Após a pandemia, a crise que impactou o mercado de locação e venda de salas comerciais vazias tende a permanecer. É sem volta ao normal. O que fazer, então?
CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro
O que fazer com aquela sua sala comercial que há meses ou anos está anunciada para locação, mas não encontra interessados? E nem adianta oferecer condições super especiais de pagamento. Ou o que você fazer se você até colocou a sala à venda por metade do preço da compra, mas também não há quem faça uma proposta? Que destinação devo dar para o andar inteiro que possuo em um prédio de 12 andares desocupado?
Para quem tem dúvidas sobre como resolver a dor de cabeça provocada por imóveis encalhados, geradores de prejuízos permanentes e sem interessados em alugar ou comprar, talvez a melhor resposta seja a busca de soluções fora da caixa. Criatividade é tudo neste momento em que as empresas descobrem que as condições são ideais para o home office ou o trabalho híbrido.
Criar novos usos para os espaços, converter ambientes de trabalho administrativo em locais para armazenamento de mercadorias ou montar estruturas polivalentes, entre outras possibilidades, são tendências a observar nos próximos anos. Afinal, se antes mesmo da pandemia já havia alguma dificuldade de negociação de salas de escritórios e prédios comerciais, a situação foi agravada após a revolução do trabalho em casa.
A tendência
A adesão ao home-office impacta o presente e o futuro do mercado de imóveis destinados a empresas e profissionais em cidades ao redor do mundo. Quem esperar a recuperação da economia e uma onda de candidatos aos escritórios, como locatários ou compradores, provavelmente pode acumular mais prejuízos com suas propriedades.
Foto: Hands off my tags! Michael Gaida from Pixabay
Soluções criativas
No exterior, onde a crise do excesso de oferta e a baixa procura de imóveis comerciais também é uma realidade que atormenta proprietários e corretores, investidores aproveitam o momento para desenvolver propostas criativas inovadoras. Salas não precisam ser sinônimo de escritórios, ambientes onde pessoas são distribuídas em mesinhas voltadas para a parede e destinadas a atividades administrativas ou de atendimento a clientes.
Matéria publicada pelo site Crunshbase revela, por exemplo, a história de Wilfred Valenta, fundadora da startup Silofit , com sede em Montreal e Miami. Ela identificou a possibilidade de reaproveitar espaços comerciais como microacademias, disponíveis para personal trainers, que podem alugar para trabalhar de forma privada com os clientes. Ou que pessoas alugam para realizar exercícios sozinhas ou com outras pessoas.
A Silofit é uma iniciativa entre um número crescente de startups que estão reaproveitando espaços comerciais, já que muitos trabalhadores continuam desempenhando suas funções em casa, mesmo depois da pandemia. Com altas taxas de vacância de escritórios em muitas das principais cidades dos Estados Unidos, várias startups estão transformando espaços não utilizados em centros de distribuição de alimentos, espaços de armazenamento de produtos, academias personalizadas, salas de aula para micro escolas e ambientes de aprendizado. Até mesmo para espaços de coworking, entre outros usos.
O que fazer com as salas comerciais vazias
Confira abaixo uma lista de alternativas de destinação das salas comerciais. Elas têm em comum a busca por flexibilidade e a aplicação da criatividade para atrair interessados potenciais:
1- Espaço multifuncional
Faça um esforço e tente olhar a sua sala, mesmo pequena, com espírito aberto. Tente pensar diferente. Você pode eliminar escrivaninhas voltadas para a parede e abandonar a decoração do escritório. Imagine o cenário de uma sala de estar pequena, como uma kitnet. Adicione algumas mesas com estilo próprio, cadeiras, sofás, integração de tecnologia com espaços e pintura adequada para produção de vídeos, com chroma key. Prateleiras e armários somem. Então, haverá um ambiente que pode ser usado tanto como uma sala de confraternização ou para conferência ou reunião improvisada ou como espaço reservado de estudos. Um lugar que parece um consultório de psicanálise futurista ou cenário para filmagens ou fotos com a oferta de aparelhos de realidade virtual.
2- Ambiente de isolamento para candidatos a ermitão
Nem sempre um ambiente de coworking é a melhor solução para os profissionais que foram transferidos, voluntariamente ou não, para o trabalho remoto. Os escritórios compartilhados têm custos relativamente elevados para quem deseja espaço mais independente. Há pouca privacidade, além da possibilidade de distrações a todo tempo. Então pense que nem todo mundo é jovem ou trabalha com tecnologias e inovação.
Para quem trabalha em casa, mas que precisa de um espaço eventual exclusivo, silencioso e sem movimento, a sua sala pode ser uma alternativa. O lugar em que é possível estar absolutamente sozinho, sem sons exteriores. A esta demanda podemos dar o nome de candidatos a ermitão. Que pode ser um estudante de doutorado, em processo de finalização de uma tese. Ou um jornalista escrevendo a versão final de uma grande reportagem.
3- Centro de armazenamento e distribuição
Com a demanda crescente de consumidores que desejam receber suas compras rapidamente, virá uma demanda crescente de utilização de espaços de antigos escritórios transformados em centros de distribuição de produtos em centros de distribuição de produtos. O comércio eletrônico vai continuar crescendo em ritmo acelerado nos próximos anos, demandando novas estratégias de logística para a entrega das compras.
Também como alternativa, uma sala pequena na região central de sua cidade pode ter o espaço suficiente para um comerciante, vizinho do seu endereço, estocar produtos. Uma grande vantagem desta alternativa é que o proprietário do imóvel não precisa investir em decoração do ambiente.
4- Microcursos exclusivos
Cursos de curtíssima duração, especialmente no formato de oficinas ou workshops, prometem bons resultados em um lugar que não se pareça com uma sala de reunião tradicional. Uma decoração mais leve e informal, como uma ambiente de estar, favorece a expansão da criatividade. É necessário entender que as atividades presenciais não vão morrer. Você pode aproveitar o seu ambiente para explorar o seu conhecimento em cursos destinados ao seu grupo profissional. Ou convidar amigos e conhecidos para compartilhar experiências e aprendizados acumulados.
5- Espaço de experimentações
A pandemia forneceu um palco para as tecnologias mostrarem a sua maturidade. O momento é favorável para profissionais se anteciparem às inovações e apropriar das mudanças que virão pela frente, transformando profissões e setores produtivos. As salas fechadas hoje podem ser o laboratório de antecipação de aplicações de sistemas de inteligência artificial, internet das coisas, automação, realidade virtual e aumentada e holografia. São tecnologias e conceitos que estarão cada vez mais disponíveis e com pessoas ávidas por compreensão sobre os seus impactos.
O que muda no mercado imobiliário nos próximos anos?
Confira em primeira mão as análises sobre o segmento.
Inscreva-se ao lado
Em resumo