quinta-feira, novembro 21, 2024
22.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 18 de outubro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para eleições, prioridades de escolhas, acirramento da crise internacional.

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

ACONTECIMENTOS & TENDÊNCIAS

Rejeição importa na política

A penúltima semana da disputa pelas prefeituras com segundo turno concentra as atenções do noticiário, com os sinais fortes da possibilidade de vitória de políticos do espectro entre o centro e a extrema direita. Com destaque, como era de se esperar, para a disputa em São Paulo, onde o atual prefeito, Ricardo Nunes, do MDB, tem grande vantagem.

Ainda por conta da eleição na capital paulista, a falta de luz durante mais de seis dias, colocou em evidência, mais uma vez, as deficiências do serviço praticado pela concessionária Enel.

MAIS DESTAQUES DA SEMANA

Temporal em São Paulo deixou população sem luz e gerou prejuízos para moradores e comerciantes.

Inoperância da Enel, concessionária privada de energia, revela a baixa qualidade do serviço privado. No exterior, as privatizações estão sendo revertidas
Aneel teve corte de 42% na verba neste ano e opera com 27% a menos do efetivo
Especialistas apontam falência do modelo de privatização

No Rio de Janeiro, o aparelhamento do Estado por interesses privados revela o processo de descontrole diante das ações de grupos criminosos.

No exterior, a falta de limites de Israel na produção de conflitos e de mortes cria a expectativa de aumento das tensões geopolíticas nos próximos dias.

Movimento dos atores

Racistas: Deputada do PT recebe 41 e-mails racistas com ameaças de morte

Interesses internacionais: Na Colômbia, o presidente Gustavo Petro, denunciou o que considera ser o “início de um golpe de Estado” contra seu governo.

Estados Unidos: Presidente Noboa propõe que Equador permita instalação de bases militares estrangeiras, leia-se, dos Estados Unidos.

Europa: O fenômeno da extrema-direita na Europa é crescente. Itália, França, Alemanha, Portugal e Reino Unido são exemplos de países que, antes democraticamente estáveis, agora apresentam sintomas de radicalização e xenofobia.

União Europeia encampa endurecimento da política imigratória
Parlamento da Alemanha endurece leis de imigração e restringe acesso a facas

Imprensa

O crescimento da força do Brics, grupo de países emergentes, que tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto, incomoda a mídia tradicional, porta-voz dos interesses dos Estados Unidos e aliados.

Com poucas notícias sobre a cúpula dos países entre os dias 22 e 24, a mídia insinua interesses terroristas e beligerantes do grupo, liderado pela Rússia, China e Brasil.

Sinais do tempo

  • Chuvas de 600 mm em 60 horas causam enchentes e destruição na França
  • Vendavais causam destruição em cidades do Sul do Brasil

Dissonâncias cognitivas 

Curso sobre racismo formado por brancos é suspenso em Portugal: Anúncio de pós-graduação do Observatório do Racismo e Xenofobia com corpo docente formado apenas por pessoas brancas gerou fortes críticas. Universidade Nova de Lisboa recuou de lançamento

Criança de 9 anos mata 23 animais em hospital veterinário no Paraná
Crimes sexuais contra crianças por meio de IA aumentam na internet, adverte associação


Agenda

  • Segundo turno das eleições de prefeitos no domingo, dia 27 de outubro
  • 16ª Cúpula do Brics que será realizada de 22 a 24 de outubro na cidade de Kazan
  • 18 e 19 de novembro: Cúpula do G20
  • 15 de novermbro: Proclamação da República
  • 20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Cenário Brasil

Pesquisas eleitorais que colocam os prefeitos de Porto Alegre e São Paulo na frente da preferência de eleitores confirmam firmemente os efeitos da descontrução da imagem do PT nas últimas décadas.

Os erros da administração de Sebastião Melo, que facilitaram a inundação da capital gaúcha no primeiro semestre, não foram suficientes para gerar rejeição maior do que a carregada pela petista Maria do Rosário.

Na capital paulista, o apagão durante vários dias não alterou de forma substancial os resultados das pesquisas da eleição para prefeito de São Paulo.

O jornalista Leomardo Attuch, do site BR247, destaca o peso crescente da “rejeição” como variável de peso para as disputas políticas nas campanhas majoritárias. Em Goiânia, Belo Horizonte, Cuiabá e Fortaleza, os candidatos que lideram as pesquisas são os menos rejeitados, mesmo quando são petistas ou de esquerda.

Força do terrorismo fiscal: Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e do Planejamento, Simone Tebet (MDB), anunciaram a possibilidade de uma mudança drástica na política econômica. Abandonando a proposta de aumento de impostos pontuais sobre as classes mais ricas do país para elevar a arrecadação e equilibrar as contas públicas, eles querem focar seus esforços em cortar gastos, para desespero dos apoiadores do governo.

Sequestrado pelo mercado financeiro, o governo responde com novas concessões para os vencedores de sempre e maior afastamento em relação à sua base de apoio.

Estado privatizado: No cenário de descontrole no Rio de Janeiro, o uso de ônibus sequestrados como barricada vira rotina. Em um ano, foram 131 veículos. A Polícia Civil prendeu suspeitos de emitir laudos com falso negativo a doadores de órgãos que teriam levado seis pacientes transplantados a serem infectados por HIV.

Bolsonarismo sem Bolsonaro

O cenário sobre o futuro do bolsonaro e do ex-presidente Bolsonaro vai ficando mais claro. Além de passeatas esvaziadas, ele já deve saber que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou, pela primeira vez, uma relação direta entre os planos de golpe de Estado dos quais participavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os atos terroristas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Paulo Gonet, procurador-geral da República, entendeu que “a atuação da organização criminosa investigada foi essencial para a eclosão dos atos depredatórios” e reforçou a conclusão já consolidada na Polícia Federal.

Cenário Global

O mundo vive um momento de tensões decisivas nas duas próximas semanas. Muitas definições devem ocorrer no período, marcado por ações de Israel contra os vizinhos, por definições das eleições nos Estados Unidos e pelas reunião de cúpula dos Brics na Rússia.

Autoridade do Hamas confirma morte de Yahya Sinwar, líder do grupo palestino. Depois do assassinato, Netanyahu promete seguir com o genocídio palestino. Porém, as ações israelenses apenas fortalecem o ódio de lideranças e das populações em relação aos israelenses.

Missão da ONU no Líbano condena ataques “deliberados” de Israel contra suas tropas e diz que destruição em vilarejos é chocante

Indicadores

O Brasil tinha 1,6 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil em 2023, mostram dados divulgados nesta sexta-feira (18). O valor é o menor desde 2016, ano que marca o início da série histórica do indicador

  • Economia da China cresce 4,6% no 3º trimestre
  • Dengue registra aumento de 400% no Brasil em 2024 em comparação a 2023

Insights

Movimento pelo fim das armas nucleares leva Nobel da Paz. A organização japonesa Nihon Hidankyo foi fundada por sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Comitê cita guerras em curso ao afirmar que ‘tabu está sob pressão’.

Pesquisa revela que a prática de exercícios físicos pode ajudar a prevenir o Alzheimer. Novos estudos realizados no Brasil apontam relação entre exercícios físicos e desempenho cognitivo



NOTAS DE CONJUNTURA: Fontes de Informações

Observatório do Clima
BBC Brasil
Revista Fórum
Forbes
Correio Sabiá
Brasil 247
GGN
ICL Notícias
Google Notícias
MSN
Al Jazeera
TVT
Poder 360
Rádio França InternacionalCongresso em Foco

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 3 de novembro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para expectativas sobre as...

Notas de Conjuntura: 4 de outubro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para eleições, bets e...

Arquitetura e decoração: como serão as casas em 2028

Profissionais de arquitetura e decoração precisam se antecipar para...

Notas de Conjuntura: 27 de setembro de 2024

Subtítulo: lead curto sobre tema principal da semana Nas...

Notas de Conjuntura: 22 de setembro de 2024

A decadência da política tradicional, com violência e ausência...
Verified by MonsterInsights