Ping An Good Doctor, plataforma completa de ecossistema de saúde, que começa a ser implantada em cidades chinesas
Ping An Good Doctor, plataforma completa de ecossistema de saúde, que começa a ser implantada em cidades chinesas

Carlos Teixeira
Radar do Futuro

A solução da dificuldade de levar médicos para áreas remotas brasileiras, como aldeias indígenas na Amazônia, regiões pobres do Nordeste ou a periferia das grandes cidades, pode estar na China. Afinal, a saída para o aumento da oferta de serviços de saúde passará pela tecnologia, e não pela formação de multidões de especialistas.

Uma alternativa para o atendimento da população será algo parecido com a Ping An Good Doctor, uma plataforma completa de ecossistema de saúde, que começa a ser implantada em cidades chinesas. Em resumo, é uma minúscula clínica sem pessoal que emprega inteligência artificial.

Os pacientes podem se sentar na clínica de três metros quadrados e conversar com um sistema especializado de inteligência artificial, chamado AI Doctor, sobre seus sintomas. O médico “na nuvem” da internet reúne o histórico médico e elabora um plano de diagnóstico, que será então passado para um consultor especialista por meio da telemedicina.

Medicina inteligente

As clínicas em miniatura, chamadas de “Clínicas de Um Minuto”, podem então conectar pacientes com um médico na equipe médica interna da Ping An Good Doctor. O sistema também incluirá uma cabine de medicina inteligente, na qual os pacientes podem obter sua medicação após obter o diagnóstico. Incluirá mais de 100 medicamentos comuns.

As clínicas de um minuto já foram instaladas em oito províncias e cidades da China. A Ping An Good Doctor assinou contratos de serviços para quase mil unidades, fornecendo serviços de saúde para mais de 3 milhões de usuários. Atualmente, as clínicas fornecem consultas on-line para mais de 2 mil doenças comuns e podem responder imediatamente a dezenas de milhares de consultas médicas e de saúde para os usuários, com um nível de precisão padrão internacional.

Cada clínica de um minuto tem mais de 100 categorias de medicamentos comuns, todos refrigerados criogenicamente para garantir sua qualidade. Se um usuário precisar de um medicamento que não esteja armazenado no estande, ele poderá comprá-lo on-line por meio do aplicativo Ping An Good Doctor e aproveitar os serviços de entrega de medicamentos de uma hora oferecidos pelas farmácias da cooperativa.

Desenvolvimento

Executivos da Ping An Good Doctor asseguram, em entrevista para o portal South China Morning Post, que “as clínicas de um minuto da empresa apresentam serviços de consulta on-line precisos e eficientes. O “AI Doctor” foi desenvolvido pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento com mais de 200 especialistas em IA de classe mundial e acumulou mais de 300 milhões de dados de consultas.

Quando os pacientes usam o serviço de consulta em Clínicas de Um Minuto, o “Médico AI” age como um médico de verdade e coleta os sintomas dos usuários e o histórico da doença antes de fornecer uma sugestão diagnóstica preliminar. O médico experiente real, em seguida, se junta à consulta com recomendações suplementares para garantir a precisão de todo o processo de consulta.

Instalada na cidade histórica de Wuzhen, a Clínica de Um Minuto já é muito popular entre os moradores e turistas que a visitam todos os dias para consultas. Liu, moradora de Wuzhen, disse ao South China Morning Post: “O tempo está frio e meu filho ficou doente, então eu tentei a clínica de um minuto. Os médicos on-line são muito meticulosos e economizam muito tempo de registro e filas. Além disso, as clínicas de um minuto estão abertas 24 horas e é conveniente comprar medicamentos à noite. Se tais serviços puderem ser popularizados, isso tornará a vida mais conveniente ”.

Atendimento a trabalhadores

Além de ser colocado em comunidades e farmácias, um estande de One-minute Clinics também foi colocado na fábrica da Volkswagen no distrito de Jiading, em Xangai, para prestar serviços a dezenas de milhares de funcionários. Esta clínica oferecia medicamentos comuns para ferimentos e contusões depois de conhecer a natureza do trabalho dos funcionários da Volkswagen.

Wang Tao, fundador e CEO da Ping An Good Doctor, planeja construir centenas de milhares dessas clínicas sem pessoal em todo o país em três anos”. De acordo com um comunicado de imprensa , as clínicas virtuais podem estar em qualquer lugar, desde farmácias a escolas e centros comerciais a estações de serviço rodoviárias.

A Ping An vem crescendo sua influência na Ásia. No início deste mês, a Ping An Good Doctor anunciou um Memorando de Entendimento com o Bangkok Dusit Medical Service , a maior rede de saúde da Tailândia. O MoU descreve como as duas empresas irão integrar e trocar seus recursos médicos experientes on-line e off-line.

A empresa também tem arrecadado dinheiro para sua oferta de IPO. Segundo a Reuters , Ping An Good Doctor levantou 1,1 bilhão em seu IPO em Hong Kong em abril deste ano. A empresa aposta que terá a solução comum a cidades da China e de outros países com enorme escassez de profissionais. Os chineses contam com 1,8 médicos para cada mil pessoas, em comparação com 2,5 por mil nos EUA e 3,4 por mil na Austrália e 2,18 por mil no Brasil.