quinta-feira, março 28, 2024
26.4 C
Belo Horizonte

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens...

Notas de Conjuntura: 8 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para novos...

Trabalho e tecnologia em 2050 – O futuro do trabalho e das profissões

Relatório com resultados de levantamento de especialistas globais sobre o futuro será apresentado em São Paulo no dia próximo dia 26 de junho.

Radar do Futuro

As futuristas Rosa Alegria e Jaqueline Weigel apresentam no próximo dia 26 de junho, em São Paulo, os resultados de um estudo global desenvolvido pelo Projeto Millennium, iniciativa do Conselho Americano da Universidade das Nações Unidas (UNU). O projeto tem o objetivo de organizar uma rede internacional de planejamento, com cerca de 700 pesquisadores, futuristas, acadêmicos, executivos, legisladores, educadores e cientistas.

A palestra “Trabalho e tecnologia em 2050 – O futuro do trabalho e das profissões” apresenta dados, informações e análises para tomada de decisões urgentes, já em 2019. Mais de 450 especialistas compartilharam suas visões e projeções em quatro questionários orientados pela metodologia Delphi em Tempo Real.

Para as palestrantes brasileiras, o mundo não está alerta para as estratégias de longo prazo que podem ser encaminhadas a questões centrais na compreensão do que será a sociedade dos próximos anos. “Nossos estudos indicam que melhorar o ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática é importante, mas insuficiente para responder ao desemprego no futuro, em vista da aceleração dos avanços da inteligência artificial, robótica, impressão 3D/4D, biologia sintética, drones, nanotecnologia, análise em nuvem e futuras sinergias entre todas essas tecnologias”.

Em alguma medida, o mundo está consciente do aumento da concentração de riqueza, diferenças de renda ampliando, crescimento econômico sem geração de emprego. Também reconhece a emergência do que parece ser a nova ordem, em que o retorno sobre o investimento em capital e tecnologia tem sido mais vantajoso que investir no trabalho. Além de que novas tecnologias podem substituir muito da capacidade física humana e do trabalho mental, e o desemprego estrutural a longo prazo está no panorama do “business-as-usual”.

Mas a consciência não parece ser suficiente. É necessário conhecer e reagir.

Serviço

Obtenha mais informações e inscreva-se clicando aqui

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro