia atrás da orelha, passa por baixo do maxilar e da boca, e permite uma conversa silenciosa com a IA, sem que ninguém ao redor ouça nada, pois o dispositivo é capaz de propagar sons por dentro do crânio por meio de um sistema de som embutido. Supõe-se que a tecnologia premiada pelo MIT Media Lab, nos Estados Unidos, seria capaz de enviar mensagens de texto apenas com o pensamento, falar sem verbalizações com assistentes virtuais, além de ajudar pessoas com capacidades motoras e cognitivas reduzidas.

O dispositivo criado pelo pesquisador de interfaces fluidas do MIT Media Lab, Arnav Kapur, está em fase de testes conduzidos em hospitais e centros de reabilitação em Boston. A eficácia do AlterEgo é de 92%, ou seja, o sistema entende nove em cada dez palavras.

Kapur, de apenas 24 anos, cresceu em Nova Delhi, na Índia, e ajudou na construção de um rover lunar, um drone feito a partir de impressoras 3D e uma técnica de áudio para narrar o mundo para pessoas com problemas de visão. O autor do AlterEgo já solicitou a patente do dispositivo e pretende lançar a tecnologia no mercado.


Descubra mais sobre Radar do futuro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Edições anteriores

Conversas sobre o futuro: saúde mental & qualidade de vida – 2 de abril

Ascensão do adoecimento mental A sociedade nos próximos anos terá...

Conversas sobre o futuro: saúde mental & qualidade de vida – 26 de março

Novos estudos reforçam os desafios das áreas de recursos...

Conversas sobre o futuro: saúde mental & qualidade de vida – 19 de março

Novos estudos reforçam os desafios da saúde mental, impactada...

5 limitações que interferem na capacidade de prever o futuro

Conheça cinco fatores que podem intervir de forma negativa na capacidade de das pessoas que desejam antecipar as tendências para prever o futuro.

Conversas sobre o futuro: saúde mental & qualidade de vida

Responsabilidade das empresas nos cuidados dos trabalhadores e pesquisas...