Estudo explica em parte da insatisfação no trabalho. Metade das pessoas desempenha atividades inadequadas diante das suas qualificações
Carlos Plácido Teixeira
Jornalista I Radar do Futuro
Imagine a situação de um engenheiro que hoje trabalha como motorista de plataforma para sobreviver. Ou de quem enfrentou quatro anos de uma faculdade ou um curso técnico e, após a formatura, não conseguiu sequer uma oportunidade de trabalho na área. Pense no caso de especialistas que leem notícias sobre a falta de mão de obra em alguma região. Mas onde ela mora as ofertas para as mesmas demandas são escassas. Finalmente, há quem desempenhe tarefas para as quais não está integralmente preparado. É provável que você consiga compreender o tamanho da frustração ou a angústia de quem vive situações parecidas. Talvez você até conheça alguém com histórias semelhantes.
Estes são alguns sinais que comprovam a desconexão significativa entre os mundos da educação e do trabalho. Um novo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que apenas metade dos trabalhadores em todo o mundo têm empregos correspondentes ao seu nível de educação. Assinado por Valentina Stoevska, estatística sênior do Departamento de Estatística, o relatório revela o nível de educação e ocupações de trabalhadores atuantes em mais de 130 países.
O cenário apresentado não parece estranho. E é bastante revelador das razões para a insatisfação da maioria dos trabalhadores com suas atividades geradoras de renda. Muitas pessoas trabalham em empregos que não correspondem ao seu nível de educação. Ao mesmo tempo, muitos empregadores afirmam ter dificuldade em encontrar trabalhadores com as habilidades de que precisam para expandir seus negócios e inovar com sucesso.
Mas em outras palavras, ou olhando a metade do copo cheia, a pesquisa constata que apenas metade da força de trabalho global tem empregos correspondentes ao nível de qualificação. Na metade vazia do copo, as pessoas têm qualificação acima das exigências das funções, enquanto outras têm formação inferior às exigências de seus empregos.
Na maioria dos países, há uma discrepância entre oferta e procura entre vagas e profissionais disponíveis em setores que envolvem qualificação avançada. A tecnologia de informação representa, hoje, o melhor exemplo atualmente do processo de dimensões planetárias. Em grande parte das áreas de baixa renda, a proporção de empregos de alta qualificação excede a proporção de trabalhadores altamente qualificados em mais de 20%.
Resultados
No cenário da segunda década do século 21, trabalhadores em países de renda mais alta têm maior probabilidade de ter empregos que correspondam ao seu nível de educação. Em países de alta renda, esse é o caso para cerca de 60% dos empregados. As participações análogas para países de renda média-alta e média-baixa são de 52% e 43%, respectivamente. Em países de baixa renda, apenas um em cada quatro trabalhadores possui empregos correspondentes ao seu nível de educação. Essas observações sugerem que a taxa de correspondência aumenta com o nível de desenvolvimento dos países.
Super qualificação e sub qualificação coexistem em todos os países, mas os padrões diferem dependendo do nível de renda
Embora a super qualificação e a sub qualificação sejam encontradas em todos os países, independentemente de seu nível de renda, existem padrões diferentes para os vários grupos de renda do país. A sub qualificação é mais prevalente em países de baixa renda, enquanto a super qualificação ocorre com mais frequência em países de alta renda.
Em países de renda alta e média alta, cerca de 20% de todos os empregados têm uma educação excessiva — ou seja, têm mais educação do que o necessário para seus empregos. A parcela correspondente para os países de renda média baixa é de cerca de 12,5%, enquanto nos países de renda baixa é inferior a 10%. As taxas mais altas de super qualificação em países de renda mais alta provavelmente são impulsionadas pela composição da força de trabalho, que é caracterizada por um nível de educação relativamente alto.
Um certo grau de supereducação sempre existirá porque alguns indivíduos aceitam empregos abaixo do seu nível de educação ou porque esses empregos oferecem vantagens específicas (como trabalho menos exigente e estressante, um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, melhor proteção social, menor tempo de deslocamento e aumento social responsabilidade) ou por falta de experiência. Para alguns desses trabalhadores, a educação excessiva pode ser apenas uma situação temporária.
No entanto, quando o excesso de educação é devido a distorções do mercado de trabalho, onde a oferta de trabalhadores com um nível de educação mais alto excede a demanda, tende a ser um fenômeno de longo prazo e geralmente requer intervenções políticas.
A subeducação também é observada em países de baixa e alta renda. Os países de baixa renda têm a maior proporção de trabalhadores com baixa escolaridade: aproximadamente 70 por cento dos empregados têm menos educação do que o necessário para seus empregos. A participação análoga para países de renda média baixa é de cerca de 46 por cento, enquanto em países de renda média e alta é de cerca de 20 por cento.
A principal razão para a educação abaixo da necessidade do mercado é o nível relativamente baixo de realização educacional da força de trabalho existente e ou a falta de qualificações formais, especialmente em países de baixa renda. Alguns desses trabalhadores com baixa escolaridade ainda podem ser capazes de fazer seu trabalho adequadamente porque adquiriram as habilidades necessárias por meio de treinamento prático, experiência, autoaprendizagem, atividades sociais ou voluntariado.
Impactos
Tanto o excesso de oferta quanto a carência de profissionais preparados pode ter consequências e custos negativos para os trabalhadores, empregadores e a sociedade como um todo. O excesso de especialistas pode resultar, por exemplo, em salários mais baixos, menor satisfação no trabalho, perda de motivação, maior taxa de procura no trabalho, expectativas não realizadas e menor retorno sobre o investimento em educação.
Já a carência de trabalhadores preparados, por outro lado, pode ter um impacto negativo na produtividade, no crescimento econômico e na inovação. Além disso, muitos trabalhadores com baixa escolaridade lutam para fazer a transição da economia informal para a formal devido à falta de qualificações formais exigidas para empregos no setor formal semelhantes aos que ocupam na informalidade.
A falta de educação também pode impedir que os trabalhadores mudem de setores de baixa remuneração para empregos mais bem pagos no setor de serviços, e de enfrentar as mudanças trazidas pelos avanços tecnológicos, automatização e digitalização. Trabalhadores com baixa escolaridade correm maior risco de perder seus empregos, especialmente durante uma crise.
Qualificação feminina
Ainda segundo o estudo da OIT, mulheres e homens enfrentam dificuldades para encontrar empregos que correspondam à sua escolaridade. No entanto, enquanto nos países de renda mais alta não há diferença significativa entre os dois sexos em termos de nível de correspondência, as mulheres nos países de renda mais baixa têm menos probabilidade do que os homens de ter empregos que correspondam ao seu nível de educação.
Em países de alta renda, a taxa de super qualificação é mais alta para as mulheres do que para os homens, enquanto em países de renda média alta, não há diferenças significativas. Em países de renda mais baixa, as mulheres têm maior probabilidade do que os homens de ter baixa escolaridade para os empregos que desempenham.
Essas diferenças nos padrões de incompatibilidade educacional entre mulheres e homens, e entre países de baixa e alta renda, sugerem que, à medida que um país se torna mais desenvolvido, muitas mulheres com alto nível de escolaridade acabam em empregos que estão abaixo de seu nível de educação. No entanto, também deve ser observado que algumas mulheres podem aceitar esses empregos porque oferecem vantagens específicas, como menor nível de exigência e estresse. ou a possibilidade de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
A fim de reduzir o número de mulheres que aceitam empregos para os quais são mais preparadas, pode ser necessário adotar políticas para promover uma distribuição igual das responsabilidades domésticas e de cuidado entre homens e mulheres, e para melhorar o acesso a creches. A heterogeneidade nos padrões de incompatibilidade educacional destaca a importância de não apenas considerar o fenômeno em um nível agregado, mas também identificar as razões para tais desequilíbrios.
Embora não tenha dados detalhados relevantes, o estudo destaca que a pandemia provavelmente teve um impacto na taxa de incompatibilidade educacional entre as mulheres, especialmente aquelas com níveis mais baixos de educação. A avaliação leva em conta que as trabalhadoras tendem a se concentrar nos setores de serviços mais afetados pela pandemia, o comércio e hospitalidade. E porque é mais provável que elas tenham assumido os cuidados com as crianças.
Também é levantada a possibilidade de que muitas mulheres tenham mudado para empregos de meio período, perderam seus empregos ou deixaram a força de trabalho por completo. Por exemplo, nos Estados Unidos, a proporção de trabalhadoras combinadas caiu de 60,2% em 2019 para 57,1% em 2020. Na República Dominicana, que depende fortemente do setor de turismo, a taxa de correspondência para mulheres diminuiu em 2020, enquanto a dos homens aumentou.
O equilíbrio entre emprego e qualificação tende a ser maior entre os assalariados do que entre autônomos, especialmente em países de baixa renda. Os autônomos têm uma taxa de sub qualificação consideravelmente maior.
Embora para alguns trabalhadores autônomos, como trabalhadores por conta própria e empregadores, o nível de educação não seja o critério mais importante para o funcionamento de uma empresa, uma grande parte da população de baixa escolaridade nos países de baixa renda é composta por famílias em que trabalhadores possuem menos do que o ensino fundamental.
Os países em que a relação entre empregos e formação são muito baixas tendem a ter disparidades salariais mais amplas. Isso é especialmente pronunciado em países de renda baixa e média-baixa, onde menos de 30% dos empregados têm empregos correspondentes ao seu nível de educação e cerca de 10% dos trabalhadores recebem mais de 50% da renda total do trabalho.
Recomendações
Ao longo dos anos, esforços consideráveis foram investidos na melhoria do desempenho educacional das pessoas em todo o mundo, especialmente como parte da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, o enorme progresso alcançado no aumento dos níveis de educação, especialmente entre mulheres e meninas, não se traduziu em melhorias correspondentes nos resultados do mercado de trabalho.
O relatório da OIT constata a necessidade de adoção de iniciativas governamentais para elevar o nível de educação daqueles que ocupam empregos altamente qualificados. Sem políticas públicas, avalia a autora do estudo, os desequilíbrios do mercado de trabalho não serão superados. Apesar do progresso considerável na melhoria do acesso à educação e na elevação do nível de realização educacional das pessoas em todo o mundo, muitos trabalhadores ainda são sub qualificados para os empregos que desempenham, especialmente em países de baixa renda.
Tanto a sub qualificação quanto a super qualificação refletem um uso inadequado do capital humano e, se persistentes, essas incompatibilidades podem resultar em altos custos econômicos e sociais para trabalhadores, empregadores e a sociedade como um todo.
Para apoiar a formulação de políticas baseadas em evidências destinadas a reduzir a incompatibilidade, é necessário avaliar em que medida o nível de educação dos trabalhadores corresponde ao nível de educação exigido por seus empregos, e também para compreender as causas e consequências da super qualificação e da sub qualificação entre diferentes grupos populacionais, como mulheres e homens, jovens e idosos, trabalhadores migrantes. Essas informações são essenciais para o planejamento do desenvolvimento macroeconômico e de recursos humanos e para a formulação de políticas adequadas.
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Em resumo