Radar do Futuro
Um projeto inovador pode ampliar as perspectivas de crianças com Transtornos do Espectro Autista – TEA, graças ao trabalho de alunos do SENAI de Ubá CFP José Alencar Gomes da Silva. Sob a supervisão dos instrutores Noemi Marinho e Antônio Carlos Padovani, os aprendizes Cirilo Fernandes, Wiliam Dias e Tiago Valente, do curso de Instalação Elétrica Industrial, e a aluna do curso Técnico em Design de Móveis, Luana Bello, desenvolveram a MICCA — Mesa para Interação e Comunicação com Crianças Autistas, seguindo as normas da ABNT e do Inmetro para mobiliário.
O objetivo principal foi desenvolver um ambiente físico adequado para o aprendizado de habilidades comunicativas, por meio de métodos alternativos para o desenvolvimento da linguagem em crianças com TEA. Os estudantes contaram com o incentivo do Grupo de Apoio aos Autistas e da Carolina Móveis, indústria comandada pelo presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá — Intersind, Áureo Calçado.
Segundo os alunos, o design da mesa foi pensando para manter o posicionamento e auxiliar o autista em habilidades funcionais de vida. A mesa conta com um painel eletrônico com imagens das rotinas diárias, que emite som e luz, facilitando a comunicação entre a criança e seu interlocutor.