O tema deste ano, Aja agora por um mundo pacífico, destaca a necessidade urgente de ação coletiva para prevenir conflitos
Por Vibhu Mishra
ONU
Atividade da agenda global dia 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz, instituido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1981, não recebeu atenção da imprensa global. Muito menos dos jornais brasileiros. Não houve mobilizações de massa. A desatenção ou desinteresse acontecem no momento em que cerca de dois bilhões de pessoas vivem em zonas afetadas pela guerra, 473 milhões de crianças estão em áreas de conflito armado e 305 milhões necessitam de ajuda humanitária urgente.
Há um genocídio em curso, que mata a população civil e expulsa os palestinos. A extrema direita avança em sociedades ocidentais sem controle. O secretário-geral da ONU, António Guterres, comemorou o Dia Internacional da Paz no domingo com um severo aviso de que “nosso mundo em guerra clama por paz”, pedindo às pessoas em todos os lugares que ajam agora para silenciar as armas, curar as divisões e construir esperança.
“Vidas estão sendo dilaceradas, infâncias extintas e a dignidade humana básica descartada, em meio à crueldade e à degradação da guerra”, disse Guterres em uma mensagem para o Dia. “Tudo o que eles querem é paz.” Ele enfatizou que os conflitos atuais não se limitam aos campos de batalha, com seus impactos se espalhando pelas fronteiras, alimentando o deslocamento, a pobreza e a instabilidade. “Devemos silenciar as armas. Acabar com o sofrimento. Construir pontes. E criar estabilidade e prosperidade. ”
Foco nas mulheres e nos jovens
O Dia Internacional da Paz foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 1981 e posteriormente designado como um dia de não violência e cessar-fogo. O tema deste ano, Aja agora por um mundo pacífico , destaca a necessidade urgente de ação coletiva para prevenir conflitos, combater o ódio e a desinformação e apoiar os construtores da paz, especialmente mulheres e jovens.
A paz não pode esperar
O Sr. Guterres destacou a ligação entre paz e desenvolvimento sustentável, observando que nove dos dez países com maiores dificuldades de desenvolvimento também sofrem conflitos. Ele também alertou contra o racismo e a desumanização, apelando, em vez disso, à “linguagem do respeito” e do diálogo.
A comemoração deste ano ocorre na véspera da semana anual de alto nível da Assembleia Geral da ONU, quando líderes mundiais se reúnem em Nova York para debater desafios globais – desde guerras e mudanças climáticas até igualdade de gênero e os riscos e oportunidades transformadores representados pela inteligência artificial.
O Secretário-Geral disse que o momento ressalta a necessidade de um esforço internacional conjunto pela paz, à medida que as divisões aumentam e a instabilidade cresce. “ Onde há paz, há esperança ”, disse o Sr. Guterres. “ A paz não pode esperar – o nosso trabalho começa agora.”

