Enquanto prosseguem as Olimpiadas de Paris, a Venezuela sofre pressões dos interesses econômicos e políticos global. Confira as Notas de Conjutura.
CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro
ACONTECIMENTOS & TENDÊNCIAS
Os riscos de conflitos bélicos de alta intensidade são crescentes, com a possibilidade de impactar várias áreas do planeta, inclusive a região da América Latina. A página do site Wikileaks relembrou um dado importantíssimo sobre a tentativa de golpe de estado operada pela extrema direita na Venezuela desde o anúncio da vitória de Nicolás Maduro: há digitais dos EUA ao redor de toda a narrativa da extrema direita em Caracas.
Para pensar: O que há em comum entre Benjamin Netanyahu e Zelensky? Não recebem a mesma atenção e as cobranças feitas pela imprensa empresarial e de outras lideranças globais. Um promove um genocídio e outro cancelou eleições para se manter no poder – ou seja, é um ditador.
E daí
Se a Venezuela não tivesse a maior reserva de petróleo do planeta, ninguém estaria se importando com as eleições. Seria apenas mais um país. Mais importante do que entender se direita ou esquerda têm razão é compreender que a democracia vive uma profunda crise.
Tendências
A analista política Biazita Gomes, especialista em geopolítica e relações internacionais, alerta para os efeitos do acirramento da crise. “Agora os países da América latina vão ter que trabalhar para que a crise da Venezuela não se amplie e o país não vire mais um espaço de disputa territorial e política da nova organização geopolítica do mundo.“
Movimento dos atores
Extrema-direita – A boxeadora cisgênero da Armênia foi o alvo preferencial de fake news e ofensas transfóbicas durante as Olimpíadas.
- Fake news da extrema direita gera caos após morte de meninas na Inglaterra
- Grupos de extrema-direita do Reino Unido atacam mesquita e ferem policiais
- Curso de formação de extrema direita vai do conspiracionismo à obsessão pela esquerda
O Comitê Olímpco Internacional demitiu um funcionário da transmissão oficial de Paris 2024 por apologia à supremacia branca na final do Skate Feminino.
Sionismo – O jornalista Juca Kfouri sofreu ataques sionistas por criticar a participação de atletas israelenses nos Jogos Olímpicos enquanto outras nacionalidades são banidas.
Imprensa – Com ajuda da Casa Branca, jornais da América Latina manipulam posição de Lula sobre Venezuela.
- O mundo permanece em silêncio diante de 160 jornalistas mortos em Gaza.
- Equipe do Intercept Brasil é perseguida ao investigar assédios judiciais no Pará
Dissonância
Curandeirismo evangélico – Pastor é denunciado por vender curso de cura de doenças sem precisar de médicos. Segundo o religioso, o seu “curso” incentiva os crentes a interromper os tratamentos e parar de tomar remédios para se “libertar do mal”.
- Pastor proíbe dar o dízimo aos pobres
Padre pecador – Padre bolsonarista dirige bêbado e tenta subornar PMs: “sou famoso, vão se arrepender”. No carro, polícia encontrou cerveja e arma. Danillo Netto teve que ser algemado após agredir os agentes.
Agenda
- Segunda semana das Olimpíadas de Paris
- Lula vai ao Chile
- Multinacional de telefonia planeja demissão em massa no mundo todo na próxima semana
- Médicos elegem novos conselheiros federais
Ambiente geopolítico
Em meio a guerra em Gaza, ataques de Israel a alvos no Irã e no Líbano aumentam risco de escalada nos confrontos. Analistas acreditam que forçar uma guerra na região é o objetivo do governo de Benjamin Netahyaru, com apoio velado dos Estados Unidos. Ao atacar o Líbano e o Irã para ” caçar terrorismo”, o país fere a soberania alheia e esses paises tem direito a reagir de acordo com a carta das nações.
Ismail Haniyeh, líder do grupo Hamas nas negociações de cessar-fogo, foi assassinado no Irã
Reações a ataques podem determinar guerra no Oriente Médio, diz NYT
Crise no Oriente Médio: Após morte de líder político do Hamas, Irã promete vingança e Israel diz estar preparado
Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que o assassinato é “parte de um plano de genocídio”. Egito e Turquia também acusam Israel
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que os ataques em Beirute, no Líbano, e Teerã, no Irã, na terça (30) e quarta-feira (31) “representam uma escalada perigosa” na região.
ONU acusa soldados de Israel de tortura e abuso sexual contra palestinos presos
Venezuela sob pressão
A atenção acirrada da mídia e dos grupos de pressão política e econômica com o objetivo de manter a pressão sobre o país, seguindo o interesse em acessar as fontes de petróleo do país. Os Estados Unidos reconheceram Edmundo González como vencedor das eleições.
- Trump questiona identidade racial de Kamala Harris
- BRICS pode vir a ter sistema de pagamento internacional já em outubro, segundo autoridade russa
Fortalecimento da África – A China continuará a cooperação com os países do continente africano e os ajudará a construir uma “África digital”, de acordo com depoimento do Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Jin Zhuanglong.
Apoio a Cuba – Em nota, 123 países exigem exclusão de Cuba da lista de países “patrocinadores do terrorismo”. A lista é elaborada pelos EUA, promotor de terrorismo em várias regiões globais.
Clima & Meio Ambiente
Em Salvador, as tradicionais sacolas plásticas não são mais disponibilizadas aos clientes gratuitamente. A medida é resultado da Lei nº 9.699/2023, que tem como objetivo a redução dos itens para a preservação do meio ambiente. Estabelecimentos como supermercados, mercadinhos, padarias e lojas também estão proibidos de fornecer sacolas plásticas não recicláveis, assim, por isso, acaba atingindo gigantes como Assaí, Atacadão e Carrefour.
Calor do inverno
Estados do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil podem registrar calor extremo neste começo de agosto, em pleno inverno. Conforme previsão da MetSul Meteorologia, a ‘temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste’
- Julho de 2024 bate recorde histórico de focos de incêndio no Amazonas, aponta Inpe. Foram detectados 4.072 focos de queimada
- Centrão governa 60 das 70 cidades mais desmatadas do Brasil
O presidente Lula (PT) sancionou, com vetos, a lei que institui o novo Ensino Médio. A medida, publicada no ‘Diário Oficial da União’ nesta quinta-feira (1), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O governo optou por vetar a exigência de que vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) incluam o conteúdo dos itinerários formativos, além das disciplinas básicas.
Os processos seletivos para o ensino superior continuarão cobrando apenas o conteúdo tradicional do currículo.
Outro veto significativo foi ao parágrafo que estipulava que mudanças na lei, como a carga horária mínima dos cursos, entrariam em vigor apenas em 2027.
Saúde
Campanha de conscientização sobre males do tabagismo mira cigarro eletrônico
Ciência
Pesquisadores do Brasil, EUA e Canadá identificam genes associados ao TDAH.
Achados ajudam a entender origem de condições neurodiversas, como transtorno do espectro autista e esquizofrenia.
Cientistas da Universidade de Fukui, no Japão, podem ter dado um passo importante na compreensão do autismo. Um estudo recente investigou a relação entre ácidos graxos no sangue do cordão umbilical e a condição do transtorno do espectro autista (TEA). Esta descoberta pode abrir novas portas para diagnósticos e tratamentos.
Segurança pública
As mortes cometidas por policiais subiram 68,78% no primeiro semestre deste ano no Estado de São Paulo. Foram 373 ocorrências de janeiro a junho, ante 221 casos no mesmo período do ano passado, segundo dados recém-divulgados pela Secretaria da Segurança Pública.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, propôs a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) espelhado no exemplo do Sistema Único de Saúde, definindo claramente as atribuições de cada parte do modelo tripartite – União, estados e municípios.
O governo federal lançou nesta quinta-feira (1º) o Projeto Banco Vermelho, que pretende estimular a instalação de pelo menos um banco na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas e que trarão frases que estimulem a reflexão sobre a conscientização e alerta para a violência contra as mulheres
Ambiente econômico
Apesar de sinais positivos da economia, ou por isso mesmo, o Conselho de Política Monetária manteve os juros em 10,5% ao ano, contrariando empresários, trabalhadores e governo. O Comitê do Banco Central resolveu não mexer nos juros pela segunda vez seguida, apesar de pedidos para queda.
- Arquivos indicam que bancos ajudaram a ocultar a fraude na Americanas.
Inflação
49% acham que os preços no mercado aumentaram, diz PoderData Pesquisa realizada de 27 a 29 de julho mostra que só 18% percebem uma diminuição nos custos das contas.
Mercado de trabalho
Desemprego cai 12,8% em um ano e salário médio melhora
Desemprego cai para 6,9%, menor índice do trimestre desde 2014
Dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE
Desempenho das indústrias
Indústria brasileira interrompe quedas e registra em junho melhor resultado em quatro anos
Faturamento da indústria avança 6,3% em junho, diz CNI
Alta mostra recuperação da queda de 4,8% observada em maio
Indústrias de pequeno porte mostram menos confiança com economia
Indicador de confiança medido pela CNI fica abaixo dos 50 pontos; perspectiva para os próximos seis meses são mais favoráveis
- Otimismo com finanças pessoais é o maior desde 2020
- Governo eleva preço mínimo e reajusta imposto sobre cigarros
- Compras de até US$ 50 pela internet começam a pagar 20% de tarifa
- Termina nesta sexta prazo para empresas aderirem ao Perse
Ambiente político-jurídico
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize, em até 90 dias, uma auditoria em todos os repasses das chamadas “emendas Pix” realizados entre os anos de 2020 e 2024. As entidades que receberam recursos por meio desta modalidade também devem informar os valores recebidos e como eles foram utilizados. Na mesma decisão, Dino reforçou que as emendas parlamentares individuais devem atender critérios constitucionais da transparência e da rastreabilidade e serem fiscalizadas, além da CGU, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
- Jornalistas foram investigados ilegalmente pela Abin de Bolsonaro.
- O governo federal reverte a percepção negativa e volta a ter mais aprovação do que desaprovação.
- Dados indicam que Temer e Bolsonaro paralisaram políticas de esporte
- Fazenda publica portaria para jogos de aposta on-line
Governador do Rio (mais um) é investigado
Em dezembro de 2023, Vinícius Sarciá Rocha – irmão de criação de Cláudio Castro – chegou a ser alvo da Operação Sétimo Mandamento, da PF, em uma investigação sobre possíveis fraudes em programas assistenciais do estado. A operação também teve aval do STJ.
- Levantamento mostra que empresa vinculada ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, faturou R$ 200 milhões com Prefeitura de SP
Ambiente tecnológico
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um plano de estratégia para o desenvolvimento da inteligência artificial no país. É o que informa a mídia Toda Palavra, parceira da rede TV BRICS. O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial visa equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada de alta capacidade e desenvolver modelos linguísticos modernos da língua portuguesa, usando dados que refletem as características culturais, sociais e linguísticas da população do país.
Anthropic, rival da OpenAI, desembarca no Brasil – A companhia americana vai liberar o acesso ao consumidor brasileiro de seu chatbot Claude, considerado um dos principais rivais do ChatGPT, da também americana OpenAI
Por João Luiz Rosa, Valor —
- Google Maps e Waze ganham novidades para aprimorar a navegação
- IA pode prever infertilidade masculina com 74% de precisão, revela estudo. Cerca de 17,5% da população adulta sofre de infertilidade
Contexto: indicadores essenciais
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em junho caiu para 6,9%, esse é o menor resultado para um trimestre desde o terminado em janeiro de 2015, quando também marcou 6,9%. Observando apenas o período de três meses que vai até junho, é o menor resultado já registrado, se igualando a 2014. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A marca atingida em junho é menos da metade do pico da série histórica do IBGE, em março de 2021, quando a taxa alcançou 14,9%. À época, era o auge da pandemia de covid-19.
No trimestre encerrado em junho, o número de pessoas que procuravam trabalho ficou em 7,5 milhões – o menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.
Isso representa queda de 12,5% no trimestre. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a redução foi de 12,8%.
A população ocupada renovou mais um recorde, atingindo 101,8 milhões de pessoas. Esse contingente é 1,6% maior que o do trimestre anterior e 3% superior ao do mesmo período do ano passado
Micro e pequenas empresas geram seis de cada dez empregos em junho
Em junho, micro e pequenas empresas geraram 115.907 empregos no país, enquanto as médias e grandes empresas contribuíram com 63.953 dos novos postos de trabalho
Insights sobre o futuro
Projeto 2025: o plano ultraconservador de apoiadores de Trump
Um dos planos da agenda de Donald Trump para a presidência é batizado de Projeto 2025, elaborado pela fundação conservadora Heritage Foundation. Outras entidades também elaboraram planos que servem como plataforma para a campanha de Trump.
Com mais de 900 páginas, o plano prevê a demissão de milhares de servidores públicos, expansão dos poderes do presidente, desmantelamento do ministério da Educação e de outras agências do governo federal e cortes de impostos.(BBC)
Gestão de resíduos no Brasil poderá custar R$ 168,5 bilhões em 2050
Modelo atual leva à contaminação do solo e à poluição do ar e das águas, impacta a saúde humana e as condições ambientais e contribui para a perda da biodiversidade e o aquecimento global.
Estudo elaborado pela consultoria internacional S2F Partners indica que, se o Brasil continuar a gerir os resíduos como atualmente, a partir de 2040, os custos totais diretos e indiretos ficarão em torno de R$ 137 bilhões por ano, dos quais R$ 105 bilhões corresponderão às externalidades. Se a tendência se mantiver até 2050, os custos passarão de R$ 168 bilhões, dos quais R$ 130 bilhões serão externalidades, explica a consultoria, especializada em gestão de resíduos e economia circular. (Agência Brasil)
Fontes: Notas de Conjuntura
- Observatório do Clima
- BBC Brasil
- Revista Fórum
- Forbes
- Correio Sabiá
- Brasil 247
- GGN
- ICL Notícias
- Google Notícias
- MSN
- Al Jazeera
- TVT
- Poder 360
- ICL Notícias
- Google Notícias
- MSN
- Al Jazeera
- TVT
- Poder 360,
Em resumo