quinta-feira, novembro 21, 2024
25.8 C
Belo Horizonte

Supermercados phygital: a próxima onda do varejo

O novo conceito surge a partir de um entendimento cada vez mais aprofundado do estilo de vida do consumidor. Foto por Pixabay em Pexels.com
O novo conceito surge a partir de um entendimento cada vez mais aprofundado do estilo de vida do consumidor. Foto por Pixabay em Pexels.com

* Marcelo Bernardino

Tecnologias avançadas ganham cada vez mais espaço no varejo. Do início das discussões a respeito de lojas “omnichannel” ao uso de tecnologias avançadas para inserir em ambientes físicos aspectos digitais– os chamados Phygital – foram realizadas transformações importantes e significativas, um caminho que não deve ter fim tão cedo.

Considerando especificamente o cenário de América Latina, é possível observar o esforço de grandes varejistas para se adaptar à nova tendência do varejo ao analisar a busca recente por parcerias com gigantes de tecnologia. Na prática, isso significa que não basta estar presente nos canais físicos e digitais, com e-commerces capazes de satisfazer às necessidades do consumidor, mas sim promover uma experiência de compra encantadora também nos pontos físicos, aperfeiçoando pontos como o self check-out e reconhecimento facial.

Um exemplo do amplo potencial a ser explorado nesse sentido está ligado ao ambiente dos supermercados: hoje, os produtos frescos vendidos nesses estabelecimentos respondem por grande parte dos itens comprados nas lojas físicas – mas são a minoria nas vendas online. A dificuldade de logística e a mudança dos hábitos do consumidor ainda representam barreiras a serem superadas, com um potencial de ganhos enorme.

Esse novo conceito surge a partir de um entendimento cada vez mais aprofundado do estilo de vida do consumidor. Novos clientes buscam informações novas a todo momento, exigem transparência e buscam novas soluções constantemente. Atender às demandas deste público, no fundo, é oferecer uma relação comercial personalizada, mais ágil e simples, utilizando a tecnologia como meio para alcançar este objetivo.

As novas fórmulas de distribuição, com sistemas para melhorar a gestão de transportes e armazéns; ferramentas e aplicações setoriais (tais como sites, soluções de etiquetagem, gestão de tarifas, frotas…), ou soluções de gestão empresarial, são apenas algumas das áreas em que é necessário aportar valor para se adaptar aos novos cenários exigidos pelo setor no futuro, em que tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial, analytics, blockchain ou realidade virtual e aumentada podem fazer a diferença.

As recentes movimentações no setor demonstram o potencial de investimentos nesse sentido. A união de negócios entre uma das maiores redes de hipermercados do mundo e uma tecnológica com o objetivo de rastrear entregas via blockchain mostra o pontapé inicial para esse processo. A aquisição de uma empresa de delivery por outra gigante supermercadista como parte dos esforços para avançar no canal online de varejo alimentar também mostra que é necessário aproveitar o que o mundo digital tem a oferecer para transformar a relação com o consumidor.

Estes novos hábitos de compra estão associados à criação de novos marketplaces, físicos ou virtuais, onde o consumidor pode ter satisfação pessoal durante a compra. Com isso, as empresas buscam fazer do momento da compra um prazer emocional e não uma obrigação. Companhias vencedoras vão aproveitar o máximo potencial disso para trazer resultados eficazes ao longo do tempo.


  • Diretor de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Como será o Consultório 2030?

Evento Talks Unimed reuniu especialistas em conversas sobre impactos...
Verified by MonsterInsights