Coworkings: novos comportamentos de trabalho segundo frequentadores

0
186
pessoas trabalhando em um espaço compartilhado de trabalho - coworkings
Spaces Vila Madalena Crédito: Pikitz

Falta de estrutura na residência, busca por maior produtividade e encontro com amigos estão entre os principais motivos para o uso de coworkings.

O enfrentamento à pandemia acelerou a adesão ao trabalho híbrido — aquele em que o colaborador pode escolher se trabalha de casa, do escritório corporativo ou de um coworking.

Para entender o que está levando mais pessoas aos coworkings, o BeerOrCoffee, maior plataforma de escritórios flexíveis do país, agregando mais de 1.100 espaços em 160 cidades brasileiras, realizou uma pesquisa com frequentadores no último trimestre de 2020 — período que viu a demanda crescer 70% em relação ao trimestre anterior.

Os entrevistados eram usuários do OfficePass, uma assinatura em que pequenas, médias e empresas passam a disponibilizar a seus colaboradores, com mais flexibilidade e mais segurança, toda a rede BeerOrCoffee, formada por unidades das maiores redes do país, como Wework, Regus, Spaces, Selina e Impact Hub, entre outros espaços compartilhados.

As três principais mudanças constatadas foram:

  • Quem não tinha infraestrutura adequada em sua própria residência passou a optar por um coworking próximo de casa;
  • Quem buscava ser ainda mais produtivo escolheu lugares que considerava mais criativos para trabalhar;
  • Quem sentia falta dos colegas de trabalho encontrou nos coworkings um espaço de convivência que segue os mais rígidos protocolos de segurança.

Do total, 10% dos entrevistados afirmaram que vão todos os dias para os coworkings. Mais de 70% dos entrevistados vão 3 vezes por semana a um coworking e revezam esses espaços com o home office.

“A pesquisa aponta que o trabalho híbrido vai crescer de forma exponencial e se tornar cada vez mais comum para milhões de profissionais em todo o mundo, inclusive no Brasil. Eventos inesperados como a pandemia fazem com que o futuro do trabalho seja adiantado e, nesse momento em especial, acredito que o futuro foi antecipado em 10 anos. É algo que já estava acontecendo e a pandemia somente acelerou o processo. Isso significa que, definitivamente, o formato de trabalho híbrido é uma tendência que veio para ficar”, disse Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee, a maior plataforma de coworkings do país.

Para dar um exemplo, confira o depoimento do Thiago Palmeira, executivo da Creditas, startup do segmento de serviços financeiros, em que os colaboradores contam com o OfficePass, uma das principais soluções do BeerOrCoffee: “Me deparei com o vizinho do andar de cima fazendo uma reforma em pleno horário do meu expediente, a furadeira estava funcionando a mil por hora, impossível participar de uma reunião ou entrar em contato com algum cliente, o barulho da furadeira ganhava fácil. Para minha sorte, a Creditas começou uma parceria com uma plataforma de coworkings, o BeerOrCoffee. Pesquisando, encontrei uma unidade na rua onde moro, até então desconhecida por mim. Bastava clicar na reserva e atravessar a rua.

Pronto, o dia de trabalho foi salvo!”.

Assista ao vídeo sobre o funcionamento do OfficePass aqui.

Entenda o BeerOrCoffee

O BeerOrCoffee é a maior plataforma de tecnologia de escritórios flexíveis do país — também conhecidos como coworkings. O negócio permite que qualquer empresa ou profissional tenha acesso a mais de 1.000 espaços de trabalho, em 160 cidades de todo o Brasil, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Conecta pessoas e organizações de todos os perfis e tamanhos a esses espaços de trabalho.

A cada dia, novos parceiros (os espaços de coworking) se juntam à rede, agregando cada vez mais opções à plataforma. Por meio de uma curadoria dos melhores espaços de trabalho do país, a startup atende a todas demandas e necessidades dos seus clientes (que são empresas de todos os tamanhos, incluindo grandes marcas, como Itaú, iFood e Algar Telecom), independentemente do gosto, do bolso e da localização.

O modelo de negócio da empresa é inovador e único no Brasil e no mundo porque une a tecnologia às demandas cada vez mais essenciais para as pessoas e as organizações. Por meio do seu aplicativo, os colaboradores das empresas clientes do BeerOrCoffee têm a liberdade e a flexibilidade de escolher o espaço de trabalho mais próximo das suas casas, por exemplo, com conforto, tranquilidade e segurança.

Entenda o OfficePass

Entre as soluções que a plataforma oferece no mercado, destaca-se o OfficePass, que, com uma única assinatura, permite o acesso a mais de 1.000 espaços de trabalho.

É a mesma coisa de uma empresa ter centenas de escritórios à disposição, mas com uma grande vantagem em relação aos escritórios tradicionais: os espaços da rede BeerOrCoffee são utilizados conforme a demanda de cada organização e de seus colaboradores. Com isso, não há ociosidade e os clientes da plataforma só pagam por aquilo que usam, o que traz economia de recursos.

Além do acesso aos espaços de trabalho sob demanda, o Office Pass permite o acesso a dados de uso e foco no que investir. É possível, por exemplo, acompanhar e ver relatórios de uso dos colaboradores — se estiverem trabalhando em home office, da sede da empresa ou em coworkings. Essa solução do BeerOrCoffee ainda permite melhorias no home office dos colaboradores, mostrando como está a estrutura, a iluminação, a velocidade da internet, os custos de trabalhar em casa e outras.

Dentro da plataforma, os clientes contam com espaços para todos os estilos e localizações, incluindo as melhores redes: Wework, Regus, Spaces, Nex e Impact Hub.

Como funciona na prática

Para dar um exemplo prático, o Banco Inter é um dos clientes da plataforma. Como a instituição financeira precisa realizar projetos nas mais diversas cidades do país, é comum que a empresa conte com muitos funcionários em deslocamentos constantes em vários municípios do Brasil. Em vez de esses profissionais terem de fazer todo o trâmite e encarar a grande burocracia para se estabelecer em um escritório tradicional, eles usam a rede BeerOrCoffee e encontram um espaço de trabalho totalmente pronto para realizar suas atividades de forma prática, rápida e eficiente.

“Contratar o BeerOrCoffee foi uma decisão muito acertada para o Banco Inter. A parceria é essencial para os nossos serviços de mobilização e desmobilização de equipes em dezenas de cidades no país. Como temos centenas de colaboradores que precisam de mobilidade, a escolha pelos coworkings otimizou todos nossos processos”, disse o Engenheiro e Gestor de Facilities do banco, Pedro Quadros.

“Também ganhamos agilidade em diversas burocracias, como nas contas a pagar, pois hoje só precisamos quitar um único boleto. Além disso, tivemos uma grande economia de recursos, que ultrapassa o valor de R$ 1 milhão ao ano”, acrescentou o executivo.

Benefícios da plataforma

Flexibilidade e qualidade de vida – É possível trabalhar de onde quiser, em mais de 1.100 espaços de coworking espalhados por mais de 160 cidades brasileiras. Com isso, as pessoas têm muito mais qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Os colaboradores das empresas clientes do BeerOrCoffee têm acesso a escritórios compartilhados em algumas das localizações mais privilegiadas do país, como Vila Olímpia (SP), Savassi (BH) e Glória (RJ), entre outros. Confira: Rio de Janeiro; São Paulo; Belo Horizonte; Curitiba.

Economia de recursos e tempo – Os espaços de trabalho compartilhados oferecem uma infraestrutura completa por um preço bem mais baixo, já que os custos são rateados entre todos os frequentadores e residentes. Contudo, por ser uma rede que reúne diversos espaços e os conecta a clientes, o BeerOrCoffee consegue um preço ainda melhor. Portanto, os nossos parceiros têm acesso a condições diferenciadas para trabalhar de onde quiserem.

Colaboração – Os ambientes de escritórios compartilhados oferecem diversos estímulos para uma cultura colaborativa entre profissionais e empresas de diversos ramos de atuação. Dessa forma, é possível criar laços que proporcionem oportunidades de negócios e troca de experiências. Além disso, o frequentador tem a oportunidade de estreitar relações dentro e fora do trabalho. Nos coworkings, há inúmeros eventos e oportunidades para networking e socialização.

Processos descomplicados – Cuidar de um escritório próprio é muito trabalhoso. Então, por que não deixar essas tarefas operacionais com especialistas do ramo e focar no core business da sua empresa? Com o BeerOrCoffee, você não precisa se preocupar com nada que esteja relacionado à estrutura do escritório, já que os responsáveis por providenciar tudo que a sua empresa precisa são os espaços de coworking. Esqueça das contas de água, luz, internet, IPTU e tantas outras que vêm atreladas a um espaço de trabalho convencional. De acordo com as suas necessidades, é possível encontrar o local perfeito, com todos ambientes e serviços necessários para a sua empresa performar ao máximo do seu potencial.

Saiba mais sobre o BeerOrCoffee

O BeerOrCoffee foi criado em 2015, em Belo Horizonte – faz parte do San Pedro Valley, uma das maiores comunidades de startups do país. Hoje, tem base no Cubo Itaú, em São Paulo, mas sua equipe, com mais de 60 colaboradores, trabalha 100% no modelo remoto e distribuída em mais de 5 países. Já participou de rodadas de investimento, a última foi em 2018, quando recebeu aporte de Kees Koolen, fundador do Booking.com e investidor ativo em todo o mundo. Conheça mais sobre o BeerOrCoffee no site www.beerorcoffee.com.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.