sábado, abril 20, 2024
17.9 C
Belo Horizonte

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia...

Notas de Conjuntura: 12 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

Impacto da ia nos empregos do futuro é tema do Smart City Business Brazil 2019

Cada vez mais vagas de emprego serão ocupadas por máquinas, o consultor Cézar Taurion aborda a necessidade de se preparar para os empregos do futuro

Dois bilhões de emprego vão desaparecer no mundo até 2030 – é o que indica o futurista norte-americano, Thomas Frey. Isso porque as máquinas movidas por tecnologia de inteligência artificial devem, nos próximos anos, ganhar ainda mais espaço e seguir revolucionando o mercado de trabalho. Como se adaptar às vagas do futuro? Para o Vice-presidente de Inovação do Instituto Smart City Business America, Cézar Taurion, é preciso já estruturar a transição para as novas carreiras que surgem.

O especialista abordará o tema durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019, em São Paulo – evento que reúne todo o ecossistema de inovações tecnológicas, de costumes ou estilo de vida, que constroem as futuras Cidades Inteligentes e que já influenciam diretamente o desenvolvimento social. “Novas carreiras serão criadas, mas muitas serão descontinuadas, assim como os ascensoristas. Será preciso reciclar esses profissionais para novas funções e o empreendedorismo será fundamental para isso”, comenta Taurion.

A polêmica dos patinetes

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo começou a fiscalizar e multar empresas de aluguel de patinetes elétricos devido a falta de cadastramento prévio dos grupos que exploravam o serviço. As companhias, no entanto, alegam que o uso de patinetes já é regulado pelo Código Brasileiro de Trânsito – inclusive com limites de velocidade já estabelecidos e indicações sobre o uso de capacetes.

Para o profissional, não há necessidade de se opor às inovações tecnológicas uma vez que não se trata do fim das vagas de emprego, mas de uma modificação de funções e até da criação de novos postos de trabalho – baseados em inovação e novos hábitos de vida e consumo. O governo também precisa estar pronto para abarcar soluções inovadoras e criar um ambiente propício para uma renovação sustentável do mercado de trabalho – sobretudo nos centros urbanos.

“Para uma cidade se tornar verdadeiramente inteligente é preciso permitir a inovação e não ter certas restrições que hoje ainda surgem, como os patinetes em São Paulo. É preciso permitir que a inovação aconteça e, claro, regular esse serviço mas sem exigir que a regulamentação prévia de algo inovador porque inovação é algo que nunca ninguém fez e, por isso, esse tipo de dinâmica é prejudicial”, opina Taurion.

O Futuro dos Empregos é um dos pilares da discussão sobre Cidades Inteligentes – ou seja, aquelas que utilizam novas tecnologias, modelos e práticas disruptivas para resolver problemas antigos, como o trânsito, segurança pública ou limpeza urbana. O painel sobre o tema acontece no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019, que será realizado entre os dias 22 e 24 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Smart City Business America Congress & Expo 2019

Data: 22 a 24 de julho de 2019
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Informações e credenciamento pelo site:
http://eexpo.scbamerica.com/scbbr2019

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro