quinta-feira, novembro 21, 2024
23.2 C
Belo Horizonte

Sociedade civil denuncia desmonte da governança dos ODS no Brasil

GT Agenda 2030 divulga nota de repúdio à extinção da Comissão Nacional para os ODS. Foto: ONU
GT Agenda 2030 divulga nota de repúdio à extinção da Comissão Nacional para os ODS. Foto: ONU

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) vai aproveitar a realização do 7º encontro de rede da Partners for Review (P4R) para denunciar o desmonte da governança dos ODS no Brasil. O evento acontece de 11 a 13 de novembro em Hanói, no Vietnã, e vai reunir representantes de governos, da Organização das Nações Unidas (ONU), setor privado, sociedade civil e academia para discutir experiências, boas práticas e lições aprendidas no processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países.

A denúncia recai sobre a extinção da Comissão Nacional para os ODS (CNODS), instância de governança nacional, por meio do Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, com efeito legal a partir de junho. Tal dispositivo acabou não apenas com a CNODS mas com diversos outros órgãos criados por decretos ou portarias, salvando-se apenas aqueles criados por meio de leis, significando um atentado à participação popular no processo de formulação e implementação de políticas públicas no Brasil. Havia uma expectativa de recriação da comissão no segundo semestre, o que acabou não se concretizando.

“Vamos levar essa denúncia ao Vietnã para mostrar a esses atores, mais uma vez, que o governo de Jair Bolsonaro não tem comprometimento com o desenvolvimento sustentável e não demonstra interesse em honrar o compromisso assumido em 2015 pelo Estado brasileiro, juntamente com outros 192 países”, explica Alessandra Nilo, coordenadora geral da ONG pernambucana Gestos e cofacilitadora do GT Agenda 2030. Ela participará do encontro em Hanói representando a Mesa de Vinculação da Sociedade Civil da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Em julho deste ano, o GT Agenda 2030 já havia levado ao Fórum Político de Alto Nível (HLPF 2019) da ONU uma nota em que repudiava a desistência do governo brasileiro de apresentar a sua Revisão Nacional Voluntária (RNV), desprezando a oportunidade de reafirmar seus compromissos e mostrar ao mundo os avanços e/ou retrocessos na implementação dos ODS no país. O primeiro e último RNV produzido pelo Brasil é de 2017. De lá para cá, a única forma de acompanhar a implementação dos ODS no país tem sido o Relatório Luz, produzido pelo GT da Agenda 2030.

As RNVs são justamente o foco das reuniões da rede P4R. Trata-se de uma rede transnacional de múltiplas partes (sociedade civil, setor privado e academia) interessadas no processo de revisão de monitoramento da Agenda 2030, implementado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ), ligada ao governo alemão. O encontro anterior da rede foi realizado em maio de 2019, em Oaxaca, no México e, também, contou com representação do GT Agenda 2030, por meio do economista e consultor Claudio Guedes Fernandes.

Sobre o GT Agenda 2030 – O grupo foi formalizado em setembro de 2014 e incide sobre o Estado brasileiro e as organizações multilaterais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais, indivisíveis e interdependentes, com base no pleno envolvimento da sociedade civil em todos os espaços de tomada de decisão.

Confira a nota de repúdio

Visualizar o anexo NOTA DE REPÚDIO AO DESMONTE DO SISTEMA DE GOVERNANÇA DOS ODS NO BRASIL.pdf

 

Edições anteriores

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Futuro da odontologia: nova abordagem torna os enxertos ósseos melhores

Pesquisadores estão tendo sucesso em seus esforços para construir...

Eventos extremos: entidades criam sistema de monitoramento

Plataforma da Fiocruz e do Observatório do Clima mapeia...
Verified by MonsterInsights