sexta-feira, abril 19, 2024
20.2 C
Belo Horizonte

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia...

Notas de Conjuntura: 12 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

Como a Inteligência Artificial influencia na educação

Especialista do Centro Universitário FEI explica a importância de inserir aprendizado de máquinas em sala de aula cada vez mais cedo

Com a constante evolução da tecnologia, as máquinas e computadores também precisam se adaptar às novas tendências e aprenderem novas formas de executarem suas funções. Por isso, pesquisas e estudos focados em Inteligência Artificial (I.A.) têm se tornado cada vez mais frequentes ao redor do mundo.

Apesar de não ser uma área nova, as discussões sobre o tema nunca se fizeram tão necessárias, já que a maior parte da população global tem contato diário com aparelhos que utilizam I.A., seja em smartphones, Smart TVs, veículos, serviços e até caixas de som.

Trazendo a I.A. para as salas de aula

Para aprendermos a lidar com essa tendência inerente à revolução digital que vivemos, tanto de forma prática quanto ética, nada melhor do que termos contato com I.A. desde nossa formação básica. De acordo com estudo elaborado pelo SESI e SENAI, sistemas tutoriais inteligentes devem ser adotados por entre 11% e 30% das escolas brasileiras até 2022, podendo chegar a 50% em 2030.

Também é de extrema importância que graduandos em Administração, Engenharia e Ciência da Computação possam trabalhar com aprendizado de máquinas ainda dentro das universidades. O Centro Universitário FEI, por exemplo, aplica essa técnica na visão computacional de robôs e em trabalhos com classificação de textos, detecção de objetos e otimização de jogos digitais, entre diversas outras aplicações como afirma o professor de Ciência da Computação, Danilo Perico.

“Dentre vários outros conceitos, os alunos têm contato com as Redes Neurais, inclusive em laboratório, onde precisam utilizar as técnicas aprendidas de I.A. para resolver os diversos tipos de problemas que são apresentados. Esta é uma ótima forma de prepará-los para os desafios do futuro”, explica Perico.

Congresso FEI de Inovação e Megatendências

Entre os dias 15 e 17 de outubro, a FEI realiza a 4ª edição do Congresso FEI de Inovação e Megatendências 2050, que tem como tema principal a “Inteligência Artificial e o SER do Humano”. Com transmissão on-line para o público externo, o evento é considerado um dos maiores sobre inovação do País, contando com painéis, debates e a participação de CEOs, presidentes e executivos de diferentes companhias.

Para saber mais sobre a programação do Congresso, como assistir online e outras informações, acesse: www.fei.edu.br/congressodeinovacao/

Para conferir mais informações sobre as graduações e novidades da FEI, acesse: fei.edu.br ou siga a Instituição nas redes sociais em fei.edu.br/redes

 

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro