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Jornalismo: Quem tem medo da IA?

Como jornais e jornalistas estão lidando com os avanços e as ‘ameaças’ da Inteligência Artificial

Heraldo Leite

A Inteligência Artificial está chegando/ Está chegando a Inteligência Artificial”. Parodiando a música ‘Os Alquimistas’, de Jorge Benjor, os jornalistas brasileiros enfrentam um dilema crescente entre produtividade e saúde mental. A pesquisa, publicada pelo site “Aos Fatos”, destaca que muitos profissionais sentem a pressão de serem mais produtivos devido ao uso intensivo de tecnologias digitais, o que pode levar a níveis elevados de ansiedade e estresse.

Ao mesmo tempo em que temem perder o emprego para “um robô”

Medo do novo e desafios

Os dados indicam que:

  • Aumento da Ansiedade: A constante necessidade de se adaptar a novas ferramentas e plataformas tem gerado preocupação entre os jornalistas, que sentem que sua produtividade está diretamente ligada ao domínio dessas tecnologias.

Para os mais velhos fica a sensação que quando se aprende e começa a dominar novas ferramentas, surgem outras. O que exige aprendizado constante.

  • Impacto na Saúde Mental: A pressão para produzir conteúdo rapidamente e a competição por atenção nas redes sociais têm contribuído para o aumento do burnout na profissão.

Resultado: na briga por likes e pela lacração, matérias são mal apuradas. E os mais famosos saem na frente – muitas vezes não importando a qualidade.

Estatísticas

Entre 5 de fevereiro e 30 de abril de 2023, uma pesquisa consultou 230 jornalistas brasileiros para entender o uso de tecnologias no dia a dia.

As ferramentas tecnológicas foram classificadas em três grupos: populares (como aplicativos de mensagens), específicas (monitoramento de sites) e especializadas (machine learning e programação).

As redações brasileiras fazem uso quase universal das ferramentas simples — 92% dos jornalistas utilizam aplicativos de mensagens. No entanto, o uso de tecnologias mais avançadas, como machine learning, está presente em apenas 7% dos profissionais, enquanto 13% utilizam linguagens de programação.

Apesar de a IA ser vista como uma ferramenta capaz de otimizar processos, seu uso ainda está limitado no Brasil, com poucas redações explorando a tecnologia além do básico. A expectativa dos profissionais é que a adoção de IA cresça nos próximos anos, mas há uma clara necessidade de capacitação para que o uso dessa tecnologia se torne mais acessível

A grande questão não só para os profissionais, mas para a sociedade que preza o bom jornalismo é sobre esta capacitação. Os grandes conglomerados de comunicação (ou chamada mídia hereditária) está disposta a investir? Como e até quando? E o meio acadêmico? Como tem pensado nesta questão? São perguntas que necessitam de respostas urgentes. Quem se atreve?


Acesse aqui o material de Aos Fatos


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