Deficientes visuais poderão em breve obter assistência apoiada por inteligência artificial
Cientistas de computação da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, criaram o sistema tecnológico Gist, que auxilia pessoas com deficiência de visão a interagir com o ambiente de forma autônoma. A inovação, uma interface gestual, favorece a percepção espacial remota de quem utiliza o aparelho.
Usando diferentes comandos de gestos, o usuário pode solicitar que o dispositivo forneça informações sobre a existencia de outra pessoa nas proximidades, a cor predominante de um objeto ou de a distância de algo em relação ao usuário. O dispositivo também pode medir a profundidade de uma área em particular apontada com a mão.
Baseado no sensor Kinect, da Microsoft, o dispositivo detecta sinais de mão e lê os pixels que cercam a mão estendida do usuário para fornecer uma resposta. O assistente de voz responde as perguntas. Na prática, o Gist transforma “as mãos do usuário em barras versáteis de sensoriamento”.
Inovação
No mundo, outras iniciativas avançam para colocar as tecnologias à disposição de pessoas cegas. Cientistas do Centro para Pesquisa e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (Cinvestav), do México, criaram um sistema que integra um óculos a sensores de som estéreo, GPS e um tablet com suporte de voz capaz de auxiliar pessoas com deficiências visuais. O usuário ganha autonomia para se movimentar em torno de objetos, identifcar dinheiro, ou mesmo reconhecer cores em roupas.
O novo dispositivo melhora as tecnologias semelhantes graças a novos algoritmos, a sistemas de ultra-som, que pode ver através de objetos translúcidos como o vidro, e à inteligência artificial que pode aprender a reconhecer os sinais, lugares e assim por diante, de acordo com os pesquisadores.
Fonte: CINVESTAV, www.invdes.com.mx/tecnologia-mobil/4531-crean-en-cinvestav-lentes-con-inteligencia-artificial-para-invidentes.