Inteligência Artificial e  5G contribuirão para o sucesso da tecnologia. Foto:Pixabay.
Inteligência Artificial e 5G contribuirão para o sucesso da tecnologia. Foto:Pixabay.

A Microsoft divulgou recentemente os resultados do IoT Signals, que entrevistou mais de 3.000 líderes de diversas companhias dos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Japão e China. A pesquisa elaborada para fornecer uma visão global do cenário da Internet das Coisas mostra que a IoT é considerada fundamental para o sucesso das empresas, mas enfrenta desafios como falta de profissionais capacitados, complexidade e segurança.

O estudo revela que as empresas que mais adotam IoT são da indústria do varejo (90%), seguidas da indústria da manufatura (87%) e transportes (86%). De acordo com o relatório do levantamento, 85% dos entrevistados estão em processo de adoção de IoT e três quartos deles têm projetos de IoT no planejamento. Entre os que adotam IoT, 88% avaliam que ela é fundamental para o sucesso do negócio. “A IoT está transformando empresas em todos os setores e impulsionando inovações revolucionárias”, disse Sam George, diretor de Azure IoT.

O levantamento mostra que os empresários que adotaram a IoT acreditam que terão retorno de 30%, incluindo economias e eficiências, no prazo de dois anos. Quase todos os entrevistados que adotam IoT (97%) estão preocupados com a questão da segurança ao implementá-la, o que não impede sua adoção.

Uma parcela de 38% dos que adotaram a IoT considera a complexidade e os desafios técnicos de usar a tecnologia barreiras para promover sua adoção. Para metade dos que adotaram a IoT, a falta de talentos e treinamento é um fator desfavorável, e 47% deles dizem que não há profissionais qualificados suficientes disponíveis.

Outro fator revelado pelo IoT Signals é que quase um terço dos projetos (30%) falha na fase de prova do conceito, geralmente devido ao custo alto da implementação da tecnologia ou por falta de definição clara dos benefícios finais.
Os entrevistados acreditam que, nos próximos dois anos, a Inteligência Artificial, a computação de fronteira e o 5G serão os mobilizadores principais de tecnologia para o sucesso da IoT.

O crescimento do número de dispositivos de IoT permite que as empresas levem a inteligência da nuvem à fronteira, para criar soluções adaptáveis e responsivas a seus ambientes. “De acordo com os estudos Global DataSphere IoT Devices e Data Forecast, o IDC espera que haja 41,6 bilhões de dispositivos de IoT conectados até 2025, crescendo a uma taxa de 8,9% durante o período da previsão”, disse Carrie MacGillivray, vice-presidente de grupo de IoT, 5G e Mobilidade no IDC.

Para Carrie, à medida que o mercado amadurece, a IoT se torna cada vez mais o elemento que permite a troca de informações de ‘coisas’ para pessoas e processos. Segundo a executiva, “os dados tornam-se o denominador comum, à medida que são capturados, processados e usados a partir das fronteiras mais próximas e mais distantes da rede para criar valor para indústrias, governos e a vida dos indivíduos”, explicou.

Em parceria com o Boston Consulting Group, a Microsoft identificou sete principais ingredientes para o sucesso em IoT: estratégia de negócios, liderança e organização, roteiro de tecnologia, talentos, operações e principais processos de negócios, parcerias e segurança.

Fonte: Microsoft News Center Brasil.