sexta-feira, abril 19, 2024
24.1 C
Belo Horizonte

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia...

Notas de Conjuntura: 12 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

Livro mostra resultados da inovação na UFMG e oferece reflexões para o futuro

Produções do mestrado profissional interdisciplinar compõem a obra sobre resultados da inovação, organizada por professores das Ciências Econômicas

Há 12 anos, foi criado na UFMG o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, que congrega diversas unidades acadêmicas. O curso gerou muitos trabalhos e estudos, boa parte deles com foco nas experiências da Universidade na área da inovação, e essa produção se junta a outras análises no volume Inovação, ciência, tecnologia e gestão – a UFMG em perspectiva. Disponível em e-book com acesso gratuito

A obra organiza e sistematiza o conhecimento sobre o tema, na forma de reflexões, ensaios e relatos de resultados da inovação, reconhecendo diferentes percursos conceituais e aplicados. O objetivo é criar uma referência para debate e consultas e contribuir para o fortalecimento da instituição e a consolidação da prática acadêmica interdisciplinar de apoio às ações e às políticas na área da inovação.

capa de livro inovação e tecnologia

“A Universidade se movimenta e está no caminho certo, à frente da maioria das outras. Mas temos um longo caminho adiante para a formação de uma cultura e de um ecossistema de inovação”, afirma o professor Allan Claudius Queiroz Barbosa, que organizou o volume com a colega Márcia Siqueira Rapini. Ambos são vinculados à Faculdade de Ciências Econômicas (Face). A obra faz parte da Coleção População & Economia do Cedeplar – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG, e sua edição teve apoio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

De acordo com Barbosa, a cultura institucional de inovação se faz com “a troca consistente entre os diversos atores, mas depende também de fatores exógenos, como recursos financeiros e apoio instrumental”. “O livro mostra que já se fez muito e representa um esforço para mostrar experiências em inovação na UFMG”, diz o professor.

Inovação na prática

Os capítulos são agrupados em quatro partes, interdependentes. A primeira delas oferece um panorama da inovação da UFMG, apresenta o programa de pós-graduação e a atuação da CTIT. A segunda parte é dedicada ao Marco Legal da Inovação – criado em 2004 e revisado em 2016 – e às normas internas da Universidade. Na terceira, são tratados os quatro grandes eixos – inovação, ciência, tecnologia e gestão –, e a quarta parte do volume trata de desafios e perspectivas.

Marcia Rapini destaca que os capítulos não mostram apenas casos de sucesso – focalizam também no que ainda precisa ser feito. O livro, segundo ela, enfatiza tudo que está relacionado à gestão da inovação. “É preciso, para obter resultados consistentes, investir na viabilização da inovação, pensando em competências, desenvolvimento de processos e produtos, gestão de laboratórios, transferência de tecnologia, empresas spin-offs e na dimensão do pesquisador. O livro trata de tudo isso, ou seja, de como a inovação vai se dando na prática”, comenta a professora do Departamento de Ciências Econômicas da Face.

O diretor da CTIT, professor Gilberto Medeiros Ribeiro, exalta a iniciativa de edição do livro, que, segundo ele, retrata a maior parte das atividades de inovação da UFMG. “Trata-se de relatos e análises capazes de contribuir muito com gestão da inovação na UFMG, por meio de questionamentos que mostram a visão de diferentes segmentos da comunidade e servirão, com certeza, ao aprimoramento da avaliação e das decisões nessa área”, afirma.

Os organizadores salientam que a edição de Inovação, ciência, tecnologia e gestão – a UFMG em perspectiva tem o objetivo de oferecer à UFMG reflexões sobre gargalos a serem superados e subsídios para a definição de caminhos. Os trabalhos mais recentes refletem a mudança de demanda para o mestrado profissional: se antes o curso era mais procurado por advogados e colaboradores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de várias instituições do estado, nos últimos anos passou a ser procurado também por profissionais de empresas, governos e organizações do terceiro setor.

Transbordamento do conhecimento

Nas reflexões finais do volume, Allan Claudius e Márcia Rapini realçam que é fundamental fomentar o empreendedorismo na Universidade e os diferentes estágios do processo de inovação pós-pesquisa básica e aplicada, para que se reduzam o risco e a incerteza. Eles também recomendam medidas como o compartilhamento de espaços físicos, como os laboratórios, para disseminação e troca de experiências.

“Atividades de proteção intelectual e transferência de tecnologia não são suficientes para fomentar inovações oriundas da Universidade. A expansão e a consolidação de parques tecnológicos existentes, atuando no formato clássico ou se desdobrando em novas atribuições, são fundamentais para ampliar o transbordamento do conhecimento e da tecnologia da UFMG no seu entorno”, escrevem os organizadores.

Ainda segundo o texto que fecha o livro, “é imprescindível que se construa um ecossistema real de inovação, com suporte financeiro e técnico para as distintas fases do processo, capaz de disseminar a cultura inovativa e solidária, um dos pilares da economia baseada no conhecimento”.

Resumo

Livro: Inovação, ciência, tecnologia e gestão – a UFMG em perspectiva

Organizadores: Márcia Siqueira Rapini e Allan Claudius Queiroz Barbosa

Edição: Cedeplar-UFMG

606 páginas | Disponível em e-book com acesso gratuito

Edições anteriores

Especialista se inspira em abelhas para gestão pós-Covid

Obra de Raphael Chagas traz novas nuances que podem mudar  empreendedorismo As...

Tecnologia 5G: o que muda para os consumidores e para o Brasil

Infraestruturade tecnologia 5G deve impulsionar os negócios, mas país precisa ter um posicionamento claro com relação no cenário mundial

Especialista lança livro sobre como tornar ações sociais mais efetivas

Lançada no Clube de Autores, a obra "Ecossistema das...

Coisa pública e coisa nossa: por que conhecer o passado para entender o futuro

Resenha: livro do historiador Juremir Machado é revelador sobre como as relações se estabelecem no Brasil

14 novas publicações de livros de produção científica na área de direito

As publicações envolvem os temas diretamente ligados à inteligência...