Radar do Futuro
Na disputa por posicionamento e manutenção de fidelidade de clientes, a rede de farmácias Araujo, proprietária de uma rede de 160 lojas, em 12 cidades mineiras, adotou um novo serviço, o Box Araujo. A iniciativa faz parte de estratégias inovadoras de comercialização e acesso a produtos nas lojas. A inovação acompanha a tendência de unificação e integração de canais online e offline – a loja física com o meio digital – com o objetivo de propiciar uma nova experiência de compra para o cliente.
A empresa, segue as tendências do mercado de consumo e se adapta a novas possibilidades, que levam em conta as transformações do cenário tecnológico, econômico, social e político, que vão alterar a forma como o sistema produtivo funciona. Internet em todos as coisas, inteligência artificial, medicamentos nanotecnológicos e envelhecimento são alguns dos fatores que já movimentam os departamentos de marketing do setor.
“Estamos entregando mais uma facilidade para o consumidor. Para utilizar o Box, é preciso apenas comprar pelo aplicativo App Araujo e indicar onde fará a retirada do produto – na loja ou no Box Araujo mais próximo”, explica Jarbas Ferreira Barbosa, gerente do delivery da Araujo.
Tecnologia aliada
Ele ainda reforça que a tecnologia será a grande aliada para preservar a segurança do produto e do cliente. “Não há mais a necessidade de pegar filas nos caixas, basta o consumidor ir à loja e retirar seu produto com um código.” O Box Araujo já está disponível em 16 lojas da Drogaria Araujo: Matriz, Gutierrez, Diamond Mall, Savassi, Praça da Bandeira, Life Center, Estoril, Trevo Nova Lima, Cidade Administrativa, Cristiano Machado, Castelo, Alípio de Melo, Nossa Senhora do Carmo, Gil Diniz, Tereza Cristina e Adolpho Cotta. Cada Box instalado possui um nome diferente, como se fosse mais um funcionário da Drogaria Araujo.
Na loja da Matriz, por exemplo, o Box se chama Jarbas. No Gutierrez, o nome do armário é Modesto e na Savassi, Silvinha. Em breve, o Box Araujo será disponibilizado também em pontos estratégicos da cidade, como empresas, shoppings, estações de metrô e outros locais, garantindo mais agilidade e a facilidade para o cliente.
Outra inovação que a Araujo oferece para os seus clientes é a tecnologia NFC, uma opção de pagamento por aproximação, ainda mais segura e com facilidades para o usuário. Com isso, é possível efetuar o pagamento das compras por meio de um aplicativo Samsung Pay ou Apple Pay e da pulseia eletrônica Visa ou Santander disponibilizada pelo banco.
Inovação como prioridade
Ao apostar sempre em inovação, a Araujo diversifica os serviços oferecidos aos clientes e marca presença na vida dos mineiros. A drogaria conta com um mix completo de produtos – são mais de 18 mil itens comercializados – que contempla as áreas de higiene pessoal, mamãe e bebê, beleza, dermocosméticos, pet shop, fitness, melhor idade, ortopédicos e diets.
A empresa foi a primeira a criar o plantão 24 horas, o primeiro serviço de telemarketing do Brasil – o Drogatel Araujo e a primeira Drogaria Drive Thru. Para completar, a Araujo também criou a Central Farmacêutica – que oferece atendimento 24 horas de farmacêuticos em vídeo chamada – e o Serviço Farmacêutico, programa de atendimento personalizado que orienta a adoção de novos hábitos de saúde e complementa o tratamento prescrito pelo médico.
Em 2015, a Drogaria inovou mais uma vez ao lançar o serviço de Vacinas com o Padrão Araujo de Medicamentos. Sempre atenta às necessidades do cliente, a empresa também oferece testes rápidos que são realizados na hora. A lista inclui medição da pressão, glicemia e hemoglobina glicada, colesterol, glicemia com colesterol, teste de dengue, Teste do Pezinho, coagulação (RNI/TP) e perfil lipídico (Col, HDL, Tri). Outro diferencial da empresa é o Laboratório de Manipulação, que é um dos mais modernos do Brasil.
A empresa não mede esforços para criar uma experiência única para seus clientes. Dentro do App Araujo existem diversos recursos para facilitar a vida do cliente. Na opção Receita Ágil é possível comprar medicamentos com receita de forma rápida e simples. Basta o cliente fotografar a receita e anexar ao pedido e efetuar a compra pelo aplicativo.
Em resumo