Redação
Radar do Futuro
A operadora de telefonia celular Tim incorpora a parceria de serviços inovadores como estratégia de manutenção e expansão de seus negócios no concorrido mercado de telecomunicações. Com uma nova campanha, em fase inicial de divulgação, a empresa assume a TV via internet, conhecida pela sigla OTT, ou Over-The-Top, como aliada para atrair e cativar clientes.
Agora, a operadora inclui nos seus planos Tim Black, Tim Controle e Tim Pré os principais aplicativos de comunicação e mobilidade e ainda as principais redes sociais e plataformas de streaming de vídeo do mercado brasileiro e mundial. Segundo a empresa, está sendo inaugurado o cenário “full OTT” – totalmente OTT –, em sua estratégia. O sistema possibilita aos clientes de todos os segmentos o acesso ilimitado aos apps mais usados pelos brasileiros.
A estratégia reflete uma mudança de posicionamento estratégico das operadoras de telefonia. Depois de passarem por uma fase de negação do sucesso dos aplicativos, elas estão percebendo que precisarão se reinventar para continuarem relevantes. Enquanto defendem mudanças no marco geral das telecomunicações, as teles investem na oferta de serviços digitais próprios ou em parceria com terceiros, repensam processos internos e a forma de atender os clientes e investem em novas tecnologias, como Big Data, para entender os clientes tão bem quanto gigantes da internet como Google e Facebook.
Segundo Pietro Labriola, diretor de operações (COO) da Tim Brasil, a empresa se adequa a demandas dos clientes, saindo da linguagem de gigabytes e falando dos seus aplicativos preferidos. “Assim, damos um passo importante na nossa jornada em busca da melhor experiência do usuário. Temos as ofertas mais completas do mercado, com os serviços preferidos dos brasileiros, pacotes robustos de dados, ligações e streaming de vídeo e o melhor custo-benefício.“COO da TIM Brasil
Inovações
Os clientes passarão a ter acesso ao Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Messenger, Waze e Easy Taxi de forma ilimitada, já inclusos em algumas ofertas – sem reajuste de preço – ou em pacotes para contratação avulsa.
YouTube também é o mais novo parceiro da operadora e entra no pacote de vídeo dedicado do Tim Black, que já conta com Netflix e plataformas de conteúdo reconhecidos no mercado. Os clientes poderão utilizar os aplicativos empacotados nas ofertas ou adquiridos de forma avulsa: o tráfego de dados não é descontado da franquia de internet dos planos.
No caso do Tim Black, há ainda o pacote dedicado para as plataformas de vídeo, com o dobro de internet para assistir aos conteúdos do YouTube, Netflix, Looke, Cartoon Network Já! Além de Esporte Interativo Plus no smartphone.
Outra novidade introduzida é que as ligações de voz sobre a plataforma da internet (VOIP) também estão incluídas na utilização dos apps de comunicação. Os usuários poderão ligar de forma ilimitada usando o WhatsApp e Messenger, falando com o mundo todo à vontade, sem descontar da franquia de dados.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Em resumo