quinta-feira, novembro 21, 2024
25.8 C
Belo Horizonte

Multinacionais estudam a economia circular

Economia circular recebe atenção de grandes grupos corporativosEstudos mostram as possibilidades de adoção do novo modelo de produção.

Redação
Radar do Futuro

As propostas de economia circular avançam pelo mundo, como alternativa à geração de alternativas para a sociedade do futuro — e do presente. A ideia de reaproveitamento em todos os ciclos está na mira até mesmo de grupos corporativos de peso. Dell, Renault, Arup, Royal BAM, eBay e HP, entre outras, compartilham suas pesquisas colaborativas em apoio à transição da economia circular mais ampla.

As áreas de foco até agora variam. Desde a avaliação do papel das finanças na transição de novos modelos econômicos de produção até estudos sobre necessidades de logística reversa. Três projetos recentemente concluídos concentraram-se na capacitação de reparos de produtos, explorando plásticos reciclados em indústrias e modelos de negócios circulares de ambiente construído.

A utilização contínua de plásticos reciclados em todas as indústrias foi alvo de um estudo colaborativo que envolveu a Dell, Lexmark, Philips, Renault, Schneider Electric, Suez Environment, TU Delft e Veolia. A iniciativa mapeou caminhos de materiais e rolamentos de alguns dos principais plásticos de engenharia utilizados em produtos como carros e eletrônicos e reuniu um documento sobre fluxos de plástico e laços de material com reflexões e insights para novos trabalhos.

O Empowering Repair Co.Project, uma colaboração entre eBay, HP e iFixit, teve dois objetivos. Em primeiro lugar, fazer um balanço da atividade de reparo não comercial que está ocorrendo atualmente e identificar barreiras e recomendações para aumentar essas atividades, cujas descobertas foram compartilhadas . Em segundo lugar, para preencher ainda mais um portal com informações do produto para permitir uma desmontagem e reciclagem mais eficiente de produtos de TI e captura de dados, os colaboradores da Co.Project continuarão a desenvolver e desenvolver.

Modelos de negócios circulares para o ambiente construído foram o foco de um Co.Project proposto por Royal BAM e Arup. O relatório reflete o impacto que a economia circular pode ter no ambiente construído e analisa a forma como os modelos de negócios circulares podem proporcionar benefícios adicionais ao longo da cadeia de valor do ambiente construído. Ao destacar a proposta de valor para as partes interessadas, a intenção é que mais empresas vejam o benefício de contribuir para um ambiente construído baseado em uma economia circular.

Fonte: https://circulatenews.org/

Edições anteriores

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Futuro da odontologia: nova abordagem torna os enxertos ósseos melhores

Pesquisadores estão tendo sucesso em seus esforços para construir...

Eventos extremos: entidades criam sistema de monitoramento

Plataforma da Fiocruz e do Observatório do Clima mapeia...

Relatório da WWF denuncia redução de 73% da população de vida selvagem

Populações de vida selvagem diminuem 73%, diz relatório da...
Verified by MonsterInsights