sábado, novembro 23, 2024
20.2 C
Belo Horizonte

Neurociência na educação: como melhorar e tornar mais eficaz o ensino


A aplicação da neurociência na educação se beneficia do maior conhecimento dos mecanismos biológicos e estruturas cerebrais

Detalhe de criança com autismo passando por atendimento com psicólogo no Instituto de Psicologia (IP). Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Neurociência nas escolas contribui para a educação de alunos e mudanças significativas nas teorias educacionais Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Parceiros
Radar do Futuro

Brenda Marchiori
Jornal da USP

Como tornar os processos de aprendizagem mais eficazes para os alunos? A neurociência pode ter a resposta. Aplicar conhecimentos básicos em neurociência nas escolas contribui para a educação de alunos e mudanças significativas nas teorias educacionais, além de permitir a construção de ambientes educacionais mais eficazes, defende a professora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Fabiana Versuti, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. 

A neurociência, área do conhecimento que se dedica a compreender os mecanismos biológicos e estruturas cerebrais, vem ganhando cada vez mais espaço na educação, visto que as descobertas nesse campo podem ajudar a compreender os princípios da aprendizagem humana.

Fabiana Versuti – Foto: Currículo Lattes

“Conhecer o funcionamento cerebral é conhecer como o conhecimento humano vem a se organizar e, portanto, trazer esses conhecimentos para o contexto da sala de aula é muito pertinente, uma vez que podem interferir na prática do cotidiano escolar”, afirma a professora. 

Por tratar-se de um campo que se dedica ao sistema nervoso, incluindo a cognição e as emoções, quando os conhecimentos básicos em neurociências são aplicados à educação, explica Fabiana, são consideradas as “experiências sociais e emocionais sobre os circuitos neurais e fica mais fácil para os professores superar os desafios da educação e estimular os alunos”. 

Neurociência da educação aproveita habilidades

Ao compreender melhor o funcionamento do cérebro e suas especificidades, os professores podem “se aproximar mais de situações-problema que são vivenciadas em sala de aula, tendo uma compreensão sobre aquilo que realmente pode atingir os alunos, para que a aprendizagem aconteça aproveitando as habilidades cognitivas em sua plenitude”. Dessa forma, a professora enfatiza que reconhecer esses processos neurobiológicos é importante para “conhecer, de fato, os limites e as potencialidades das práticas educativas”. 

A neurociência proporciona ferramentas que permitem aos educadores entender o processo de aprendizagem, considerando as necessidades dos alunos, e desenvolver estratégias de ensino mais eficientes. “Nas últimas décadas, o rápido avanço da neurociência tem identificado muitos dos processos biológicos envolvidos nos mecanismos celulares e moleculares de aprendizagem.”

Além disso, continua Fabiana, “o entendimento da importância das experiências sociais e emocionais sobre as mudanças nos circuitos neurais” tem evidenciado o papel decisivo desses conhecimentos na “compreensão dos processos de aprendizagem e na interpretação e manejo das suas deficiências e, principalmente, no desenvolvimento de estratégias mais eficazes de ensino”. 

Contudo, apesar dos benefícios que proporciona, essa área do conhecimento ainda é pouco conhecida pelos profissionais da educação. “Considerando-se que os professores são os principais mediadores da aprendizagem e o papel do sistema nervoso nesse processo, parece necessário e urgente que a compreensão desses mecanismos possa fazer parte dos processos formativos e relacionar aprendizagem e desenvolvimento psicológico no contexto da formação dos professores”, ressalta Fabiana. 

Em resumo

Edições anteriores

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Futuro do trabalho: como a IA muda a procura por oportunidades

Inteligência Artificial muda, profundamente, o mercado de trabalho Uma das...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Como sobreviver sendo professor em 2025

No cenário de transformação exponencial, o professor em 2025...
Verified by MonsterInsights