A cultura maker com foco em energia será o foco da trajetória a ser percorrida por 14 cidades foto: Pixabauy

A cultura maker com foco em energia será o foco da trajetória a ser percorrida por 14 cidades

Radar do Futuro

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) assinaram um convênio de cooperação técnica, nesta quinta-feira, 5 de julho, para viabilizar o Lab Truck Tour, um roteiro por cidades do estado com o objetivo de disseminar propostas da cultura maker para a criação de soluções em eficiência energética.

O caminhão do Senai fará uma turnê tecnológica para oito regiões do Estado, com ação direta em 14 municípios. Serão ofertadas oficinas makers de intervenção e de arduíno (com foco em projetos de eficiência energética) para explorar a eficiência energética, sensibilizando para a necessidade da inovação e do empreendedorismo tecnológico.

“A Cemig tem um projeto de P & D, já há alguns anos, e temos feito uma mudança mais estrutural, pensando em mecanismos mais inteligentes, que possam beneficiar os mineiros, mineiras e industriais. O trabalho da Fiemg já é muito reconhecido na área de tecnologia e inovação e a ideia é descentralizar para todas as regiões do estado”, diz o diretor de Relações Institucionais e de Comunicação da Cemig, Tiago de Azevedo Camargo.

Cultura maker

Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o convênio une a entidade à maior indústria do Estado. “Juntos, pretendemos levar a eficiência energética para toda Minas Gerais, utilizando o que temos de mais moderno, que são as ferramentas da área de tecnologia. Eficiência é ganho de produtividade , ganho para a sociedade, geração de sinergia e aumento potencial dos mineiros”, reforçou.

O objetivo é colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo à partir das tecnologias de fabricação digital no Estado de Minas Gerais. A população, especialmente os jovens, terá acesso a conhecimentos relacionados à cultura Maker e ao empoderamento para construção de soluções em eficiência energética por meio da prototipagem digital.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, Leonardo Oliveira, destacou que o projeto vai aproximar o público final do mundo da tecnologia. “O Lab Truck vai levar insumos para que o meninos possam colocar a mão na massa. O jovem hoje convive com a inovação e a tecnologia, entra no youtube, na internet, consulta, mas essa é a oportunidade de chegar em casa e dizer para a mãe e para o pai, que está trazendo uma solução para diminuir o custo de energia da casa dele. Poder fazer isso em todo o estado é um grande diferencial”.

Entre julho e dezembro de 2018 serão realizadas até 56 oficinas, em 14 cidades. Por município, serão realizadas duas oficinas de sensibilização maker (com 15 vagas cada) e duas oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de arduino, comum ao universo da programação maker (com 10 vagas cada).

As oficinas de sensibilização terão carga horária entre uma e três horas cada e as oficinas tecnológicas, aproximadamente quatro horas. O Lab Truck estará aberto para visitação do público em geral para difusão e conhecimento de um espaço Maker e o mundo da prototipagem digital.

Roteiro

A primeira turnê começa pela capital mineira, Belo Horizonte e Montes Claros, no Norte de Minas. Em seguida, o Lab Truck Tour powered by Cemig, vai para Ouro Preto, Itabira, Betim, Ipatinga, Governador Valadares, Ribeirão das Neves, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Contagem, Uberaba, Juiz de Fora e Nova Lima.