Heraldo Leite
Radar da IA. Coluna semanal sobre curiosidades, reflexões e notas nada convencionais sobre a Inteligência Artificial
Nerds do mundo, uni-vos!
No dia 27 de março, o Esquerda Diário completou 10 anos e lança o ChatMarx, uma ferramenta de inteligência artificial dedicada ao marxismo. O ChatMarx oferece informações rápidas e acessíveis sobre a história das revoluções, a luta de classes e teóricos revolucionários. Com uma interface intuitiva, ele permite que os usuários acessem detalhes sobre eventos históricos, com conteúdo revisado por uma equipe especializada para garantir a fidelidade aos conceitos marxistas.
E o que velho alemão barbudo diria? Provavelmente: “A produção capitalista só desenvolve a técnica e a combinação do processo social de produção à custa do trabalhador”

Salão de Beleza também usa IA
Empresas estão usando programas de computador super inteligentes para analisar o seu cabelo de pertinho. Esses programas conseguem identificar o tipo de fio, o estado do couro cabeludo, problemas como ressecamento ou oleosidade, e até mesmo prever como o seu cabelo vai reagir a diferentes produtos e tratamentos.
Vaidade? A indústria dos cosméticos e produtos de higiene pessoal está entre as quatro maiores em escala mundial atrás da indústria automobilística, com seus Fuscas e Mercedes.

Política da boa vizinhança
Entre notícias espantosas, uma boa solução. A Inteligência Artificial pode trazer um pouco de paz para os condomínios. Um aplicativo recém lançado promete entender e interpretar regulamentos internos, sanando dúvidas sobre inadimplência, aluguel de imóveis, regras de convivência, uso de áreas comuns e outras situações.
Como a IA é capaz de identificar padrões de comportamento o som alto do 203 estará com os dias contados?

Que mentira, que lorota boa
Artigo em “O Globo” informa que a inteligência artificial identificou cinco palavras ou frases que os mentirosos usam com frequência.
São elas:
- “honestamente”
- “acredite em mim”
- “basicamente”
- “não me lembro bem”
- “por que eu mentiria?”.
É evidente que essas palavras não sejam evidências absolutas de fraude. Mas, tanto a IA quanto humanos sabem detectar sinais de alerta: evitar contato visual, respostas muito elaboradas ou mudanças no tom de voz.
Guia das profissões
Profissões mais relevantes até 2030
Segundo um levantamento da H2R Pesquisas em parceria com a Totvs, profissões ligadas à tecnologia e IA serão as mais valorizadas até o final da década.
- Analista e Cientista de Dados: Esses caras são tipo detetives dos números. Eles pegam um monte de dados, tipo um quebra-cabeça gigante, e tentam encontrar coisas importantes ali. O analista de dados é mais de pegar os dados e entender o que eles significam. Já o cientista de dados é o cara que cria as ferramentas para achar essas informações, tipo uns algoritmos espertos.
- Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning: Essa turma é tipo os “pais” da inteligência artificial. Eles ensinam os computadores a aprenderem sozinhos, criando programas que fazem coisas incríveis, como reconhecer rostos ou dirigir carros. Eles estão sempre buscando jeitos de fazer a IA funcionar melhor e mais rápido.
- Analista de Segurança da Informação: Esses são os guardiões da internet! Eles protegem as empresas de ataques de hackers e outras ameaças online. Eles ficam de olho em tudo que acontece nas redes, procurando por coisas estranhas e garantindo que os dados estejam sempre seguros. São tipo os super-heróis do mundo digital.

Sai o Deadline entra o Download
E por falar em profissões, a Itália acaba de dar um passo ousado no universo jornalístico: o tradicional jornal “Il Foglio” resolveu transformar sua redação em um set de sci-fi, produzindo uma edição 100% gerada por inteligência artificial.
Antes que os jornalistas comecem a fazer as malas e virar Uber, calma! Os humanos ainda têm seu papel. Os profissionais interagiram com o chatbot, refinando e direcionando as respostas.
“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.” (Luis Fernando Veríssimo
“A melhor ferramenta de IA de todos os tempos da última semana”
O lançamento do modelo T1 pela Tencent acirra a competição com a DeepSeek no mercado chinês de IA. Diferente dos modelos tradicionais, o T1 foca em raciocínio, dividindo tarefas complexas para soluções mais eficientes. A Tencent promete que o T1 oferece respostas mais rápidas e processa grandes volumes de texto com mais facilidade. Essa nova abordagem permite que as máquinas lidem com problemas de forma mais transparente e confiável.
A corrida pela IA mais inteligente e segura continua a todo vapor. Segure-se!

Dúvidas, sugestões e críticas? Deixe nos comentários
Em resumo
Descubra mais sobre Radar do futuro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.