A visita de Nethanyaru aos EUA reforçou a cumplicidade com Israel na promoção de conflitos. Nas Notas de Conjutura, notícias de destaque na semana.
CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro
ACONTECIMENTOS & TENDÊNCIAS
Na semana em que o candidato democrata Joe Biden abriu mão da candidatura à reeleição, congressistas dos Estados Unidos demonstraram a força da ligação do líderes norte-americanos com Israel. Republicados e democratas aplaudiram efusivamente o discurso do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em visita ao país.
Provável substituta de Biden na corrida presidencial, Kamala Harris reforçou o apoio ao israelense
Redes sociais mencionam Benjamin Netanyahu e demonstram repúdio à ‘cumplicidade norte-americana com o genocídio’
Manifestantes já haviam ocupado o Legislativo do EUA, onde protestaram contra o premier israelense, isolado e denunciado na Corte Internacional de Justiça
Tendências
A visita do primeiro-ministro Nethanyaru aos EUA reforçou a cumplicidade entre israelenses e norte-americanos na promoção de conflitos. As eleições vão deixar claro que o poder da indústria militar não será abalado pelo próximo presidente, seja quem for.
Movimento dos atores
Bolsonarismo evangélico – Rede Minas, sucateada por Zema, vira puxadinho do bolsonarismo evangélico. Emissora mudou sua orientação para a extrema direita, visando atrair o eleitorado conservador de olho nas eleições presidenciais de 2026.
Extrema-direita – Redes de incels neonazistas coordenam ataques nas últimas semanas a uma série de perfis e influenciadores de esquerda no X/Twitter (Forum).
Imprensa – Jornal da Globo gasta metade do tempo com eleição americana e audiência despenca
Dissonâncias
Escravidão no Rio de Janeiro – Seis pessoas em condições análogas à escravidão foram resgatadas pela polícia fluminense. Trabalhadores eram paraguaios e cumpriam jornadas excessivas em fábrica clandestina em Paty do Alferes, na Região do Vale do Café.
Após 46 anos de serviço sem salário, mulher é resgatada no Rio
Tubarões drogados – Níveis expressivos de cocaína foram detectados no organismo de pequenos tubarões no Rio de Janeiro, podendo levar riscos à saúde de quem consome peixe conhecido como cação.
Segredos de Javier Milei – Dados sobre cachorros do presidente da Argentina são protegidos por limites de acesso à informação. O porta-voz do presidente se recusa a responder perguntas de jornalistas sobre os animais.
Meio ambiente
A foi histórica para o clima na Terra, com o registro dos três dias mais quentes na história recente de forma consecutiva, um atrás do outro. De acordo com o serviço climático do observatório Copernicus, da União Europeia, a temperatura média global da última 3ª feira (23/7) foi de 17,15ºC, ligeiramente abaixo do recorde histórico observado um dia antes, de 17,16ºC. O último domingo (21), que chamou a atenção por bater o recorde histórico de 6 de julho de 2023 (17,08ºC), agora é o 3º dia mais quente já registrado, com 17,09ºC. (ClimaInfo)
Mudanças do clima – De acordo com o CEMADEN, cerca de 20% dos municípios brasileiros sofrem atualmente com seca severa ou extrema, especialmente nos Sudeste, Norte e Centro-Oeste.
Mudanças globais críticas aceleram crise climática, perda de biodiversidade e poluição, destaca ONU
- “Recircula Brasil”: Governo lança plataforma para rastrear plástico reciclado
- Amazônia: Desmatamento em áreas protegidas é o menor em 10 anos
- Incêndios em 30 áreas do Pantanal foram provocados por ação humana
- Estudo encontrou veneno em metade dos 24 alimentos ultraprocessados produzidos no Brasil.
- Calor extremo causado pela crise climática afeta setor de seguros nos EUA
Estudo revela que, na verdade, Bolsa Família tira as pessoas do assistencialismo: “diferenças significativas”. Um estudo publicado na revista World Development Perspectives revelou dados surpreendentes sobre o impacto de longo prazo do Bolsa Família, criado ainda no primeiro mandato do governo Lula. A pesquisa mostra que o programa não apenas ajuda a aliviar a pobreza, mas também promove a mobilidade social e reduz a dependência de assistencialismo.
G20: Lula lança Aliança Global contra Fome e Pobreza
Insegurança alimentar severa cai 85% no Brasil, afirma ONU
Governo contra CFM – O Ministério da Previdência Social protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra decisões do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dificultam a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência.
Gás para pobres – Plano inovador do governo Lula fornece alternativa para acabar com uso de lenha em cozinhas das periferias. Projeto que envolve biogás foi anunciado pela primeira-dama Janja Lula da Silva.
Turismo para idosos – O Ministério de Portos e Aeroportos lançou na quarta-feira (24) a primeira fase do programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho. A fase inicial vai disponibilizar 3 milhões de passagens para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda.
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) duas mortes por febre do oropouche no Brasil.
Longevidade – Novo medicamento pode prolongar expectativa de vida, revela estudo. Substância que anula proteína pode reduzir doenças relacionadas ao envelheciment0.
Segurança pública
Mortes pela Polícia Militar de São Paulo aumentaram 71% no primeiro semestre de 2024. Do total de 344 casos registrados, 296 tiveram o envolvimento de policiais em serviço. Já os casos envolvendo policiais civis tiveram queda de 33%.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que o enfrentamento ao crime organizado só é possível a partir da junção de esforços de inteligência, de forma coordenada, entre os entes federados
Ambiente econômico
O saneamento de São Paulo foi privatizado a preços promocionais. Sob o silêncio do Tribunal de Contas do Estado, a privatização da Sabesp foi subsidiada com o dinheiro do contribuinte e vista com naturalidade pela imprensa. A maior empresa de saneamento do país teve suas ações vendidas por um preço 18,3% abaixo da média
Conflito de interesses envolve ex-executiva da compradora. Karla Bertocco, que acumulava cargos na Sabesp e na Equatorial, deixou cargo milionário para ficar apenas na ex-estatal, ganhando 84% a menos
Jornalismo econômico
Estadão – A empresa jornalística exaltou a entrega da Sabesp ao capital financeiro abaixo do valor de mercado. “O preço de uma estatal nunca será igual ao de uma empresa privada”, escreveu o jornal, que deve apoiar Tarcisio de Freitas em 2026
Produção
- Brasil bate recorde de arrecadação no primeiro semestre com aumento de 9,8%
- Setor elétrico dispara e bate recorde de crescimento em 2024
- Inflação: IPCA-15 foi de 0,30% em julho
- Contas externas têm saldo negativo de US$ 4 bilhões em junho
Trabalho
Metade dos jovens entre 18 e 24 anos se concentravam em apenas 20 ocupações, consideradas de pouca complexidade, alta informalidade e baixos salários. Entre as dez ocupações com maior concentração de jovens – que incluem empregos como de balconistas, vendedores, escriturários e caixas – essa participação chega a 32,7%. (FGV/Ibre)
A atividade econômica de micro e pequenos negócios registrou, em junho, uma alta de 6,09% com relação ao mesmo mês do ano passado e 1,25% com relação a maio, chegando a 107,87 pontos. O dado foi divulgado pelo Índice SumUp do Microempreendedor (ISM).
Registro de empregados – O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) terá utilização obrigatória para Microempreendedores Individuais (MEIs) e para quem tem empregados domésticos a partir de 1º de agosto.
Ambiente político-jurídico
O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin, investigado por exercer um suposto papel de comando em esquema ilegal de espionagem e perseguição de adversários políticos de Bolsonaro por meio de operações informais da Abin, encaminhou e-mails com orientações para ataque às urnas e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
- Polícia Federal encontra ligação entre Abin de Bolsonaro e tentativa de golpe em 8 de janeiro
- No caso das joias, Bolsonaro tem revés: a Procuradoria Geral da República (PGR) sinaliza que o tornará réu
- Capangas confessam entrega de dinheiro sujo a Bolsonaro e PGR sinaliza contra ladrão de joias
- Ao lado de Bolsonaro, prefeito de cidade gaúcha fala em botar Moraes ‘na guilhotina’
- Bolsonaro cita Trump e inverdades para insinuar que Lula e STF querem facilitar seu assassinato
Bolsonarismo na justiça
- MBL vira alvo da PF por fake news sobre aborto
- STF determina novo inquérito sobre Carla Zambelli
- Moraes nega pedido de progressão de pena para Daniel Silveira
- Bolsonarista é investigado por ameaça a indígenas
- Empresário Luciano Hang é condenado à prisao
Zema quer aumento – Eleito com promessas de abrir mão de salários, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), incluiu o aumento de 300% no próprio salário no Plano de Recuperação Fiscal do estado. O reajuste, que foi assinado ainda no ano passado, também vale para os salários do vice-governador e dos secretários.
Ambiente geopolítico
O Rio de Janeiro recebeu durante a semana representantes do G20, grupo formado pelas maiores economias do planeta. Um dos pontos altos do evento é o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O G20, liderado pelo Brasil, está tentando dar um tímido primeiro passo na taxação dos patrimônios de três mil bilionários espalhados pelo mundo, mas o caminho é difícil, o grupo está dividido e poderá levar anos.
- Os Estados Unidos rejeitam a ideia de imposto global sobre bilionários
- “Globalização neoliberal” agravou a fome e a pobreza no mundo, diz Lula
Agenda
28 de julho – Venezuela realiza eleições
Processo eleitoral é realizado sob cenário de especulações, ameaças e criação de intrigas.
Israel
Forças israelenses avançam em Gaza, com ataques concentrados nas cidades orientais de Bani Suaila, Al-Zanna e Al-Karara, onde o Exército de Israel afirmou na quarta-feira ter encontrado os corpos de cinco israelenses mortos em 7 de outubro.
Estados Unidos
Em audiência no Congresso dos EUA, o diretor do FBI Christopher Wray levantou um questionamento sobre o atentado contra o e-presidente e candidato Donald Trump. Ele afirma que existe algo que ainda não está claro sobre o tiroteio que se deu em Butler, Pensilvânia, no dia 13 de julho de 2024, perpetrado por Thomas Matthews Crooks, de 20 anos de idade.
União Europeia
A Europa transfere reservas confiscadas da Rússia para a Ucrânia, acirrando a possibilidade de tensões. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen anunciou o repasse para a Ucrânia de 1,5 bilhão de euros de ativos russos confiscados na Europa.
Argentina
Os planos do presidente Javier Milei começam a receber críticas dos apoiadores, impactando a lua de mel com o mercado.
- Recessão faz Argentina perder 177 mil empregos do setor privado em cinco meses
- No setor público, 25 mil já foram demitidos; meta do governo de extrema direita é chegar a 75 mil demissões
- Mães da Praça de Maio denunciam intervenção do governo Milei em sua universidade
Ambiente tecnológico
A Polícia Federal está investigando o ataque hacker a sistemas do governo. A invasão afetou nove ministérios e dois órgãos, cujos funcionários receberam um e-mail que falava sobre “incidente cibernético”. Em nota, a PF disse que “apenas sistemas administrativos” foram afetados.
Impactos da IA – O Ministério do Trabalho determinou a criação de um Grupo de Trabalho para estudar o impacto da inteligência artificial (IA) para o futuro do mercado de trabalho. As tarefas dos integrantes do grupo incluem realizar pesquisas sobre como a IA poderá afetar o trabalho e os serviços públicos e propor políticas públicas que assegurem os empregos e a qualidade dos serviços públicos diante do avanço.
Uso ilegal de dados – Sem qualquer divulgação, o X/Twitter incorporou nas configurações uma opção autorizando que todas as postagens, interações e dados serão usados para treinar sua inteligência artificial, Grok. Por padrão, a autorização é automática.
Meta resolve não lançar sua IA no Brasil por ‘incertezas regulatórias’ e é criticada por entidade de defesa do consumidor
70% dos profissionais de marketing usam WhatsApp em suas estratégias de IA do mundo
Contexto: indicadores essenciais
A fortuna do 1% mais rico da população mundial aumentou em 42 bilhões de dólares (cerca de R$ 226 bilhões) na última década, enquanto as taxas de impostos para este grupo estão em níveis historicamente baixos, de acordo com um relatório da Oxfam divulgado nesta quinta-feira, 25.
Eleições 2024
Brasil tem mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar em 2024
Sudeste e Nordeste somam 70% do eleitorado
Cinco cidades da Grande São Paulo concentram 35% do eleitorado paulista
Mesmo com queda na população, eleitorado de BH aumenta em 2024; entenda motivo
Insights
População estrangeira no Japão ultrapassa 3 milhões pela primeira vez. Com recorde de mortes, população do Japão cai pelo 15º ano consecutivo. Japão registra maior número de mortes em 2023 e população cai 0,42% em 2024
Qual é o país mais populoso do mundo actualmente? Ao contrário da tendência das últimas décadas, a China não lidera este ranking, pelo menos em 2024. A Índia é o país mais populoso do mundo com 1.441 milhões de habitantes, desalojando a China do pódio, que está logo atrás com 1.425 milhões de pessoas, de acordo com dados ao vivo da consultoria World Population Review.
A classificação dos dez países mais habitados do mundo:
- Índia, 1,441 milhões
- China, 1.425 milhões
- Estados Unidos, 341 milhões
- Indonésia, 279 milhões
- Paquistão, 245 milhões
- Nigéria, 229 milhões
- Brasil, 217 milhões
- Bangladesh, 174 milhões
- Rússia, 143 milhões
- Etiópia, 129 milhões
Fontes: Notas de Conjuntura
Monitor Mercantil, Observatório do Clima, BBC Brasil, Revista Fórum, Forbes, Correio Sabiá, Brasil 247, GGN, ICL Notícias, Google Notícias, MSN, Al Jazeera, TVT, Poder 360,
Em resumo