sexta-feira, março 29, 2024
21.4 C
Belo Horizonte

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens...

Notas de Conjuntura: 8 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para novos...

Mestrado profissional foca em ciência de dados voltada à inovação

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do mestrado profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (Mecai) do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMAI), um dos centros de pesquisa, inovação e difusão da Fapesp. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril através do site.

O edital está disponível para acesso na página do programa com as orientações sobre as inscrições. O curso de mestrado está aberto a alunos graduados em nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins e que estejam atuando ou que comprovem dois anos de atividade profissional no mercado de trabalho.

O resultado final será divulgado no dia 30 de maio no site do programa. Segundo o edital, serão avaliados a formação acadêmica, o currículo e o respectivo projeto de pesquisa, voltado para a área de atuação do candidato e que se encaixe dentro do programa.

Serão 20 vagas para trabalhar a ênfase em ciências de dados voltadas para a aplicação na área da agricultura, da saúde, de finanças e de infraestrutura. Professor do ICMC, Antônio Castelo também é coordenador do mestrado e explica que “a intenção é utilizar a ciência de dados para gerar inovação, que o aluno melhore a qualidade do setor produtivo da empresa em que atua, seja gerando produtos, patentes ou novos processos.”

A ex-coordenadora do mestrado e professora do ICMC da USP, em São Carlos, afirma que o diferencial do Mecai seria a inserção de profissionais do mercado no contexto universitário, podendo criar soluções para os problemas encontrados nas suas respectivas empresas. Daí a necessidade do terceiro critério avaliado para o processo seletivo, de criar um projeto para ser aplicado na indústria. O programa foi lançado em 2014 e, hoje, expandiu o enfoque das ciências de dados para outros campos, além de já contar com 19 mestrados concluídos.

Da Assessoria de Imprensa do ICMC

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro