Inovadores: cinco empresas em destaque no Sul do País

0
1840
Educação, agronegócio, saúde e bem-estar, varejo e atacado e finanças são algumas das áreas de destaque das startups em desenvolvimento na região.
Educação, agronegócio, saúde e bem-estar, varejo e atacado e finanças são algumas das áreas de destaque das startups em desenvolvimento na região.

Conhecida como “Vale do Silício Brasileiro”, a região sul do país apresenta os melhores indicadores sociais nas áreas de educação, empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia, se comparados às demais localidades do território nacional. Segundo um Mapeamento de Comunidades elaborado em 2019 pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina têm um cenário muito promissor no segmento de startups, com mais de 1.700 empresas. Dentre os setores de atuação, destacam-se: educação, agronegócio, saúde e bem-estar, varejo e atacado, finanças etc, sendo a maioria (54,7%) soluções B2B, ou seja, de empresa para empresa.

Os estados sulistas também se evidenciam em relação à geração de empregos. Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, quando o Brasil já se encontrava em incertezas políticas e econômicas, Santa Catarina abriu 49.895 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre do ano passado. Paraná veio em seguida, com 40.022 novas vagas, e depois Rio Grande do Sul, onde foram criados 21.535 empregos, de acordo com informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Com a intenção de apresentar as iniciativas que estão acontecendo na região, separamos cinco empresas que se destacam em seus respectivos ramos de atuação. São companhias que servem de cases de sucesso, alavancam o desenvolvimento de uma comunidade e lutam por um Brasil mais inovador:

Cíngulo

Sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Cíngulo é um aplicativo de terapia guiada que ajuda no autocuidado emocional das pessoas. A startup disponibiliza uma autoavaliação para seus usuários e com as principais características de comportamento identificadas, monta um programa com sessões que ajudam a superar os mais variados quadros emocionais, como de ansiedade e estresse, com diversas práticas guiadas. Além disso, o Cíngulo proporciona o modo SOS com objetivo de auxiliar crises emocionais agudas. Com sessões gratuitas e plano de R$ 99,90 por semestre, o aplicativo foi considerado o melhor em 2019 pelo Google Play e está disponível para Android e iOS.

Cheap2Ship

A startup de Itajaí, Santa Catarina, é uma das primeiras empresas do mundo a disponibilizar aos usuários de comércio internacional um portal para lances de frete, com uma metodologia única que otimiza tempo e custos de forma inteligente. A solução é tão promissora que já está disponível em todos os estados brasileiros e foi selecionada como destaque do InovAtiva Brasil 2019.1, maior programa de aceleração de startups da América Latina, e recentemente começou o seu processo de internacionalização para Xangai por meio do StartOut Brasil.

Elevor

Localizada em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, a startup desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos, com o objetivo de automatizar processos, reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas. Com mais de 900 clientes em 20 estados do país, a Elevor tem três produtos em seu portfólio: o ERP360, direcionado para a gestão empresarial dos segmentos de atacado, distribuição, varejo e serviços, o ERP360Agro, voltado para a gestão empresarial do agronegócio, e o 1Clic, para a administração de microempresas.

Invisto

Sediada em Santa Catarina, a Invisto nasceu a partir da fusão da Bzplan com a unidade de Venture Capital da FIR Capital e tem a proposta de ser a melhor referência para investidores que buscam aplicar capital em scale-ups que se encontram nos três estados sulistas, rentabilizando os recursos dos investidores, acelerando o desenvolvimento das investidas e construindo um modelo de alto valor agregado. Com portfólio consolidado no Brasil, a Invisto já aportou mais de R$300 milhões em scale-ups e conta com mais de 25 cases de “exit” em seu portfólio.

PagBrasil

Estabelecida em Porto Alegre, a PagBrasil é uma fintech brasileira líder no processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo. Com foco na inovação, criou a melhor infraestrutura para o mercado brasileiro: ao oferecer serviços excepcionais e produtos inovadores como o Boleto Flash®, único que confirma pagamento em menos de uma hora, e PEC Flash®, que permite que os consumidores paguem em dinheiro as compras feitas pela internet, a empresa cria um valor único para os clientes e seus usuários.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.