Encontro gratuito celebra Dia do Empreendedorismo Feminino e véspera do Dia da Consciência Negra

No dia 19 de novembro, Dia do Empreendedorismo Feminino e véspera do Dia da Consciência Negra, das 8h às 12h30, a Omie promove o evento gratuito Women’s Meeting Afroempreendedora. As inscrições podem ser feitas no link até 18 de novembro, ou até que as vagas se esgotem.

“Queremos dar voz às histórias de empreendedoras que enfrentaram grandes desafios. Convidamos o público a escutar seus relatos, fazer perguntas e aprender com mulheres que alcançaram sucesso mesmo em meio à adversidade”, afirma Ana Meneguini, diretora de marketing da Omie.

Análises feitas pelo Sebrae mostram que as mulheres empreendedoras são mais jovens e possuem um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens. Mesmo assim, elas ainda ganham 22% menos do que os empresários: de acordo com o IBGE, em 2018, os donos de negócio tiveram rendimento mensal médio de R$ 2.344, enquanto o das mulheres ficou em R$ 1.831.

Por sua vez, as mulheres negras e pardas, que somam quase 60 milhões de habitantes do Brasil (PNAD/IBGE)   – ou 28% da população -, representam 17% dos empreendedores do país e ganham o equivalente à metade do rendimento das empreendedoras brancas e 42% do valor recebido por homens brancos.

O estudo do Sebrae ainda indica que quase metade das empreendedoras negras no Brasil começam seus negócios por necessidade, enquanto essa porcentagem entre mulheres brancas é de 35%. Além disso, mostra que somente 21% delas têm CNPJ, enquanto 42% das brancas estão cadastradas como pessoas jurídicas.

Conforme destaca Carla Nunes, painelista no Women’s Meeting Afroempreendedoras, “profissionalizar o negócio é necessário para que o consumidor final sinta-se seguro e confiante de que está consumindo de uma empresa responsável”.

O evento promovido pela Omie conta com uma roda de conversa com Aline Andrade, dona da marca Ìyá Ìyá Teresa, que importa seus tecidos de países africanos; Carla Nunes, proprietária de marca de estética que leva seu nome e é especializada em tratamentos para pele negra e Michelle Fernandes, fundadora da Boutique de Krioula, marca de moda afro. As convidadas estarão no palco para discutir desafios e soluções encontrados em suas histórias empreendedoras.

No encontro, as convidadas falam sobre seus primeiros dias como empresárias, destacam a importância do networking e compartilham dicas sobre empoderamento. Outros temas centrais do encontro serão aspectos de negócios e a necessidade de profissionalizar as operações e apostar no marketing para crescer.

SERVIÇO

Sobre a Omie

  • Omie é uma empresa brasileira que oferece uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas, que reúne em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros, combinados de um jeito fácil de usar. Lançada em 2013, a Omie se diferencia do mercado por oferecer uma solução completa e ilimitada que os usuários adoram – 99% de aprovação – e por sua atuação regional, baseada em parcerias com escritórios de contabilidade atendidos através de sua Rede de Franquias, o que a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no país, segundo o ranking da Deloitte, ocupando o terceiro lugar. Impactar o ecossistema empreendedor, levando produtividade e prosperidade, é o propósito da marca que tem como objetivo contribuir para que todos em seu ecossistema – colaboradores, parceiros, franqueados, clientes – vivam todo seu potencial. Acesse www.omie.com.br.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.