empreendedor administrador de empresasCapacidade de gerar soluções inteligentes é condição essencial

Carlos Teixeira
Designer do Futuro

Para sobressair no mercado de trabalho dos próximos anos, os administradores de empresas deverão ser capazes de explorar ao máximo a criatividade e a capacidade de gerar soluções inteligentes para as demandas do mercado em fase de consolidação. O resto, ou seja, as atividades de rotina, como a gestão de finanças e o controle de estoques de mercadorias, poderá ser feito pelos recursos de inteligência artificial.

A automação de processos administrativos e de produção será crescente no ambiente do mercado de trabalho do futuro. Aplicativos atuais de controle de contas, de agendas e sistemas de marketing digital, entre outros, são apenas os rudimentos dos recursos que virão pela frente. Já em 2020, a inteligência artificial terá avançado enormemente, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de vendas direta à pessoa. A capacidade de gerar produtos a partir do conhecimento disponível será essencial.

Os profissionais também serão essenciais para suprir demandas de um mercado mais informal. Com perspectivas de altos níveis de desemprego, o empreendedorismo será a alternativa de um universo maior de pessoas que buscam a sobrevivência. Há, entretanto, neste cenário, o desafio gerado pela globalização das empresas. Os efeitos da desindustrialização, inevitável no contexto do novo cenário, serão sentidos pelos administradores.

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Culto ao empreeendedorismo

Novos modelos de negócios

Novas funções

Novas demandas

Mercados criativos

 

 

 

Informalidade crescente dos mercados

Concentração de renda

Desemprego/subemprego

Concorrência crescente interna e de outras áreas

Sistemas inteligentes / automação de processos

Tecnologias: favorecimento da informalidade

Aplicativos de gestão empresarial

Globalização/desindustrialização

FORÇAS DO FUTURO

As principais forças de transformação do futuro da atividade

  • Automação/Robotização
  • Sistemas de inteligência artificial: análise do consumidor
  • Globalização
  • Informalidade do mercado de trabalho
  • Empreendedorismo
  • Força do consumidor
  • Expansão da base de usuários da internet

IMPACTOS 

Novos modelos de negócios

  • Predominância dos mercados digitais: m-commerce, integração de canais etc
  • Expansão da base de usuários de meios digitais
  • Sociedade conectada
  • Monitoramento do consumidor: da comunicação de massa para a comunicação pessoal

Novos modelos de administração

  • Automação de processos
  • Inteligência artificial: sistemas de análise
  • Equipes enxutas
  • Home office

Novos modelos de produção

  • Automação industrial
  • Robotização
  • Uso de novos materiais
  • Impressão 3D