domingo, abril 28, 2024
28.8 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Brasileiros preferem fazer compras online no período da tarde

Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, afirma que 38% dos pedidos realizados ocorrem no período vespertino

O Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, afirma que o período da tarde é o preferido pelos brasileiros comprarem online. De acordo com os dados mapeados pela companhia durante o ano de 2018, 38% dos pedidos realizados em e-commerce são feitos nesse horário, enquanto 33% são realizados à noite. Em seguida, vêm as compras pela manhã (23%) e madrugada (6%).

As categorias mais compradas no período vespertino, segundo o levantamento, são: Moda e Acessórios, Telefonia e Beleza e Perfumaria. Em menor grau, informática e eletrodomésticos também aparecem como alvo do consumidor durante a tarde. “A ampla oferta de e-commerces para os setores de moda e beleza tem atraído cada vez mais clientes. A praticidade de comprar sem perder tempo em filas, de maneira simples e segura impulsiona o aumento desses setores”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Consumidores de todas as idades optam por fazer compras nesse período: os que têm até 35 anos concentram a maior parte (52%) enquanto os que têm a partir de 36 anos ficam com 48% das compras realizadas nesse período.

Para o executivo, a preferência pelo período da tarde está ligada ao acesso ao computador. “Durante a manhã, muitos consumidores estão no trânsito ou em transporte público, o que dificulta o acesso ao e-commerce. Já à noite, as preocupações com o lar e filhos, por exemplo, tomam o espaço na rotina de grande parte dos brasileiros. Portanto, o período da tarde acaba sendo o de maior interação com o computador, plataforma preferida pelos consumidores para interagir com o e-commerce”, explica Dias.

A única exceção à rotina mostrada pelo Compre&Confie está na Black Friday. Pela própria característica da promoção, a maior parte das compras on-line nesse período foi feita à noite (37%), enquanto os pedidos vespertinos (32%) ficaram em segundo lugar. “Na Black Friday, as ofertas começam a aparecer durante a noite e por isso há a preocupação do consumidor em conseguir aproveitá-las antes que esgotem”, completa Dias.

Sobre o Compre&Confie

O Compre&Confie é uma nova empresa da ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre&Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Em resumo

Edições anteriores

IBGE identifica endereços existentes no Brasil

Os dados em grau máximo de detalhamento são fontes...

Quase um terço da população dos EUA é sem religião

Cerca de 28% dos adultos norte-americanos não têm filiação...

Notas de Conjuntura: 19 de janeiro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para avanços da extrema-direita...

Falência da WeWork: os espaços de coworking estão com os dias contados?

Matéria da BBC avalia as dúvidas em torno do...

Calor excessivo e chuvas intensas atestam mudanças no comportamento do clima

“Nós temos ferramentas para avaliar como o clima tem...