Maior automação substitui a necessidade de força de trabalho em níveis inferiores e abre caminhos para cérebros mais inteligentes no topo da hierarquia. Foto: Pixabay
Maior automação substitui a necessidade de força de trabalho em níveis inferiores e abre caminhos para cérebros mais inteligentes no topo da hierarquia. Foto: Pixabay

Davi Gomes
Blogueiro de tecnologia I Techwarn.com

Somos todos, de uma maneira ou de outra, descendentes da era tecnológica. Dependemos de nossos empregos para nosso próprio sustento. Além disso, o medo de perder o emprego devido aos contínuos avanços na tecnologia prende muitas pessoas.

Com a evolução contínua no campo da Internet das Coisas (Internet of Things), onde mais dispositivos estão online todos os dias, as pessoas estão tendo que interagir menos fisicamente. Portanto, a necessidade de interferência humana está diminuindo em vários departamentos.

Visto que, na mesma instância, os avanços estão criando mais posições de emprego em todo o mundo. Vamos considerar alguns dos prós e contras mais significativos que a IoT pode ter no mercado de trabalho. Além disso, como organizações e indivíduos, em benefício de toda a sociedade, estão enfrentando efetivamente várias situações.

Hackers e Segurança Online

A menos que todos os aparelhos e dispositivos estejam conectados à uma rede VPN, o perigo de ter o trabalho, senhas e dados confidenciais roubados aumentou. Se um aparelho da rede estiver exposto, estando todos os aparelhos da IoT interligados, o hacker consegue acesso a todos os outros aparelhos; inclusive pode conseguir o controle de máquinas, podendo causar até uma fatalidade.

Este perigo iminente pode custar o emprego de uma pessoa mas, ao mesmo tempo, gera vários novos empregos como Analista de segurança cibernética, Engenheiro de segurança da informação, Criptógrafo, Oficial de segurança da informação, entre outros.

Máquinas IoT habilitadas para substituir as nossas tarefas

Sem dúvida, o principal objetivo por trás da rápida aplicação da IoT em nossas rotinas diárias é automatizar tarefas e procedimentos. Uma máquina simples pode executar as funções de vários trabalhadores; um drone voador pode escanear uma grande área em um período muito curto, o que pode levar dias para ser coberto por humanos. Sistemas de segurança abrangentes assumiram as tarefas de guardas que protegem várias instalações, e essa lista de casos em que as máquinas estão assumindo a carga de trabalho é interminável.

O que está acontecendo como resultado de toda essa automação? Envolvimentos humanos menores, é claro! O que resulta em menores oportunidades de emprego. Por mais verdade que as máquinas ainda não sejam capazes de ditar uma esfera específica da vida completamente. O envolvimento humano é, e sempre será, integral, uma vez que a IA ainda não possui o poder  de pensar espontânea e provisoriamente como uma mente humana.

Os avanços na IoT geram novas oportunidades

A revolução industrial veio como o amanhecer de um novo dia. Por mais que se esperasse, essa mudança (embora não tenha sido nada menos que uma revolução) instilou o medo do desemprego entre as massas. No entanto, abriu muitas vias inexploradas de emprego, para seu alívio. Oportunidades de emprego abertas em áreas como gerenciamento de ferrovias, setores relacionados a combustíveis e manutenção de vias, etc.

Os avanços na ciência e na tecnologia deram origem ao mundo digital da internet. Basta ligar o seu dispositivo inteligente, conectá-lo à Internet e você poderá navegar por inúmeros trabalhos que você pode optar, inclusive, em casa. Profissionais de marketing, blogueiros, chefs, treinadores de estilo de vida e muitos outros estão usando essas novas oportunidades para ganhar uma vida decente para suas famílias.

As empresas estão abrindo designações novas e exclusivas relacionadas ao gerenciamento de IoT em todo o mundo, atendendo à necessidade de profissionais treinados de IoT para operar as máquinas.

Em suma, a humanidade e seu conjunto de habilidades estão evoluindo com o avanço em IoT. Maior automação substitui a necessidade de força de trabalho em níveis inferiores e abre caminhos para cérebros mais inteligentes no topo da hierarquia. As empresas, sem dúvida, se beneficiarão da evolução contínua da IoT, pois seus processos ficam livres de atrasos; tudo se torna transparente e mais centralizado para melhor controle e eficiência.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.