quinta-feira, novembro 21, 2024
23.2 C
Belo Horizonte

Uma agenda de inovação para empresários brasileiros

 

O mercado empreendedor brasileiro é rico em atividades industriais com grande capital investido. Como permitir que as empresas sobrevivam às transformações? Foto por Pixabay em <a href="https://www.pexels.com/photo/blur-brainstorming-business-close-up-269448/" rel="nofollow">Pexels.com</a>
O mercado empreendedor brasileiro é rico em atividades industriais com grande capital investido. Como permitir que as empresas sobrevivam às transformações? Foto por Pixabay em Pexels.com

Por Fernando Aguirre *

No meio da discussão sobre novas tecnologias, desafios e oportunidades para empresários, qual é a aplicabilidade e acessibilidade deste novo mundo para empresas pequenas e médias? Uma visão cartesiana impõe uma limitação inicial a este mercado, que possui orçamentos menores para investimentos em projetos de inovação. Menor receita, menor orçamento. Mas isso está no rol de necessidades reais e de forma consciente? A transformação digital é para todos ou para quem tem acesso ao capital em larga escala?

Consideremos os modelos de receita exponencial de startups e empresas calcadas em tecnologia, com acesso ao cliente universal e quase ilimitado, em que os recursos para provimento do serviço estão sob domínio do próprio mercado e são compostos de informação sobre desejos e necessidades desse mesmo cliente. Propositadamente, uso o exemplo mais conhecido: os aplicativos de transporte. São empresas que surgiram de empreendedores e acabam se tornando unicórnios. Qualquer pequeno empresário deseja tornar sua empresa grandiosa.

O número de empresas com estas características ainda é reduzido por algumas razões: mercado inadequadamente explorado e clientes com necessidades a serem satisfeitas; pouquíssimas empresas com potencial de sucesso em escala exponencial, por (falta de) velocidade para entrar no mercado ou por investimentos já realizados.

O mercado empreendedor brasileiro é rico em atividades industriais com grande capital investido. Como permitir que as empresas sobrevivam às transformações? Quais são as opções de uma pequena e média empresa (PME) para crescer? Será que uma grande empresa não tem mais riscos e mais a perder ao fazer movimentos maiores de mudança? Em outras palavras, mover um transatlântico é muito mais difícil do que uma PME.

Em interações com o mercado, vemos que o maior desafio é conhecimento. Tanto do empresário, para entender como este novo mundo funciona, quanto na ausência de mão de obra qualificada. A velocidade é muito importante e precisa ser desenvolvida a partir de fatores de capacitação. Em primeiro lugar, o modelo mental adequado. Baseados em nossa pesquisa “Retratos de Família”, as empresas de menor porte, familiares, oferecem menos atrativos para aquisição e retenção de talentos.

Em segundo lugar, está o investimento em novas competências e aquisição de perfis de talentos rejuvenescidos. As novas competências devem se pautar por buscar real conhecimento das necessidades do mercado-alvo da empresa e como este mercado poderá ser melhor atendido, ampliado e fidelizado.

O empreendedor precisa cuidar da agenda de pessoas, atraindo gente adequada. O foco em atrair pessoas corretas é remédio para vários desafios, inclusive a possível ignorância sobre toda esta transformação que poderá impactar suas receitas de forma implacável.


  • Fernando Aguirre é sócio de Mercados Regionais da KPMG no Brasil.

Edições anteriores

Em 2036, aos 80 anos longevidade rima com vitalidade

Descobertas científicas e as tecnologias disponíveis favorecem as chances...

Beleza colorida e saudável: o futuro da maquiagem

Você está em 2025. O isolamento social acabou e não é preciso usar máscara. Como está o setor de maquiagem? Venha conosco e dê um pulo até o futuro.

Futuro da medicina: até 2030, hospitais poderão ser uma coisa do passado

Para especialista do Fórum Econômico Mundial, o futuro da...

Adulteração de áudios e vídeos com uso de IA e o risco para o mundo empresarial

O eleitor é enganado, acreditando ser o candidato o...

Quais são as tendências do varejo para 2024?

Indústria e varejo devem caminhar cada vez mais juntos...
Verified by MonsterInsights