terça-feira, dezembro 3, 2024
28.5 C
Belo Horizonte

Descomplique a organização de ideias. Fortaleça a imaginação

Com o Curso de Como Escrever Histórias Sobre Futuros, aprenda a estruturar textos sobre tendências que impactarão o futuro, desde artigos até documentários para televisão. Utilize templates para preencher atividades, desenvolva habilidades de escrita e identifique tendências que impactarão o futuro das pessoas, da sociedade e do planeta....

Crescimento do consumo vai depender da terceira idade

 

 

Terceira idade será responsável pela sustentação do consumo - foto: Pixabay
Terceira idade será responsável pela sustentação do consumo

Redação
Radar do Futuro

Nos próximos anos, a população da terceira idade terá papel essencial na sustentação do consumo. Estudo apresentado pela Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumo. A empresa, que fornece uma visão em 360º deste público, reforça a importância deste segmento, que terá participação crescente no total da população nos próximos anos.

Atualmente, uma a cada cinco famílias da América Latina é formada por pessoas acima de 50 anos e, daqui a 10 anos, esta configuração já representará um terço entre todas. Descobrir o DNA destes novos seniores como consumidores e compradores é a chave para qualquer marca encontrar oportunidades reais de crescimento.

O levantamento mostra quem são estes novos seniores, quais são seus hábitos de compra, quais marcas escolhem, como utilizam a tecnologia e o entretenimento e quais são suas preocupações com saúde e alimentação.

Potencial de consumo

Trata-se de um mercado gigante: um único ponto de penetração neste segmento representa mais de 100 mil novos lares no Brasil e mais de 42 mil na Argentina. Em outubro de 2017 havia 54 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, e este número deve chegar a 93 milhões até 2045.

Além disso, este público ganha 30% a mais do que as demais configurações familiares, 25% ainda trabalham, um terço possui veículos e mais de 80% têm celulares, sendo a metade smartphones – 85% usam Whatsapp e 70% Facebook, enquanto 70% nunca acessaram o Twitter ou o Instagram.

Seus hábitos de compra também são peculiares: apesar de irem aos pontos de venda oito vezes menos do que outros consumidores, gastam 16% mais, principalmente porque preferem marcas premium. No quesito saúde e alimentação, 40% fazem exercícios semanalmente e 81% gastam no máximo 30 minutos cozinhando, menos do que acontece em qualquer outro grupo.

Vida saudável

“As pessoas na faixa dos 50 anos – e também dos 60 e 70 – estão cada vez mais ativas e saudáveis, com mais qualidade de vida do que as gerações passadas e tendo netos cada vez mais tarde, e isso tudo transformou radicalmente suas rotinas e seus planos para o futuro”, afirma Cecilia Alva, Diretora de Clientes & Novos Negócios para a América Latina da Kantar Worldpanel.

De acordo com a Kantar Consulting, no ano passado, 77% dos americanos afirmaram que não havia razão para se sentir com menos energia por estarem mais velhos. Em 2014, o índice era de 64%.

Em resumo

Edições anteriores

Vendas de livros sobre distopias disparam nos Estados Unidos

“1984” e “O Conto de Aia”: eleição de Trump...

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Futuro da odontologia: nova abordagem torna os enxertos ósseos melhores

Pesquisadores estão tendo sucesso em seus esforços para construir...
Verified by MonsterInsights