quinta-feira, novembro 21, 2024
23 C
Belo Horizonte

Futuro do home-office: Seguradoras esperam demanda 30% maior

Setor aposta em geração de oportunidades com a adoção do sistema de trabalho remoto por maior número de empresas.
Foto por Canva Studio em Pexels.com. Foto por Canva Studio em Pexels.com
Setor aposta em geração de oportunidades com a adoção do sistema de trabalho remoto por maior número de empresas.
Foto por Canva Studio em Pexels.com

Radar do Futuro

O mercado de seguros residenciais espera que, já a partir de setembro, os reflexos das mudanças que vêm sendo anunciadas pelas empresas durante o isolamento da pandemia aumente a procura e a contratação de seguros residenciais em até 30%. Será um efeito positivo das experiências do trabalho em casa, o home-office, que tem levado organizações privadas e públicas a considerar com melhores olhos a possibilidade de adoção do sistema nos próximos meses e anos. Projetos programados para o futuro serão antecipados, requerendo novas estratégias de gestão de pessoas.

“As seguradoras estão, neste momento, avaliando as mudanças necessárias nos seus produtos e se adequando melhor às novas necessidades do profissional que permanecerá alocado em casa no pós-pandemia. É preciso estar pronto para atender essa demanda”, atesta o especialista em subscrição patrimonial, Thales Lemos. A identificação de oportunidades extras para o segmento reforça a constatação de que a pandemia do novo coronavírus impôs mudanças significativas na rotina das empresas em todos os setores econômicos. Com o isolamento social, foi preciso se reinventar e o home-office foi uma das saídas.

Passado o susto da necessidade de rápida adaptação, 80% dos empresários brasileiros já aceitam o formato, de acordo com a ISE Business School. Agora, cerca de 85% dos executivos veem mais benefícios do que prejuízos no modelo. E 73,8% das empresas pretendem manter o sistema, aponta pesquisa da Cushman & Wakefield. Para Thales Lemos este é o novo público-alvo do mercado segurador: “profissionais que utilizarão a residência como escritório e, consequentemente, buscarão proteção em seguros residenciais com cobertura para equipamentos e ferramentas do trabalho remoto.”

Oportunidade para seguradoras

Para o executivo, há um bom motivo para comemorar. Afinal, diz ele, “o ‘novo normal’ das companhias e o desejo de segurança são uma grata oportunidade de expansão da modalidade, já que os seguros para residências ainda não têm a preferência dos clientes”. Dados da Federação Nacional de Seguros – Fenseg apontam que, hoje, apenas 13,3% de um total de 68 milhões de domicílios estão segurados. Para Lemos, o índice é reflexo da falta de cultura de investimento em seguros por parte dos brasileiros. O País está muito aquém de outros desenvolvidos quando se trata da representatividade do mercado segurador em relação ao PIB.

Lemos, que também é gerente de Subscrição da Sancor Seguros, diz que a companhia espera um incremento de 30% nas vendas a partir de setembro e mais 25% de crescimento no portfólio de produtos Patrimoniais para 2020. Ele lembra ainda que, o grande desafio é educar e conscientizar o consumidor da necessidade e importância de se ter a apólice residencial, especialmente agora que ele e a família passam mais tempo em casa.

“Na Sancor, por exemplo, as apólices além de assegurar os itens do home-office, dão cobertura para incêndio, danos em equipamentos elétricos e eletrônicos em caso de queda de raio ou oscilação de tensão na rede, vendavais e roubo de bens. Outra vantagem que a empresa oferece é o conjunto de 57 serviços de assistências, que incluem eletricista, chaveiro, encanador, conserto de eletrodomésticos com troca de peças, limpeza de caixa d’água, caçamba para entulhos e até mesmo dedetização”, conclui Lemos.

Em resumo

Edições anteriores

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Futuro da odontologia: nova abordagem torna os enxertos ósseos melhores

Pesquisadores estão tendo sucesso em seus esforços para construir...

Eventos extremos: entidades criam sistema de monitoramento

Plataforma da Fiocruz e do Observatório do Clima mapeia...
Verified by MonsterInsights